Prefeitura do Rio antecipa fim das concessões de ônibus e assumirá linhas da Zona Oeste a partir de junho
Prefeitura do Rio antecipa fim das concessões de ônibus e assumirá linhas da Zona Oeste a partir de junho

Prefeitura do Rio antecipa fim das concessões de ônibus e assumirá linhas da Zona Oeste a partir de junho

Primeiras 23 linhas serão operadas pela MOBI-Rio ou por empresas contratadas até nova licitação. Acordo foi firmado no Tribunal de Justiça e divulgado pelo jornal O Globo.
Foto: Gabriel Petersen Gomes

A Prefeitura do Rio fechou um acordo com os quatro consórcios que operam o sistema municipal de ônibus — Transcarioca, Transoeste, Intersul e Internorte — para antecipar o fim dos contratos de concessão, previstos inicialmente para 2028. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24) pelo jornal O Globo.

O acordo, firmado em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça, ainda será homologado pelo Ministério Público. No entanto, a previsão é que as primeiras mudanças comecem já em junho, com 23 linhas da Zona Oeste sendo assumidas pela administração municipal.

A operação dessas linhas será feita por meio da MOBI-Rio (empresa municipal que opera os corredores do BRT) ou por meio de aluguel de veículos de empresas privadas, enquanto uma nova licitação é preparada.

A intenção da Prefeitura é utilizar ônibus da Mobi Rio ou alugar de outras empresas para operar as linhas, como na época que a Prefeitura alugou os ônibus da Viação Metrópole Paulista para as antigas linhas do Diretão. Foto: Gabriel Petersen Gomes – acervo Flumibuss RJ

Novo modelo de concessão

De acordo com o procurador-geral do Município, Daniel Bucar, a transição será gradual, com a coexistência dos consórcios atuais e dos novos operadores até o encerramento definitivo dos contratos.

O novo modelo de concessão romperá com o formato adotado em 2010, quando a cidade foi dividida em quatro grandes áreas operadas por consórcios. Agora, a ideia é pulverizar os contratos, com cerca de 40 lotes contendo linhas de diferentes perfis de rentabilidade.

Ar-condicionado e renovação da frota

Durante a audiência, foi firmado um novo acordo para que os consórcios retirem de circulação os cerca de 200 ônibus que ainda operam sem ar-condicionado — o equivalente a 5% da frota.

A prefeitura vai liberar aproximadamente R$ 70 milhões, atualmente depositados em juízo, para a compra de novos veículos climatizados. O recurso é fruto de uma disputa judicial sobre metas de climatização não cumpridas pelos consórcios.

Ônibus sem ar da Paranapuan. Pelo acordo firmado hoje, a prefeitura irá liberar dinheiro retido para compra de veículos climatizados, mas as empresas também usarão recursos próprios. Foto: Gabriel Petersen Gomes

O encontro também serviu para renegociar valores de subsídios e repasses pendentes entre a prefeitura e as empresas operadoras.

Linhas prioritárias e critérios técnicos

Segundo o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, a escolha das primeiras linhas a serem retomadas levou em conta critérios técnicos, como os piores indicadores de qualidade do serviço.

A avaliação foi feita com base no Índice de Qualidade de Transporte (IQT), que considera a idade média da frota, o estado de conservação dos veículos e o cumprimento da frota mínima determinada pela prefeitura.

Outras linhas da Zona Oeste e da Ilha do Governador devem ser assumidas até o fim do ano. A reformulação na Zona Norte e Zona Sul está prevista para ocorrer entre 2027 e 2028.

Das 23 linhas selecionadas, 17 são operadas pela exclusivamente pela Auto Viação Palmares, 4 pela Transportes Barra e 2 com operação compartilhada. Em percentual, a Palmares irá perder 71% de sua operação, mantendo apenas a operação exclusiva em 7 linhas e compartilhada em uma outra, enquanto a Barra perderá 12,5% de sua operação.

Veja a relação completa de todas as linhas que serão assumidas pela Prefeitura do Rio:

  • 731 – Campo Grande x Marechal Hermes (Barra)
  • 765 – Mendanha x Deodoro (Barra)
  • 770 – Campo Grande x Coelho Neto – via Mendanha (Palmares)
  • 771 – Campo Grande x Coelho Neto – via Posse (Palmares)
  • 790 – Campo Grande x Cascadura – via Vila Kennedy (Barra)
  • 796 – Campo Grande x Deodoro – via Mendanha (Palmares)
  • 798 – Campo Grande x Deodoro – via Posse (Palmares)
  • 804 – Campo Grande x Curral Falso (Palmares)
  • 821 – Campo Grande x Corcundinha (Palmares)
  • 822 – Campo Grande x Corcundinha (Palmares)
  • 825 – Campo Grande x Jesuítas (Palmares)
  • 826 – Campo Grande x Carobinha (Palmares / Campo Grande / Jabour / Barra)
  • 833 – Campo Grande x Manguariba (Palmares)
  • 840 – Campo Grande x São Fernando (Palmares)
  • 841 – Campo Grande x Inhoaíba (Palmares)
  • 842 – Campo Grande x Paciência (Palmares)
  • 849 – Campo Grande x Base Aérea de Santa Cruz (Palmares)
  • 868 – Campo Grande x Urucânia (Palmares)
  • 869 – Campo Grande x Santa Margarida (Palmares)
  • 870 – Sepetiba x Santa Cruz (Barra / Palmares / Campo Grande)
  • 892 – São Benedito x Santa Cruz (Palmares)
  • 893 – Campo Grande x Jardim Palmares (Palmares)
  • 936 – Campo Grande x Fundão (Barra)

Com informações de Jornal O Globo

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