As mudanças foram apresentadas durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores na última sexta-feira, e não trará mudanças para a população, pois já são itinerários que estas já estão habituadas.
Foto: Gabriel Petersen Gomes
Na última sexta-feira, a Secretaria Municipal de Transportes do Rio participou de uma audiência na Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores para discutir o problema do sumiço das linhas de ônibus na cidade. Participaram desta reunião, a secretária Maína Celidônio, técnicos da SMTR, além dos vereadores Alexandre Isquierdo (DEM) e Felipe Michel (PP), presidente e vice-presidente da Comissão.
Em sua apresentação, Maína Celidonio apontou para a redução da demanda, agravada por causa da Covid-19. De acordo com a secretária, houve uma redução de cerca de 52% da demanda em relação ao período pré-pandemia, com apenas 40% da frota em operação durante a crise.
Das linhas inoperantes, 31% são da responsabilidade do consórcio Santa Cruz, 27% do Transcarioca, 25% do Internorte e 17% do Intersul.
A secretária ainda falou sobre a revisão estrutural do modelo de gestão, com a implantação da bilhetagem eletrônica, e sobre a revisão conjuntural, com a atualização do cadastro da rede do Sistema de Transporte Público por ônibus (SPPO) e modernização da base de dados da secretaria, que deverá ser concluída até o fim deste ano.
Na atualização cadastral, os técnicos da pasta estão revisando os itinerários realizados pelas linhas e a frota determinada por consórcio, e identificando as linhas prioritárias.
No aprimoramento da qualidade do serviço, será implementado um plano de revitalização e ampliação de corredores de BRS e do projeto piloto de informação ao usuário por meio de QR Code até o fim deste ano.
SMTR identifica gambiarras feitas pelas empresas, mas de forma benéfica:
Durante a apresentação na Comissão, a Secretária apresentou um universo com 72 linhas e serviços onde as empresas alteraram seus itinerários em mais de 1km sem a comunicação prévia com a população, conforme manda a lei 6208, aprovada em 2017. Veja a distribuição por consórcio abaixo:
Maína ressaltou que estas alterações, por já estarem consolidadas entre os passageiros, não serão proibidas, mas, sim, oficializadas, por terem beneficiados os passageiros.
Veja a lista de linhas que terão alterações efetivadas:
- Intersul (8 linhas) = Troncal 6, 110, 416, 433, 448, 472, Integrada 8 (553) e Integrada 6 (558)
- Internorte (29 linhas) = 238, 247, 296, 298, 312, 313, 321, 323, 325, 327, 342, 350, 378, 384, 386, 457, 497, 624, 634, 650, 665, 687, 696, 906, 925, 2305, 2342, 2343 e 2344.
- Transcarioca (6 linhas) = 611, 774, SV774, 861, 932 e 940
- Santa Cruz (29 linhas) = 379, 383, 731, 745, SV777, 794, 801, SN803, 812, 833, 836, 838, 843, 845, 848, 852, SV866, 895, 918, 926, 2303, 2307, 2310, 2336, 2338, 2339, 2381, 2383 e 2801
Em vários casos, as alterações foram apenas pontuais, isto é: apenas algumas ruas foram alteradas no cadastro da SMTR. Em outras, as alterações foram mais impactantes.
Confira algumas destas mudanças detalhadamente:
- Troncal 6 = Efetivação da passagem pela Central e Avenida Presidente Vargas, pra atender a Supervia e o Metrô, sentido Rodoviária e pelo Catumbi, sentido Jardim de Alah
- 110 = Efetivação da passagem pelo Estácio no sentido Leblon
- 383 = Efetivação da passagem pela Rua Padre Telêmaco, em Cascadura, além da mudança de acesso ao ponto final em Realengo.
- 433 = Efetivação do prolongamento da Prado Junior até a Siqueira Campos, além da mudança do itinerário pra Praia de Botafogo
- 448 = Efetivação do ponto final na comunidade de Furnas e o prolongamento do retorno na Praça Afonso Viseu (entrada da Floresta da Tijuca), além da eliminação da passagem pela Praia de São Conrado
- 457 = Eliminação da passagem pelo Catumbi, o que nunca aconteceu.
