Quem mora em Petrópolis tem acompanhado nos últimos 2 anos as mudanças no transporte público municipal, em meio à tantas quebras e um incêndio que destruiu quase 80% da frota das empresas Cascatinha e Petro Ita.
Hoje o Portal Flumibuss RJ lança o quadro Antes e Depois, onde vamos fazer um comparativo em dois momentos distintos, ou a evolução de um prefixo de ônibus, o que vier pela frente.
Na estreia, registramos dois momentos da linha Atílio Marotti – Centro de Petrópolis, com uma diferença de 1 ano no mesmo local, a saída do Terminal do Centro da cidade. Em 2023, o ônibus da Viação Cascatinha, modelo Apache Vip V, com o chassi Mercedes Benz OF-1721 BlueTec 5,
O que aconteceu com a Cascatinha?
Com um histórico de quebras e uma crise agravada pelo incêndio na garagem localizada, no bairro Coronel Veiga, a Viação Cascatinha sofreu uma dupla intervenção no atual governo municipal: a primeira, em 2022, que repassou 8 linhas na região do Carangola para a Cidade das Hortênsias, e a segunda e decisiva, que culminou com a caducidade da sua permissão, que repassou o restante das linhas para a própria Cidade das Hortênsias e a TURP Transporte.
A licitação para as linhas da Cascatinha, que deveria ter sido feita em Maio, atendendo a uma recomendação do Tribunal de Contas do Município, foi suspensa por encontrar irregularidades e, desde então, não foi retomada.
Posteriormente, foi a vez da empresa irmã Petro Ita ter as linhas divididas entre as três operadoras restantes (TURP, Cidade Real e Cidade das Hortênsias). A Petro Ita até tentou rodar após o decreto, com a promessa de pagar aos funcionários. Mas no final de semana do feriado da Independência, foi deflagrado uma greve que sacramentou o encerramento das atividades.
Ambas as empresas cobram na Justiça da Prefeitura de Petrópolis uma dívida estimada em R$ 20 milhões.