A cena, que está viralizando nas redes sociais, foi registrada em 2023. O ônibus das imagens neste sábado rodou em uma outra linha.
Foto: Reprodução
Está viralizando um vídeo nas redes sociais de uma invasão de adolescentes a um ônibus da linha 457 (Abolição x Copacabana) na saída da Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, que teria ocorrido neste sábado, dia 20, um dia marcado por um sol escaldante e praias cheias.
No vídeo, filmado, aparentemente, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, um grupo força a porta traseira do ônibus, prefixo B71132, para num cruzamento, e nisso, um grupo de cerca de 10 adolescentes forçam a porta traseira pra poder embarcar, mesmo com o ônibus andando
Separamos dois posts com o mesmo vídeo, publicado em duas páginas diferentes em duas redes sociais distintas.
🔴ÚLTIMA HORA: Jovens invadem ônibus no Rio de Janeiro, para não pagar passagem é gera pânico entre passageiros.
— Primeiro Front (@PrimeiroFront) September 20, 2025
"Motorista dá partida, não deixa entrar" pic.twitter.com/ZL5AqTzcV5
Porém, o vídeo é #FAKE. O vídeo original foi publicado em Novembro de 2023, no Tiktok. À época, o ônibus das imagens tinha sido integrado ao sistema meses antes. Veja o original.
@manuribbc Ninguem aguenta mais essa situação, Copacabana esta largada #riodejaneiro #carioca #arrastao #praia #transporte #polemica #denuncia ♬ som original – manu ribeiro
O ônibus em questão (B71132) rodou hoje na linha 239 (Água Santa x Castelo), que passa bem longe da Zona Sul carioca, conforme mostra os registros abaixo de GPS.

O vídeo é fake, mas o vandalismo é verdade
Embora o vídeo de invasão seja antigo, os relatos de vandalismo hoje, infelizmente, são verdadeiros. Um ônibus da própria linha 457 foi apedrejado na noite deste sábado. Na imagem, que circula nas redes sociais, mostra a janela de um ônibus da Braso Lisboa, que circula na linha em questão, estilhaçada. Por sorte, não há registro de feridos.

E neste domingo, 21, a tendência é piorar a situação, haja vista que os termômetros irão marcar 39ºC.