Prefeitura de Niterói restringe circulação de ônibus em Itaipu e Itacoatiara
Prefeitura de Niterói restringe circulação de ônibus em Itaipu e Itacoatiara

Prefeitura de Niterói restringe circulação de ônibus em Itaipu e Itacoatiara

Com a decisão, visando evitar a ida dos moradores às praias dos dois bairros, os ônibus farão ponto final no Terminal BHLS do Engenho do Mato

A Prefeitura de Niterói começa neste sábado (19) a implantar duas mudanças na região de Itaipu e Itacoatiara, Região Oceânica da cidade, visando evitar a ida massiva dos moradores e de visitantes às praias de Itaipu e Itacoatiara. A primeira mudança será o endurecimento da barreira sanitária no acesso aos dois bairros, na Estrada Francisco da Cruz Nunes e às praias de Itaipu e Itacoatiara, para evitar aglomerações nas referidas praias.

A segunda, e a mais importante, é que o ponto final das 5 linhas que atendem aos dois bairros, sendo 3 municipais e 2 intermunicipais, será transferido de Itaipu para o Terminal BHLS do Engenho do Mato, distante 3km do ponto final original. Esta mudança de ponto final será feita apenas aos finais de semana e feriados até as 16:00 e não afeta o serviço de vans ligando Itaipu e o Recanto de Itaipuaçu (na vizinha Maricá) pela Serra da Tiririca.

A linha Oceânica 2 (OC2) será uma das afetadas com a mudança de ponto final das linhas para o Engenho do Mato.

As linhas que serão afetadas com a mudança são:

→ Oceânica 2 – Itaipu x Centro – Terminal (via Charitas) – Consórcio Transoceânico (Pendotiba)
→ 52 – Baldeador x Itaipu (via Cantagalo) – Consórcio Transoceânico
→ 770 – Itaipu x Candelária (via Itacoatiara) – Pendotiba (Intermunicipal)

Itinerário temporário:
Ida: Terminal BHLS Engenho do Mato – Estrada Francisco da Cruz Nunes …
Volta: … Estrada Francisco da Cruz Nunes – Trevo do Engenho do Mato – acesso ao Terminal – Terminal BHLS Engenho do Mato

→ 38A – Itaipu x Centro – Terminal (via Engenho do Mato / Cantagalo) – Consórcio Transoceânico
→ 537R – Itaipu x Niterói (via Arsenal) – V. N. Sra. do Amparo

Itinerário temporário:
Ida: Terminal BHLS Engenho do Mato – Trevo do Engenho do Mato – Avenida Irene Lopes Sodré …
Volta: … Avenida Irene Lopes Sodré – Estrada Francisco da Cruz Nunes – Trevo do Engenho do Mato – acesso ao Terminal – Terminal BHLS Engenho do Mato

As linhas 538R – Itaipu x Niterói (via Avenida Central) e 1910D – Itaipu x Castelo (via Engenho do Mato) não serão afetadas com a mudança, pois rodam apenas nos dias úteis.

O executivo da 1001 que atende Itaipu não será afetado com as mudanças.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves disse, durante uma live nesta última quinta-feira (17), que precisou aumentar o rigor em Itaipu por ter detectado aglomeração nos últimos finais de semana:

De uma maneira geral, os niteroienses têm colaborado. Infelizmente, não temos visto o cumprimento dos protocolos para prevenção do novo coronavírus na praia de Itaipu e por isso, nós vamos ter o maior controle no acesso à praia. Não podemos permitir que aconteçam em Niterói cenas de aglomeração que estão ocorrendo em outras cidades. Temos que manter o controle da pandemia e, ao mesmo tempo, retomar as atividades que são importantes para a vida das pessoas

Rodrigo Neves, Prefeito de Niterói

Niterói está na fase Amarelo 2 do plano de flexibilização das atividades. Nesta fase, apenas atividades físicas individuais estão permitidas nas praias de Niterói das 6h às 12h30 e das 16h às 22h, com o cumprimento das medidas de distanciamento e uso de máscaras.

Além do endurecimento no acesso à Itaipu e Itacoatiara, o estacionamento em algumas ruas dos bairros da Região Oceânica será restringido para apenas os moradores. Vias como a Avenida Almirante Tamandaré, em Piratininga, Estrada Francisco da Cruz Nunes, entre Engenho do Mato e Itaipu, e a Avenida Matias Sandri, em Itacoatiara terão a restrição.

Com informações do Jornal O Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *