O novo sistema traz novidades como a utilização de ônibus com piso-baixo nas linhas principais, uma pintura padronizada mais diversificada em comparação à de 2010 e novas linhas.
Foto: Gabriel Petersen Gomes
Quem anda de ônibus na cidade do Rio tem uma promessa de que o sistema vai mudar pra melhor. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, junto com o vice, Eduardo Cavaliere e a secretária municipal de transportes, Maína Celidônio, anunciaram nesta terça-feira, 22, os detalhes das primeiras licitações do novo sistema de ônibus do Rio.
O anúncio do novo modelo de licitação foi feito numa coletiva no Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR). O novo sistema, batizado como RIO – Rede Integrada de Ônibus, substitui o atual modelo (o SPPO – Sistema Público de Passageiros por Ônibus) até 2028 e o Portal Flumibuss RJ conta tudo o que você precisa saber sobre o novo sistema, bem como trechos da coletiva feita hoje.
Paes faz duras críticas à RioCard, à 10 dias da operação exclusiva do Jaé na cidade do Rio
O prefeito do Rio, Eduardo Paes disparou contra o RioCard, operada pela Mais Mobi (antiga Riopar), faltando 10 dias para o cartão Jaé passar a ser o único cartão de transporte a ser aceito nos ônibus municipais do Rio.
Faltam cerca de 15 dias para a festa de vocês acabar. A partir do dia 2 de agosto, o RioCard, leia-se empresários mafiosos de ônibus, não vale mais na cidade do Rio. Podem impulsionar o que vocês quiserem nas redes sociais, que o povo não acredita em delinquentes. Estamos monitorando isso, e ações judiciais serão tomadas. Ao contrário de vocês, que têm medo de brigar comigo ao chamá-los de mafiosos, eu não tenho medo de vocês, então a festa está acabando.
Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio
Vocês não sobreviverão no esquema mafioso que mantém. Se quiserem prestar serviço de mobilidade, participando de processo licitatório, assinando contratos desde que obviamente não tenham cometido atos de delinquência, podem fazê-lo, mas cada um no seu quadrado
Novas linhas serão criadas e prolongamentos feitos
Uma novidade que virá com a licitação, é que algumas linhas terão o trajeto prolongado e terão outros trajetos criados.
Três linhas já terão os itinerários prolongados na primeira parte do processo de transição, a chamada ‘rede de entrada’ e que deverá ser implantada até Abril de 2026:
- Linha 796 (Terminal Deodoro – via Mendanha): esticada de Campo Grande para Cosmos
- Linha 798 (Terminal Deodoro – via Posse): esticada de Campo Grande para a região da Urucânia, em Santa Cruz
- Linha 808 (Salim x Campo Grande): a linha será esticada até o Sagrado Coração, em Santa Cruz, porém, o prolongamento depende do fim das obras de ampliação da Estrada do Tingui – parte do projeto viário de Campo Grande
- Linha 809 (Sagrado Coração x Santa Cruz): a linha será esticada nas duas pontas do itinerário, passando a operar com o trajeto Aterrado do Leme x Conjunto Liberdade.

Outras linhas serão criadas na ‘Rede Plena’, que deverá ser implatada até Setembro de 2026, são elas:
- 811 – Santa Cruz x Distrito Industrial (via Rio-Santos)
- 813 – Manguariba x Santa Veridiana
- 814 – Lote 14 x Terminal Curral Falso
- 828 – Terminal Curral Falso x Terminal Pingo d’Água (atual linha 28 do Conexão BRT)
- 858 – São Fernando x Comunidade do Aço
- 860 – AMBEV (Viaduto dos Cabritos) x Terminal Magarça (via ParkShopping)
- 873 – Campo Grande x Paciência / Sete de Abril
- 874 – Santa Cruz x Sepetiba
- 882 – Santa Margarida x Campo Grande (a linha 869 não será descontinuada, mas não há mais informações sobre itinerário)
- 889 – Santa Cruz x São Benedito (espelho da linha 892)
Critério de escolha: menor tarifa e maior outorga
A seleção das concessionárias será feita com base no menor valor da tarifa por quilômetro rodado, limitado a um desconto de até 23% sobre a tarifa de referência. Em caso de empate, será considerado o valor da outorga oferecida pelos participantes.
As tarifas de referência para o km rodado são:
- A2: R$ 11,13
- B1: R$ 11,97
- B2: R$ 12,29
Cronograma de implantação:
A primeira fase, que começou em abril de 2025 e segue até abril de 2026, contempla um lote estrutural na região Norte de Campo Grande, além de dois lotes locais em Campo Grande (Norte) e Santa Cruz. Nos meses seguintes, outras regiões como Bangu, Ilha, Santa Cruz, Vila Isabel, Barra da Tijuca, Realengo, Recreio, entre outras, serão gradualmente incluídas. A expectativa é que até agosto de 2028 todas as regiões estejam atendidas pelo novo modelo.
Serão 34 lotes a licitar no total, distribuídos em 9 regiões. Desses 34 lotes, 22 serão do tipo estrutural, que engloba linhas com maior distância a percorrer, e outros 12 lotes do tipo local, que circularão dentro da própria região ou para regiões vizinhas.

