Mudança começou nesta sexta-feira e será concretizada até o próximo dia 29
Moradores da Costa Verde fluminense (Itaguaí e Mangaratiba) começam a vivenciar um novo capítulo da conturbada história da herança das linhas que eram operadas pela Expresso Mangaratiba, cassada pelo Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO) em 2017. A Expresso Recreio, que foi designada para operar as linhas entre Campo Grande, na capital, Itaguaí e Mangaratiba desistiu da operação das seguintes linhas abaixo e repassou a operação de todas elas para a Auto Viação Reginas:
- 116T – Itaguaí x Mangaratiba (via BR-101)
- 122T – Itaguaí x Mangaratiba (via Axixá)
- 454U – Itaguaí x Itacuruçá
- 455U – Itaguaí x Muriqui
- 457U – Itaguaí x Conceição de Jacareí (via Mangaratiba)
- 458S – Itaguaí x Campo Grande (via Palmares)
- 459S – Campo Grande x Mangaratiba (via Itaguaí)
- 590I – Itaguaí x Nonô (via Estrada do Caçador)
- 1902S – Campo Grande x Conceição de Jacareí (via Mangaratiba)
- 1903S – Itaguaí x Conceição de Jacareí (Direto)
Durante esse tempo todo em que a Recreio operou as linhas acima relacionadas, a empresa colecionou reclamações de todos os lados. Dentre as queixas registradas estão: a ausência de ônibus urbanos, insistindo no mesmo erro operacional em que a antecessora Expresso cometia, a insuficiência de ônibus para atender todas as linhas, ao ponto de deslocar carros do setor municipal para rodar nas linhas, e atrasos constantes.
A Prefeitura de Mangaratiba chegou a entrar na jogada para tentar melhorar os serviços prestados. Porém, outro fator que interferia muito na operação são as vans intermunicipais (as regulamentadas pelo Detro e as irregulares) que saem do terminal rodoviário da cidade para Mangaratiba e Jacareí.
As linhas serão assumidas pela Reginas gradativamente. Nesta sexta-feira, as primeiras linhas que foram a 122T e a 455U. Até o próximo dia 29, a empresa vai assumir as demais linhas. Neste primeiro momento, a empresa disponibilizou 3 ônibus na linha 122T e 2 na linha 455U.
Enquanto que a Expresso Recreio vai voltar a operar tão somente a linha Itaguaí x Barra da Tijuca, que havia adquirido da Expresso Pégaso, além das linhas municipais. Quanto ao excedente de frota, ainda não se sabe qual será o destino deles, muito provavelmente, todos serão para a venda. Enquanto que a Reginas se consolida como a empresa da Baixada com o maior número de linhas em operação, com 52 linhas, chegando nos próximos dias à incrível marca de 60 linhas.