A cerimônia, que ocorreu neste sábado (20), é o maior investimento feito por uma empresa de ônibus na história recente da cidade após os 135 ônibus de piso baixo adquiridos pela extinta Translitorânea.
Foto: Gabriel Petersen Gomes
A Sancetur – que opera no Rio com a marca SOU Rio de Janeiro, apresentou neste último sábado, 20/12, a nova frota para atendimento às linhas que foram adquiridas da Transportes Barra, em um evento da Prefeitura do Rio que começou na Estrada da Caroba, Campo Grande, Zona Oeste do Rio. No evento, estiveram presentes o prefeito Eduardo Paes (PSD), o vice Eduardo Cavaliere (PSD), a secretária municipal de transportes Maína Celidônio e sua equipe.
Antes de iniciar o desfile entre Campo Grande e Santa Cruz, o prefeito do Rio destacou que as melhorias pós-BRT começam a alcançar o sistema convencional da cidade.
É um dia muito simbólico porque é o primeiro gostinho que a população do Rio de Janeiro começa a ter daquilo que a gente vem trabalhando há muito tempo, que é transformar o transporte da cidade. Primeiro, aconteceu com o BRT. No ano passado, eu me comprometi que todos os ônibus urbanos do Rio seriam renovados como fizemos com o BRT. Esses 100 novos ônibus são apenas um petisco dos mais de 4 mil que ficarão neste padrão. Infelizmente, não se resolve o problema do dia para a noite. Tem muitos interesses em jogo e ações judiciais. Mas vamos vencendo todos os desafios. A população da Zona Oeste, incluindo Campo Grande, Santa Cruz, indo a Coelho Neto, a Marechal Hermes, já vão começar a sentir bastante esse impacto a partir de agora. As viagens terão mais conforto. (Eduardo Paes)
A carreata partiu da Estrada da Caroba e seguiu por bairros como Inhoaíba, Cosmos e Paciência, seguindo pelas Ruas Campo Grande, Guarujá e Estrada de Urucânia.
O fim do desfile ocorreu na Rua Álvaro Alberto, em frente às obras do novo Terminal BRT de Santa Cruz.
Sobre os novos ônibus
Os 100 ônibus adquiridos pela Sancetur possuem a carroceria Apache Vip, produzido pela CAIO Induscar, montados sobre o chassi Mercedes Benz OF-1721 Bluetec 6, que garante a menor emissão de poluentes. Equipados com elevador embutido, todos os ônibus possuem ar condicionado da Spheros e letreiros brancos da Luminator/Mobitec.
A aquisição é a maior já feita nos últimos anos por uma única empresa da cidade. Estima-se que o investimento na nova frota seja de R$ 85 milhões. Antes disso, a maior aquisição feita por uma única empresa havia sido feito pela extinta Translitorânea, que adquriu 135 ônibus de piso baixo entre 2011 e 2012.
Novos ônibus começam a operar a partir deste domingo
A nova frota começará as operações em 8 linhas regulares e 1 serviço noturno a partir deste domingo (21), com a promessa de redução de intervalos. São elas:
- 731 – Campo Grande x Marechal Hermes = de 15 para 10 minutos
- 753 – Santa Cruz x Coelho Neto = intervalo reduzido de 24 para 13 minutos
- 754 – Santa Cruz x Terminal Deodoro = de 15 para 11 minutos
- 756 – Santa Cruz x Coelho Neto = de 12 para 10 minutos
- 757 – Sepetiba x Coelho Neto = mantém 30 minutos, com reforço operacional
- 765 – Mendanha x Terminal Deodoro = de 40 para 20 minutos
- 826 – Carobinha x Campo Grande = de 40 para 25 minutos
- 870 – Sepetiba x Santa Cruz = de 25 para 18 minutos
- SN731 – Campo Grande x Marechal Hermes (Noturno – via Terminal Deodoro) = intervalos de 60 minutos. Os horários podem ser conferidos em nosso guia
Com a nova frota em operação, a expectativa é que a operação nas demais linhas operadas pela SOU Rio reduzam os intervalos. Além disso, a empresa passa a operar integralmente a linha 870 com a entrada da nova frota.
Investimentos da Sancetur no Rio de Janeiro aumentam a cada dia
Em meio ao imbróglio em São Paulo, para a Sancetur assumir as operações da Transwolff na capital paulista, a empresa encontrou na capital fluminense
Nas próximas semanas há a previsão de ônibus da empresa remanejado de outras filiais começarem a circular, além de ônibus seminovos adquiridos de empresas do próprio Rio de Janeiro. Dentre as aquisições que já estão em garagem, destacam-se:
- 2 (dois) CAIO Apache Vip montados sobre o chassi Mercedes Benz OF-1726L (equipado com suspensão a ar), remanejados da filial de São Vicente/SP
- Ao menos 8 CAIO Apache Vip montados sobre o chassi Mercedes Benz OF-1721, remanejados das filiais de Paulínia e Itanhaém/SP
- Ao menos 20 ônibus adquiridos, dentre convencionais (Apache Vip) e micros (F2400), adquiridos das empresas Transurb, Graças e Verdun.
Contando os que já rodam e os que ainda não entraram em circulação e preencheram as numerações, a empresa, em quase 3 meses, já opera com 325 ônibus e, segundo apuração, nos próximos meses já começará a receber os primeiros ônibus de piso baixo.
O Portal Flumibuss RJ acompanhou a saída dos ônibus da SOU Rio de Janeiro após o evento, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio e registrou a movimentação deles.
Confira a galeria de fotos dos novos ônibus


















Como trabalhar de inspetor nessa empresa