AGC Rio entra no lugar da Walmonte no transporte integrado da UFRJ
AGC Rio entra no lugar da Walmonte no transporte integrado da UFRJ

AGC Rio entra no lugar da Walmonte no transporte integrado da UFRJ

A mudança ocorreu após a operadora anterior não fazer a renovação do contrato assinado ano passado. A nova empresa havia participado da licitação de 2020.

Foto de capa: arquivo Portal Flumibuss RJ

O ano de 2021 começou com mudanças também no Transporte Integrado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Walmonte Transportes, com sede em Nova Iguaçu, e que vinha operando o sistema desde o início do ano passado, anunciou que não iria renovar o contrato para este ano, abrindo mão do mesmo. Diante da recusa da renovação da Walmonte, a Prefeitura Universitária e a a Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6) precisaram buscar uma nova empresa dentro do próprio pregão que originou o contrato da Walmonte.

Ônibus da Walmonte Transportes, que entregou a operação do Transporte Integrado. Para a nova empresa, foi mantido os valores de contrato originais.

Quem irá assumir o contrato do Transporte Integrado é a AGC Rio Turismo, empresa conhecida do mercado de turismo carioca e fluminense, com sede no bairro de Anchieta, na Zona Norte do Rio. Segundo a PU, a AGC também participou do pregão de 2020 que originou o contrato da Walmonte. Ainda segundo a PU, os valores de contrato firmado com a Walmonte permanecem os mesmos para a AGC.

Implantação

Enquanto a AGC Rio se organiza para operar de forma plena o Transporte Integrado, a operação inicialmente se dará com 8 ônibus, sendo 4 micro-ônibus e 4 ônibus rodoviários, todos com ar condicionado. Segundo Marcos Maldonado, prefeito universitário, representantes da PU estarão na Estação de Integração UFRJ, Residência Estudantil e Vila Residencial, orientando os passageiros e tirando dúvidas.

Uma foto recebida pelo Portal Flumibuss RJ mostra os ônibus da AGC Rio já à postos na Praça Walter Bapthist Mors.

Frota da AGC Rio Turismo já em operação no Transporte Integrado da UFRJ. Foto: Autoria Desconhecida

A história do Transporte Integrado

O Transporte Integrado da UFRJ existe desde o início da década de 2000. O Transporte foi criado para atender aos pontos da Ilha do Fundão que não são assistidos pelas linhas de ônibus convencionais que, normalmente, vão somente até a Praça Walter Bapthist Mors. Antes da Walmonte, outras 4 empresas operaram o sistema da Ilha do Fundão: Real Brasil, Normandy, Alfa Rio Turismo e Rosamares Transportes, esta última ficando de 2014 até 2020.

Vão-se os cortes, ficam os problemas – Conexão UFRJ
Ciferal Citmax da Normandy, uma das empresas que já operaram o Transporte Integrado da UFRJ. Foto: Marco Fernandes (Coordcom/UFRJ – site Conexão UFRJ)

Atualmente, a rede de transporte integrado conta com 7 linhas. Os ônibus transportam passageiros de um extremo ao outro do campus, durante 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, permitindo o acesso a todas as unidades de ensino, pesquisa, hospitalares, administrativas e de serviços, e demais locais com atividades instaladas no campus, incluindo o Alojamento dos Estudantes e a Vila Residencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *