A mudança ocorreu após a operadora anterior não fazer a renovação do contrato assinado ano passado. A nova empresa havia participado da licitação de 2020.
Foto de capa: arquivo Portal Flumibuss RJ
O ano de 2021 começou com mudanças também no Transporte Integrado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Walmonte Transportes, com sede em Nova Iguaçu, e que vinha operando o sistema desde o início do ano passado, anunciou que não iria renovar o contrato para este ano, abrindo mão do mesmo. Diante da recusa da renovação da Walmonte, a Prefeitura Universitária e a a Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6) precisaram buscar uma nova empresa dentro do próprio pregão que originou o contrato da Walmonte.
Quem irá assumir o contrato do Transporte Integrado é a AGC Rio Turismo, empresa conhecida do mercado de turismo carioca e fluminense, com sede no bairro de Anchieta, na Zona Norte do Rio. Segundo a PU, a AGC também participou do pregão de 2020 que originou o contrato da Walmonte. Ainda segundo a PU, os valores de contrato firmado com a Walmonte permanecem os mesmos para a AGC.
Implantação
Enquanto a AGC Rio se organiza para operar de forma plena o Transporte Integrado, a operação inicialmente se dará com 8 ônibus, sendo 4 micro-ônibus e 4 ônibus rodoviários, todos com ar condicionado. Segundo Marcos Maldonado, prefeito universitário, representantes da PU estarão na Estação de Integração UFRJ, Residência Estudantil e Vila Residencial, orientando os passageiros e tirando dúvidas.
Uma foto recebida pelo Portal Flumibuss RJ mostra os ônibus da AGC Rio já à postos na Praça Walter Bapthist Mors.
A história do Transporte Integrado
O Transporte Integrado da UFRJ existe desde o início da década de 2000. O Transporte foi criado para atender aos pontos da Ilha do Fundão que não são assistidos pelas linhas de ônibus convencionais que, normalmente, vão somente até a Praça Walter Bapthist Mors. Antes da Walmonte, outras 4 empresas operaram o sistema da Ilha do Fundão: Real Brasil, Normandy, Alfa Rio Turismo e Rosamares Transportes, esta última ficando de 2014 até 2020.
Atualmente, a rede de transporte integrado conta com 7 linhas. Os ônibus transportam passageiros de um extremo ao outro do campus, durante 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, permitindo o acesso a todas as unidades de ensino, pesquisa, hospitalares, administrativas e de serviços, e demais locais com atividades instaladas no campus, incluindo o Alojamento dos Estudantes e a Vila Residencial.