Sancetur compra linhas da Transportes Barra e ingressa no Consórcio Santa Cruz a partir de Setembro
Sancetur compra linhas da Transportes Barra e ingressa no Consórcio Santa Cruz a partir de Setembro

Sancetur compra linhas da Transportes Barra e ingressa no Consórcio Santa Cruz a partir de Setembro

Mirando a nova licitação, família Chedid, do interior paulista, quer aproveitar momento de transição para ampliar ainda mais a área de atuação.

Foto:Guilherme Estevan – Ônibus Brasil

Moradores da Zona Oeste do Rio terão uma verdadeira revolução no transporte antes mesmo da promessa de modernização do sistema pela Prefeitura do Rio. A empresa Sancetur (Santa Cecília Turismo Ltda), sediada em São Paulo, concretizou a negociação para assumir grande parte das linhas operadas pela Transportes Barra, e com isso, ingressará no Consórcio Santa Cruz, mesmo em um momento de incertezas sobre o pagamento do subsídio e a nova licitação.

A reunião que selou o ingresso da empresa no consórcio foi realizada na última quarta-feira, 11. Não há muitos detalhes sobre o conteúdo da reunião, mas fontes ouvidas pelo Portal Flumibuss RJ relatam que a negociação envolve:

  • A garagem 2 da Transportes Barra, na Estrada General Canrobert Pereira da Costa, em Magalhães Bastos, Zona Oeste do Rio
  • 30 dos 36 serviços atualmente operados pela empresa. (Veja a lista completa mais abaixo)

Processo de transição

A expectativa é que a SOU Rio (nome provisório, seguindo o padrão adotado pela Sancetur em outras cidades) inicie as operações a partir do dia 1º de setembro, numa segunda-feira. A empresa promete uma renovação de 200 ônibus, sendo 100 novos e 100 seminovos.

Ônibus da Sancetur em uma das 22 cidades que a empresa opera. Para o RJ, a empresa promete 200 ônibus, sendo 100 novos e 100 seminovos com até 2 anos.

O processo de transição durará cerca de 3 meses. Todos os funcionários atrelados à G2 da Transportes Barra deverão ser reaproveitados pela SOU. Inicialmente a empresa operará com a frota atual da Transportes Barra e conforme os ônibus forem chegando, os ônibus da Barra serão devolvidos para ser dado o devido destino.

Segundo apurado pelo Flumibuss, após o fim da transição, os ônibus sem ar da Transportes Barra (são 35 em circulação atualmente) serão postos à venda e os com ar-condicionado que não serão aproveitados nas linhas remanescentes da Barra, serão remanejados para a Transportes Futuro e Viação Redentor.

A movimentação tem como principal objetivo se preparar para a nova licitação das linhas de ônibus no município do Rio de Janeiro, prevista para ocorrer até 2028.

Veja a lista completa da distribuição das linhas da Barra:

Seguem com a Transportes Barra:
  • 801 – Bangu Shopping x Taquara (via Barata)
  • 803 – Jabour x Taquara (via Bangu / Realengo)
  • 878 – Tanque x Barra da Tijuca (via Rio das Pedras)
  • SV878 – Tanque x Barra da Tijuca (via Rio das Pedras / Floresta)
  • SP801 – Bangu Shopping x Terminal Sulacap
  • SP803 – Jabour x Terminal Sulacap
A linha 731, bem como o seu serviço noturno, é uma das linhas que irá para a SOU Rio. Foto: Gabriel Petersen Gomes – acervo Flumibuss RJ
Seguem para a SOU Rio:
  • 379 – Catiri x Tiradentes (via Av. Brasil – Parador)
  • 383 – Realengo x Praça da República (via Méier)
  • 389 – Vila Aliança x Candelária (via Bangu – Parador)
  • SP389 – Vila Aliança x Terminal Deodoro
  • SV391 – Padre Miguel x Praça da República (via Sulacap / Meier)
  • 394 – Vila Kennedy x Tiradentes (via Av. Brasil – Parador)
  • 395 – Coqueiros x Tiradentes (via Av. Brasil – Parador)
  • 731 – Campo Grande x Marechal Hermes (via Estrada da Posse)
  • SN731 – Campo Grande x Marechal Hermes (via Posse / Terminal Deodoro)
  • 737 – Santíssimo x Cascadura (via Vila Aliança)
  • 741 – Sulacap x Bangu (via Murundu – Circular)
  • 743 – Sulacap x Bangu (via Estr. da Água Branca – Circular)
  • 745 – Bangu x Cascadura (via Campo dos Afonsos)
  • 746 – Jabour x Cascadura (via Sulacap)
  • 753 – Santa Cruz x Coelho Neto (via Urucânia / Estrada do Tingui)
  • 754 – Santa Cruz x Terminal Deodoro (via Jardim Palmares)
  • 756 – Santa Cruz x Coelho Neto (via Paciência)
  • 757 – Sepetiba x Coelho Neto (via Santa Cruz / Santa Margarida)
  • 764 – Catiri x Terminal Deodoro
  • 765 – Carobinha x Terminal Deodoro (via Presídio)
  • SV777 – Padre Miguel x Madureira Shopping (via Rua do Governo)
  • 790 – Campo Grande x Cascadura (via Vila Kennedy)
  • SN790 – Campo Grande x Cascadura (via Vila Kennedy / Terminal Deodoro)
  • SV790 – Campo Grande x Cascadura (via Vila Aliança)
  • 791 – Padre Miguel x Terminal Deodoro (via Avenida Brasil)
  • 794 – Bangu x Cascadura (via Barata)
  • SN794 – Jabour x Cascadura (via Bangu / Barata)
  • 812 – Bangu x Carobinha (via Presídio)
  • 926 – Senador Camará x Penha (via Bangu / Rocha Miranda)
  • 936 – Campo Grande x Fundão (via Estrada da Posse)

Quem é a Sancetur?

Integrante do grupo SOU Transportes, controlado pela família Chedid, de origem libanesa, a Sancetur – Santa Cecília Turismo – foi fundada em 1992. Eles estão presentes em 22 cidades paulistas, especialmente na Região Metropolitana de Campinas. Além da Sancetur, outras empresas compõem o grupo como a Expresso Fênix, de Itatiba/SP e

O Rio de Janeiro é a segunda capital em que a SANCETUR inaugura filial. A primeira foi em Palmas, no Tocantins no início do ano. A empresa também está em vias de assumir o transporte público em parte da Zona Sul de São Paulo/SP, no lugar da TransWolff, que foi descredenciada pelo prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, por suspeitas de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Mas o processo está parado pois desde o início do ano o estado de São Paulo vem sofrendo uma série de ataques à ônibus.

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