Após a licitação dos lotes de Campo Grande e Santa Cruz, a licitação prosseguirá com os lotes locais e estruturais nas regiões de Bangu, Ilha do Governador, e apenas lotes estruturais de Vila Isabel e Santa Cruz.
Os contratos terão uma duração de 10 anos, prorrogáveis por mais 10 anos.
Frota 100% com veículos zero km, tecnologia Euro 6 e sem dinheiro a bordo
As linhas se dividirão em três tipos de ônibus: básico, midi e mini. Os ônibus do tipo básico deverão, obrigatoriamente, ter piso-baixo e três portas. Já os do tipo midi e mini, serão com piso alto, já que não há modelos de chassi para as categorias que seja de piso-baixo.
Durante a coletiva, Paes afirmou que inicialmente continuará sendo trabalhado com ônibus movido à diesel padrão Euro 6, que reduz a emissão de poluentes, mas que num futuro próximo,
Além disso, a intenção da Prefeitura é eliminar o dinheiro dos ônibus, garantindo maior segurança para passageiros e motoristas, já que isso reduz os riscos de assalto.

Garagens:
Um primeiro terreno será disponibilizado para a construção da primeira garagem pública, a fim de que concessionários de fora do Rio possam atuar na cidade. O terreno escolhido fica na Estrada do Campinho, onde hoje é o cemitério de ônibus desativados da Expresso Pégaso, e terá três acessos: dois pela Estrada do Campinho e um pela Avenida Brasil.

Nova padronização, mas com diversificação de cores
Uma nova pintura padronizada foi apresentada hoje durante a coletiva. Diferente do padrão de 2010, a pintura será com base amarela com uma faixa que muda de acordo com a região (dividida de A à I).
Foram selecionados 12 pontos turísticos e/ou de interesse relevante para a cidade para ser retratado na pintura, são eles:
- Pão de Açúcar
- Pedra da Gávea
- Arcos da Lapa
- Cristo Redentor
- Catedral Metropolitana
- Praça da Apoteose
- Maracanã
- Museu do Amanhã
- Ponte estaiada da Ilha do Governador
- Igreja da Penha
- Bangu Shopping
- Parque Realengo


Empresas só poderão disputar um lote
Uma das regras do edital proíbe que uma mesma empresa ou consórcio participe da licitação de mais de um lote. A medida visa ampliar a concorrência e evitar a concentração da operação em um único grupo empresarial.
Metas e diretrizes do novo sistema
Entre os objetivos centrais do novo modelo estão:
- Modernização da operação com tecnologias limpas e gestão eficiente;
- Maior regularidade, segurança e conforto nas viagens;
- Sustentabilidade com foco na redução de emissões e eficiência energética;
- Criação de indicadores como o Índice de Desempenho de Transporte (IDT) para medir a qualidade dos serviços.
Participação aberta, mas com regras claras
Empresas brasileiras e estrangeiras poderão participar, inclusive as atuais operadoras, desde que cumpram todos os requisitos legais e apresentem garantias previstas no edital. Serão aceitas as seguintes participações:
- Empresas individuais / independentes;
- Consórcio de empresas – neste caso, o edital restringe a sociedade consorciada em 5 empresas por consórcio, e;
- SPE – Sociedade de Propósito Específico.
Estão impedidas de concorrer empresas que tenham relação direta ou indireta com o atual concessionário do sistema de bilhetagem digital da cidade, além de que, estando em regime de recuperação judicial (judicial e extrajudicial), não tiveram o plano de recuperação acolhido ou homologado, ou ainda que existam recursos pendentes.
Próximos passos
O edital completo e seus anexos estão disponíveis nos portais oficiais da prefeitura e no site da Secretaria Municipal de Transportes (https://transportes.prefeitura.rio). No dia 5 de Agosto, a partir das 10 horas, haverá uma audiência pública para discutir o edital na Câmara de Veradores, no Centro do Rio. Além disso, até o dia 21 de Agosto, uma consulta pública estará disponível para a população dar suas opiniões. Pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/ConsultaPublicaRIO.
A expectativa de quem depende diariamente do transporte coletivo é de que as promessas saiam do papel e que, enfim, o ato de andar de ônibus no Rio se torne mais digno, eficiente e confiável.
Imagens acimas extraídas da live transmitida pela Prefeitura do Rio.
Tem que deixar como estava antes do consórcio e estabelecer regras.quem não cumpri las, estará fora.a pintura,cada empresa com o seu layout.pintura padronizada,confunde muito o passageiro e as linhas longas que existiam tipo ZO x centro do Rio, deveriam voltar,mas somente em horários de pico.ao invés de vcs escutarem políticos, técnicos e donos de empresas de ônibus,escute primeiro passageiros e rodoviários.este sim, realmente entendem de ônibus
Cadê as linhas da Região da Pedra de Guaratiba pra Coelho Neto Guaratiba precisa de uma linha que faz interação com o Metrô Rio poderia Criar linhas que Sair de Barra de Guaratiba/Pedra de Guaratiba passando pela estrada da Posse e Mendanha
Esqueceu de citar a da rede plena linha 824 – Jardim Leticia x São Jorge.