Com a mudança da Barra para a SOU Rio, a linha principal saiu de circulação e a alternativa diz que tem volta, mas só tem de manhã muito cedo
Imagine a situação: um ônibus com destino ao Centro tem a viagem de volta suprimida em um mês, no outro, a linha é retirada de circulação. Nisso, a alternativa proposta até um certo ponto do trajeto, só possui viagens de manhã. E quem quiser seguir do Centro para o bairro, não consegue retornar porque simplesmente os horários de volta circulam antes do amanhecer. Essa é a realidade de moradores da Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio, que precisam ir para o Centro do Rio
Esta é a primeira reportagem da série “Vai mas não Volta”, onde o Portal Flumibuss RJ irá contar casos das linhas de ônibus no município que só garantem a ida, mas a volta, o passageiro que se vire. E mostrar dois extremos: ou uma linha que opera nessas condições, tem condições de se manter operando o dia todo, ou uma linha que foi regredindo que o melhor a ser feito é a baixa do sistema. E é o caso da primeira linha analisada do Portal, a linha 389 – Vila Aliança x Candelária, e sua parcial SP389 – Vila Aliança x Terminal Deodoro, foco principal da matéria.
A derrocada da ligação em 4 meses
Desde o plano operacional, que é o documento publicado pela Secretaria Municipal de Transportes que define as operações das linhas de ônibus do RJ, do mês de Junho, a SMTR cortou as viagens sentido bairro da linha 389, mantendo, inicialmente, apenas 2 viagens, às 04h00min e as 05h00min, porém, com o plano operacional que entrou em vigor no meio de Julho, promovendo as reduções polêmicas de frota, o horário das 05h00min foi cortado, restando apenas o horário das 04h00min.
Nos outros horários do dia, o passageiro da Vila Aliança que se desloca para o Centro do Rio, é obrigado a fazer uma tripla baldeação. O primeiro embarque num ônibus da linha 737 (Santíssimo x Cascadura), que atende a região e oferece o deslocamento até o Terminal Deodoro, mas por dentro de Realengo, Magalhães Bastos e Vila Militar, o que aumenta o tempo de viagem, e que também é alvo de muitas reclamações. Após descer em Deodoro, o passageiro precisa ir num BRT das linhas 60 ou 61 para o Terminal Gentileza, e ao desembarcar no Terminal Gentileza, o passageiro tem a opção de seguir num ônibus convencional que atende a região da Candelária ou utilizar o VLT da Linha 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont)

Porém, no sentido oposto, o atendimento fica restrito ao VLT da Linha 1, já que os ônibus que atendem a região da Candelária a partir do Terminal Gentileza, não atendem o terminal no sentido bairro. E isso sobrecarrega o modal sobre trilhos, mas isso é papo para outra matéria. Como que um passageiro vai aguentar fazer essas baldeações sabendo que pode levar o mesmo tempo (ou mais) que quando tinha a linha 389? Ninguém sabe.
SOU Rio assume as linhas da Barra, mas logo exclui a 389, mantendo a SP da mesma forma
No último dia 1º, a SANCETUR – Santa Cecília Turismo, empresa do interior de São Paulo, assumiu as linhas que, até então, era operadas pela Barra, através da marca SOU Rio de Janeiro, porém, o que poderia ser a garantia da continuidade do atendimento, ainda que de forma parcial, marcou o fim da linha principal, como mostra o recorte abaixo do mapeamento de GPS da SMTR

SP389 desde a criação se mostrar uma linha deficitária
A linha SP389, desde a sua criação em Julho, tem se mostrado uma linha totalmente inviável economicamente, como mostra as imagens abaixo. Nos meses de Julho e Agosto os ônibus da linha SP389 rodaram com os dados da linha principal 389, mas no mês de Setembro, os dados do serviço parcial começaram a ser computados, e durante o mês foram transportados apenas 2.105 passageiros, uma média de 70 passageiros por dia.

De acordo com o último plano operacional da Secretaria, a linha SP389 só tem 4 viagens no sentido Terminal Deodoro e 2 viagens no sentido Vila Aliança, porém, essas duas viagens no sentido Vila Aliança, podendo acontecer no período da tarde, para ao menos os passageiros terem uma opção no retorno para o bairro a partir do BRT
E o que complica mais ainda as coisas é o fato que a operação da linha 737 tem intervalos médios de 35 minutos, o que é considerado relativamente alto, e como a linha vem de Madureira, uma região com bastante demanda, junta-se a a isso, os ônibus acabam vindo superlotados.
A solução seria prolongar até a região de Coqueiros, para atendimento à antiga linha 395
Na análise do Portal, a melhor solução para tentar alavancar a demanda da SP389 seria prolongar a linha, mudando a numeração para corresponder ao deslocamento correto, até a região dos Coqueiros, em Santíssimo, no ponto final da linha 395 (Coqueiros x Tiradentes), que também foi retirada de circulação no novo plano operacional, sendo assim, podendo atender mais passageiros e oferecer um deslocamento rápido para acesso ao BRT.
O que diz a SMTR?
O Portal Flumibuss RJ entrou em contato com a Secretaria Municipal de Transportes para saber o porquê da linha SP389 não ter viagens na parte da tarde no sentido Vila Aliança, dentre outros pontos abordados na matéria, mas a pasta ainda não enviou nota. Assim que for enviado, esta matéria será atualizada.
Na próxima reportagem da série, os percalços de quem precisa da linha 349 (Rocha Miranda x Castelo).