Num dos casos, o fogo começou no eixo traseiro e rapidamente se espalhou.
Foto: Centro de Operações Rio – via Twitter
O dia de hoje foi marcado por mais um dia de ônibus resolvendo ir para o além sozinho: na Avenida Brasil, um ônibus da Campo Grande, que circulava na linha 397 pegou fogo na altura de Ramos, no final da madrugada / início da manhã desta quarta-feira, enquanto que próximo ao horário do almoço, um BRT articulado pegou fogo na Avenida das Américas, no sentido Barra, entre as estações Magarça e Mato Alto. Veja os detalhes de cada caso:
Na Avenida Brasil, Campo Grande vai se apequenando involuntariamente:
Imaginem, você sair de casa sem o dia ter raiado ainda, e de repente, o ônibus começar a fogo. Pois foi o que aconteceu logo nas primeiras horas da manhã desta quarta. Um ônibus, modelo CAIO Apache Vip da Transportes Campo Grande, prefixo D53675, pegou fogo na Avenida Brasil, altura de Ramos no sentido Centro. Segundo as imagens que circulam nas redes sociais, o fogo começou no eixo traseiro, permanecendo desta forma por alguns minutos, até que começou a se espalhar pelo ônibus todo.
O ônibus ficou completamente destruído. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a pista lateral da Brasil ficou interditada por cerca de 1 hora até a retirada do que sobrou do ônibus. Com este incêndio, a Campo Grande passa a rodar com somente 76 ônibus, divididos para 9 linhas.
Veja o vídeo do momento em que o ônibus da Campo Grande começa a pegar fogo:
Enquanto a intervenção tenta recuperar, mais BRT pega fogo:
Já mais próximo ao horário de almoço, um articulado do BRT Rio, originalmente pertencente à Auto Viação Jabour, prefixo E86864D, pegou fogo enquanto trafegava na Avenida das Américas, no sentido Santa Cruz, entre as estações Mato Alto e Magarça. Segundo informações, o BRT havia enguiçado inicialmente, só que assim que os passageiros estavam desembarcando, as chamas logo começaram a aparecer e, também, rapidamente tomaram conta do ônibus.
Segundo o Centro de Operações, até o fim do dia de hoje, a calha do BRT permanecia interditada e o desvio era feito pela pista de rolamento convencional. Os serviços do BRT 10 (Santa Cruz x Alvorada) e 12 (Pingo d’Água x Alvorada) ficaram com a operação afetada. O COR não informou quando que a carcaça do articulado foi retirada da via.
O BRT Rio informou, em nota, que os passageiros foram retirados do ônibus e que irá apurar as causas do incêndio.
Segundo dados divulgados pela Prefeitura do Rio, no portal de intervenção do BRT, no início da intervenção, só haviam 120 ônibus circulando. Em 4 meses, já houve um salto para 197 ônibus recuperados. Trinta deles, graças à uma parceria com a Magazine Luiza, para celebrar a chegada da rede de lojas de departamento ao Estado do Rio. No entanto, sobram reclamações sobre superlotação dos ônibus, a retirada de linhas, substituindo por outras totalmente fora de contexto e realidade, e forçando passageiros a fazer 3, 4 baldeações dentro do próprio sistema.
Sem contar a ausência das linhas alimentadoras e da gratuidade da terceira passagem. Pra intervenção do BRT salvar o sistema, vai ser um longo caminho. E difícil.