Dois ônibus são incendiados em tentativa de invasão na Pavuna na noite desta quinta, 15
Dois ônibus são incendiados em tentativa de invasão na Pavuna na noite desta quinta, 15

Dois ônibus são incendiados em tentativa de invasão na Pavuna na noite desta quinta, 15

Os ônibus, inicialmente, foram utilizados como barricada e salvos, mas após a saída da polícia, criminosos voltaram e os incendiaram.

Foto: Reprodução Twitter/X

Passageiros de dois ônibus viveram momentos de terror na noite desta quinta-feira, no bairro da Pavuna, Zona Norte do Rio. Pois uma tentativa de invasão de bandidos terminou com estes incendiados numa tentativa de impedir a passagem das forças de segurança. A ocorrência aconteceu por volta das 23h00min na Avenida Pastor Martin Luther King Junior, próximo à Estrada de Botafogo.

Os ônibus que foram incendiados pertencem às empresas Vila Real, de prefixo B11654, que estava operando a linha 665 (Pavuna x Saens Peña – via Coelho Neto) e da Auto Viação Vera Cruz, que estava operando a linha 428 (Nova Aurora – Belford Roxo x Bonsucesso).

Foto dos dois ônibus sendo incendiados. Foto: Reprodução Twitter/X.

Inicialmente, estes ônibus haviam sido utilizados como barricada, para dificultar o acesso das forças de segurança, e a Polícia Militar havia conseguido salvá-los. Porém, após a PM conseguir controlar a situação de momento, bandidos reapareceram e conseguiram incendiar os ônibus.

Segundo apuração da TV Globo, traficantes do Complexo do Chapadão tentaram invadir o vizinho Complexo da Pedreira, de uma facção rival à que controlam.

Veja o vídeo de um dos ônibus, o da Vera Cruz, sendo consumido pelas chamas. As imagens circulam nas redes sociais.

Vídeo: Redes Sociais

Não há relatos de feridos, seja de passageiros que estavam no ônibus, sejam de outras pessoas da região atingidas por eventuais balas perdidas. Por causa da insegurança, 22 escolas da região de Costa Barros e Barros Filho tiveram aulas remotas.

O prejuízo estimado com a queima dos ônibus é de R$ 1,528 milhão, já que não existe seguro que cubra este tipo de sinistro. Além disso, a reposição destes pode levar até 1 ano para ser feita.

O dia seguinte aos ataques

Como consequência dos ataques, a circulação das linhas de ônibus na região estava deficitária. Algumas medidas, segundo apuração do Portal Flumibuss RJ, foram tomadas pelas empresas. Veja abaixo:

  • A linha 428 (Nova Aurora x Bonsucesso) atrasou a saída dos ônibus da garagem. Não houve as saídas entre 03:55, primeiro horário do dia, e 05:00.
  • A linha 920 (Pavuna x Bonsucesso), operada pela Gire Transportes, não está realizando o atendimento aos bairros de Costa Barros e, por consequência, Barros Filho, com receio de novos ataques.
  • A linha 778 (Pavuna x Cascadura), operada pela Vila Real, foi suspensa nesta sexta-feira, 16, e os ônibus foram realocados nas linhas 651 (Meier x Cascadura – via Pilares), 652 (Meier x Cascadura – via Lins) e 669 (Pavuna x Meier)

Até por volta de 07:00, o trecho da Avenida pastor Martin Luther King Junior no cruzamento com a Estrada de Botafogo estava interditada, e com isso a operação das linhas da região, tanto municipais, quanto intermunicipais, foi desviada para Avenida Brasil, Via Dutra, Avenida Coronel Phidias Távora e Rua Mercúrio nos dois sentidos. A operação foi normalizada por volta das 09:00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *