Linha 864 e outras 35 linhas já poderiam estar sendo multadas no Rio
Linha 864 e outras 35 linhas já poderiam estar sendo multadas no Rio

Linha 864 e outras 35 linhas já poderiam estar sendo multadas no Rio

É o que mostra o novo painel divulgado pela Prefeitura do Rio, que foi lançado nesta hoje. Multas começam a ser aplicadas no dia 18/10.

Foto: Gabriel Petersen Gomes

Nem a linha que mais carrega passageiros na cidade do Rio, e a que tem a melhor frequência, escaparia de uma multa. É o que mostra o painel de monitoramento de infrações por GPS lançado hoje pela Secretaria Municipal de Transportes. O painel vem no momento em que, mais uma vez, a Prefeitura tenta salvar o sistema de transporte público por ônibus (SPPO).

O sistema, que começou a funcionar na última quarta-feira, 04, foi desenvolvido por técnicos da área de tecnologia da SMTR. Um sistema inédito na cidade do Rio, que faz com que a cidade dados digitais, e não manuais.

A linha 864 (Bangu x Campo Grande) é a linha que mais carrega na cidade do Rio. Segundo dados da Prefeitura do Rio, utilizando-se como referência o mês de Julho de 2021, carregou aproximadamente 800.000 passageiros. Foi uma das 50 linhas que a Prefeitura incluiu no plano inicial de fiscalização por GPS.

Conforme mostra o painel abaixo, a linha tem uma frota aceitável de 48 micro-ônibus, e o determinado de 60 micro-ônibus. No entanto, os dados do pico oscilam entre 28 e 44 micros. Neste primeiro momento, a Auto Viação Jabour, que opera a linha, não está sendo multada. Mas a partir do dia 18, se a linha continuar operando abaixo do determinado por 20 minutos no horário de pico, uma multa será aplicadada. Podendo ser aplicado mais, se a frota circular constantemente abaixo do determinado.

Painel da Prefeitura indicando a operação abaixo do determinado na 864. O aceitável é de 42 micro-ônibus, e o determinado é de 60. Foto: Reprodução – Site Prefeitura do Rio

Objetivo é forçar as empresas a cumprir com o determinado

O painel de monitoramento por GPS é atualizado sempre com as informações do dia anterior. Nesta terça-feira, além da 864, já citado anteriormente, outras 2 linhas da Jabour, foram flagradas com a frota abaixo do determinado nos horários de pico: a 897 (Paciência x Pingo d’Água – via 31 de Outubro) e a 918 (Bangu – Jardim Violeta x Bonsucesso). Inclusive, nos registros, a Prefeitura flagrou a 918 circulando com 14 ônibus no pico da tarde, sendo que o determinado é de 45 ônibus.

No total, a Prefeitura identificou 36 linhas nesta terça-feira com a frota abaixo do determinado, registando 45 infrações. Infrações estas que não serão aplicadas neste primeiro momento, pois o sistema ainda está passando por ajustes. Veja a lista completa:

Intersul (3 infrações)108 (Troncal 6), 412 e 548 (Integrada 3)
Internorte (18 infrações)232, 249, 292, 328, 497, 606, 624, 639, 771, 779 e 793
Transcarioca (17 infrações)315, 363, 371, 390, 550, 557, 565, 712, 774, 805, 900 e 954
Santa Cruz (7 infrações)790, 794, 812, 840, 864, 897 e 918

Com este monitoramento por GPS, o objetivo da Prefeitura do Rio é forçar as empresas a cumprir com a frota determinada, atualmente em 6.477 ônibus. Mas atualmente, 48% dos 6.477 estão circulando. Isto é: 3.130 coletivos estão em circulação pela cidade.

Prefeitura tenta salvar sistema, mas empresas querem, em outras palavras, que a Prefeitura reajuste a passagem

No início do ano, a Prefeitura divulgou uma lista com 40 linhas que deveriam voltar até Abril (releia a matéria aqui), numa primeira tentativa de salvar o sistema. Mas as empresas não cumpriram com o determinado, pois as mesmas alegam que, com as tarifas congeladas, fica inviável manter a operação.

Em resposta ao RJ1, da TV Globo, à uma reportagem feita hoje, o Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus, disse, em outras palavras, que diante do congelamento das tarifas, do fechamento de 17 empresas, da crise provocada pelo novo coronavírus, que ocasionou e das sucessivas altas do diesel, não tem como atender o que a Prefeitura determina.

A Expresso Pégaso, junto com a sua filha, Auto Viação Palmares, é uma das empresas na cidade que recorreram à recuperação judicial para se salvar.

Na cidade do Rio, 12 empresas e 3 dos 4 consórcios já pediram recuperação judicial, na tentativa de sobreviverem, diante da crise que se arrasta desde 2016. Mas na visão de muitos passageiros, essas solicitações de recuperação judicial, entre outras palavras, é a forma como que as empresas encontraram pra pressionar o prefeito do Rio, Eduardo Paes, de reajustar a passagem.

No entanto, ele quer, primeiro, fazer a licitação da bilhetagem digital, previsto para acontecer até o final do ano, com o objetivo de tirar das empresas o controle sobre o RioCard – já que a empresa pertence à Fetranspor, a federação estadual das empresas de ônibus. Para, enfim, poder discutir sobre a passagem.

Veja as etapas do monitoramento por GPS:

1º – iniciada em 04/10 – monitoramento de 50 linhas e notificação em caso de descumprimento, sem multas: 108 (Troncal 6), 220, 232, 249, 292, 298, 309, 312, 315, 324, 328, 343, 363, 371, 390, 394, 399, 412, 463, 483, 497, 548, 550, 557, 565, 606, 621, 624, 629, 639, 712, 721, 756, 770, 774, 779, 790, 793, 794, 805, 812, 838, 840, 864, 878, 897, 900, 905, 918, 954

2ª – início em 18/10: Início da aplicação nas 50 linhas mencionadas acima.

3ª – início em 01/11: monitoramento de outras 47 linhas e notificação em caso de descumprimento, sem multas. A lista será divulgada posteriomente.

4ª – início em 15/11: aplicação de multa automática em todas as linhas regulares do Rio.

Este e outros paineis podem ser acessados através deste link: https://bit.ly/PaineisSMTR

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