O governador Wilson Witzel publicou uma lei no Diário Oficial do Estado renomeando a estação para homenagear vice-prefeito falecido
Imagina você, numa composição do metrô chegando na Estação Uruguaiana e o aviso entoa: “Próxima estação: Uruguaiana – Engenheiro Fernando Mac Dowell”. Pois é isto que acontecerá nas próximas semanas. O governador do Rio, Wilson Witzel, publicou, no Diário Oficial do Estado, uma lei alterando o nome da Estação Uruguaiana, uma das 5 estações na área central do Rio, para Estação Uruguaiana – Engenheiro Fernando Mac Dowell.
A mudança é em homenagem ao vice-prefeito Fernando Mac Dowell, que faleceu em Maio de 2018, vítima de um ataque cardíaco aos 72 anos. Mac Dowell, que era engenheiro de transportes, foi um defensor ferrenho do sistema metroviário, principalmente na cidade do Rio, sendo diretor do Metrô do Rio nos primeiros anos de funcionamento. Segundo um dos autores da Lei, deputado Luiz Paulo (PSDB), a homenagem é justa:
É uma justa homenagem a um especialista da área do transporte. Mac Dowell foi referência no sistema metroviário no Brasil. Na década de 1980, ele foi diretor do metrô carioca, quando a linha 1 começou a funcionar, durante o mandato de Chagas Freitas como governador. Também fez diversas críticas às obras de expansão do metrô feitas no governo de Sérgio Cabral. Em 2015, visitou estações fantasmas, que afirmou já estarem prontas desde a década de 1980, mas que nunca foram inauguradas. Foi um dos grandes críticos do sistema – Luiz Paulo (PSDB)
O Metrô Rio ainda não informou quando a alteração será implantada nos avisos sonoros e estações. É a primeira alteração de nome que parte de um projeto de lei que se tem ciência no Estado do Rio.