Prefeitura anuncia projeto do BRT Metropolitano, com as obras do Terminal Margaridas
Prefeitura anuncia projeto do BRT Metropolitano, com as obras do Terminal Margaridas

Prefeitura anuncia projeto do BRT Metropolitano, com as obras do Terminal Margaridas

Além das obras do Terminal Margaridas, foi anunciado a criação do Bilhete Único Metropolitano.

Foto: Gabriel Petersen Gomes

A mobilidade urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro começa a ganhar um novo impulso com o início das obras do Terminal Margaridas, no entroncamento da Rodovia Presidente Dutra com a Avenida Brasil, em Irajá, na Zona Norte do Rio. A construção marca um passo importante na implantação do BRT Metropolitano, sistema que promete integrar modais e melhorar a qualidade do transporte público intermunicipal.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve hoje no canteiro de obras do Terminal, para fincar a pedra fundamental para as obras do novo terminal, que terá infraestrutura moderna, com plataformas cobertas, acessibilidade, áreas de embarque e desembarque organizadas e sistema de informação em tempo real. Serão 63 mil metros de área construída, com investimento de mais de R$ 54 milhões dos cofres do município.

Esquema de como será a divisão do Terminal Margaridas. Foto: Reprodução – Prefeitura do Rio

A expectativa é que o novo Terminal seja aberto até o fim do primeiro semestre de 2026, possibilitando que os passageiros de Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Queimados, Japeri e Paracambi sejam beneficiados. Moradores de Duque de Caxias, Magé e Guapimirim serão beneficiados na segunda etapa de implantação, com a construção do Terminal Missões, cuja implantação será feita até 2028.

BRT Metropolitano: novo padrão para o transporte intermunicipal

O BRT Metropolitano visa criar um corredor exclusivo para ônibus articulados, com alta capacidade, operando de forma semelhante ao sistema do BRT da capital. O passageiro chegará em um ônibus no Terminal Margaridas e fará o transbordo para o sistema BRT seja na direção de Deodoro e da Transolímpica, ou do Centro do Rio.

A compra dos 50 articulados realizada no começo do ano, segundo a Prefeitura, já será para o novo modal. E a expectativa é que, com o novo modelo, 300 ônibus deixem de circular diariamente pela Avenida Brasil e haja uma redução de 50% no tempo de deslocamento. Ainda assim, não estará previsto cortes nas linhas de ônibus que vão em direção à Central do Brasil.

Bilhete Único Metropolitano (BUM) também foi anunciado

Durante a coletiva na área do futuro terminal, o prefeito anunciou o projeto do Bilhete Único Metropolitano, o BUM. A medida quer beneficiar os passageiros de toda a Região Metropolitana, fazendo com que eles paguem apenas uma passagem para se deslocar entre os municípios, reduzindo os custos da viagem para quem depende de mais de um transporte para chegar ao destino final.

O valor da tarifa será definido em parcerias entre o Governo do Estado e as prefeituras da Região Metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *