Viação Pinheiral tem suas linhas intervidas pelo DETRO e repassadas para a Viação Elite a partir do próximo sábado, 15
Viação Pinheiral tem suas linhas intervidas pelo DETRO e repassadas para a Viação Elite a partir do próximo sábado, 15

Viação Pinheiral tem suas linhas intervidas pelo DETRO e repassadas para a Viação Elite a partir do próximo sábado, 15

Intervenção ocorre 20 dias após medida semelhante na Viação Agulhas Negras; nova operadora assume todas as linhas da empresa afetada.
Foto: Gabriel Petersen Gomes

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO-RJ) decretou, por meio da Portaria DETRO/PRES nº 1867, publicada nesta última segunda-feira, 10/03, a intervenção total na operação da Viação Pinheiral, empresa responsável pelo transporte intermunicipal entre Pinheiral e Volta Redonda, no sul do estado. A medida foi tomada devido a uma série de irregularidades constatadas, incluindo a falta de vistoria da frota e as constantes reclamações dos passageiros sobre a qualidade do serviço prestado.

Intervenção na Pinheiral ocorre após inúmeros relatos de má-conservação e outros problemas. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Com a decisão, a Viação Elite assumirá, de forma emergencial, a operação das linhas atualmente sob responsabilidade da Pinheiral. A transição será concluída até o dia 5 de abril de 2025, garantindo a continuidade do serviço aos usuários. Inicialmente, a linha P431 – Pinheiral x Ponte Alta será operada pela empresa, a partir de 15 de março, com dois veículos, e a operação será ampliada progressivamente para as demais linhas afetadas. Veja a lista de linhas que serão assumidas ao longo do mês de Março:

  • P145 Barra do Piraí – Ponte Alta (via Pinheiral) “SA”
  • P431 Pinheiral – Ponte Alta “SA”
  • P432 Ponte Alta – Vargem Alegre “SA”
  • P731 Palmeiras – Ponte Alta “SAC”
  • P732 Cruzeiro – Ponte Alta “SAC”

A intervenção ocorre apenas 20 dias após o DETRO ter determinado a intervenção na Viação Agulhas Negras, outra empresa do mesmo grupo. No entanto, diferentemente da primeira intervenção, em que a operação foi distribuída entre Elite e Cidade do Aço, desta vez a Viação Elite assumirá a totalidade das linhas da Viação Pinheiral.

Entre os principais problemas apontados estão a escassez de ônibus em circulação, o descumprimento de horários e o mau estado de conservação dos veículos. Além disso, houve manifestações de órgãos como o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, bem como de representantes dos poderes executivo e legislativo locais, cobrando providências para garantir a adequada prestação do serviço.

Elite com as duas intervenções em curso (Pinheiral e Agulhas Negras) expandirá ainda mais a área de atuação, chegando até em Barra do Piraí. Foto: Gabriel Petersen Gomes

A requisição da empresa terá validade de um ano ou até a realização de um novo processo licitatório para a concessão definitiva do serviço. Durante esse período, a Viação Pinheiral fica impedida de operar as linhas transferidas. Caso a empresa regularize sua situação perante o DETRO-RJ, a intervenção poderá ser reavaliada.

O DETRO acompanhará a operação da Viação Elite para garantir que os serviços sejam prestados de maneira adequada, respeitando as tarifas atualmente vigentes. O descumprimento das normas por parte da nova operadora poderá resultar em sanções conforme a legislação vigente.

A decisão do órgão atende a uma demanda antiga dos usuários do transporte intermunicipal da região, que há tempos relatam dificuldades no deslocamento entre Pinheiral e municípios vizinhos devido à precariedade do serviço oferecido pela Viação Pinheiral. E foi defendida pelo atual prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz.

Apesar da intervenção intermunicipal, Pinheiral seguirá operando linhas municipais em Volta Redonda.

Mesmo com a intervenção sofrida pelo DETRO, até nova decisão da Prefeitura de Volta Redonda, a Viação Pinheiral seguirá operando as linhas municipais da cidade.

Como o Portal Flumibuss RJ revelou em Fevereiro, na matéria em que foi noticiado a intervenção municipal na Pinheiral, o vereador Raone Ferreira (PSB) em Novembro passado, revelou que dos 34 ônibus da frota municipal da Pinheiral em Volta Redonda, os 34 foram reprovados em vistoria da STMU. Mesmo assim, todos os ônibus seguem rodando normalmente e recentemente a Prefeitura do município autorizou reajuste da passagem de R$ 4,95 para R$ 5,50.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *