Efetivamente, as trocas iniciam em 06 de Janeiro, mas alguns locais já estão fazendo as trocas
A Rio Card Mais, gerenciadora do sistema de bilhetagem eletrônica, anunciou esta semana a segunda etapa da troca dos cartões do antigo sistema para o novo. Nesta fase, os cartões Vale-Transporte (estampa do Cristo Redentor), Bilhete Único RJ e Bilhete Único Carioca fornecidos pelas empresas aos seus colaboradores deverão ser substituídos pelo Rio Card Mais “Vale-Transporte” (casco laranja).
Na primeira etapa, que foi até o final de Outubro, os cartões comemorativos e os que eram vendidos de maneira avulsa (como em máquinas de autoatendimento localizados nas estações do BRT, VLT e Metrô) foram trocados pelo Rio Card Mais “Expresso” (casco roxo). Quem ainda possui algum destes cartões, pode fazer a troca em qualquer loja Rio Card Mais (exceto a loja localizada no CIAD – na Cidade Nova) para realizar.
Assim como na primeira etapa, o portador do cartão deverá procurar um dos pontos de troca – que será aumentado gradativamente – e efetuar a troca. Diferentemente da etapa anterior (onde poderia ser trocado até 5 cartões por vez), desta vez apenas o próprio portador do cartão VT poderá fazer a troca do cartão. Efetivamente, o período de trocas se iniciará no dia 06/01/2020 (segunda-feira) e se estenderá até Maio de 2020, porém, alguns pontos da cidade, segundo a Rio Card Mais, já está sendo feito testes para a troca dos cartões.
A troca dos cartões impactará na rotina de 1,7 milhão de usuários, e para não haver problemas na troca, serão disponibilizados 100 pontos de troca em toda a área de cobertura da Rio Card (Região Metropolitana, Serrana, parte da Região dos Lagos, Campos dos Goytacazes e São João da Barra). A troca é totalmente gratuita. Após o final do prazo, quem não trocou o cartão, não conseguirá mais utilizá-lo. Para saber se o seu cartão já está apto para ser trocado, acesse o site http://www.riocardmais.com.br e veja onde trocar.
Os cartões gratuidade serão trocados numa terceira etapa, que não tem data definida.