- 497 = Re-efetivação do ponto final no Largo do Machado, além da mudança de retorno em Bonsucesso pra mais adiante (o que fica debaixo da Linha Amarela)
- Integrada 6 = Efetivação do prolongamento até a Siqueira Campos
- 611 = Efetivação do ponto final no Rio Centro e uma mudança no viário em Curicica
- 687 = Efetivação do itinerário pela Rua José dos Reis (ao lado do Cemitério de Inhaúma)
- 812 = Efetivação do ponto final Rua Bangu, ao invés da Rua Silva Cardoso
- 838 = Efetivação do prolongamento do Jardim Maravilha até o BRT Magarça
- 918 = Efetivação do prolongamento de Irajá até Bonsucesso
- Executivas de 3 dos 4 consórcios = Efetivação do itinerário pela Avenida Presidente Vargas, ao invés do Túnel Marcelo Alencar
- Linhas de São Cristóvão = o cadastro das linhas estava passando pela Quinta da Boa Vista, ao invés seguir pelo Campo de São Cristóvão. Isso por causa das obras de desvio do Rio Joana, que fizeram abrir um canal na Rua São Cristóvão.
Segundo a secretaria de transportes, até o final deste mês, o plano de revisão de todas as linhas de ônibus será divulgado e posto em prática até o final do ano, na expectativa de dar alguma melhoria ao passageiro de ônibus do Rio de Janeiro.
A SMTR ainda divulgou que até o fim do ano, o primeiro BRS da nova gestão deve estar operando na Rua São Francisco Xavier, entre o Maracanã e o Largo da Segunda-Feira. A intenção é ter 172km de novos corredores até 2024.
Com informações da Câmara de Vereadores do RJ
Gostaria de saber qual a alteração na linha 940 foi efetivada! Foi essa redução absurda de carros na linha? Ficou oficial agora?
KD a linha 873 campo grande x 7 de abril via Gouveia da extinta Algarve que o consórcio Santa Cruz assumiu ( expresso Pégaso)
E a volta do 928 e mudança d itinerário da linha 910 esticando até Rocha Miranda, como fica?
Prefeitura apresenta à Comissão de Transportes mudanças de linhas de ônibus. O sistema de transporte público é um dos maiores desafios da cidade do Rio de Janeiro,…
Tudo nas mãos do Grupo Jacob Barata & Família, porque, insistência em não ter uma licitação rápida, sem o dedo dos grupos empresariais donos de empresas de ônibus (Capital/Município/Rio de Janeiro) Vamos lembrar que esse problema começou através do Sr. O prefeito Eduardo Paes, além do legado hoje de não ter mais empresas de ônibus e linhas, o Grupo Jacob Barata, impede que outros empresários ou grupos de fora entrem no Rio de Janeiro. Qual é o problema? Empresas que hoje sobraram, nem suprem suas linhas, tiram carros para apoiar outras linhas de empresas que fecharam as portas, coisa curiosa é que o Grupo Redentor, está fora do auxilio aos BRTS, já o Grupo Jacob Barata, está em tudo. Tem alguns muitos que batem palmas para essa maquiagem eleitoreira. Vereador Luiz Ramos, verificar isso com cuidado e carinho por esses passageiros/usuários que precisam de ônibus para se locomover, não não temos condições de andar de helicóptero, muito menos carros oficiais. Ajuda essa gente. Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws ” Capital/Rio de janeiro” Brasil!
Cadê o retorno das Linhas 832- Taquara X Alvorada; 881- Curicica X Jardim Oceânico; 856- Cafundá X Curicica; 831- Taquara X Colônia; 865- Taquara X Pau da Fome; 963- Taquara X Santa Maria; 380- Candelária X Curicica…
Por favor, cadê o retorno da 307 VILA KOSMOS x PRAÇA XV , antiga 345, por favor prefeito vamos olhar p povo da vila da penha e arredores!!!
Não adianta no papel ser lindo e na prática não funcionar, as pessoas que na SMTR realmente entendem de transporte? Do que adianta se formar na PUC e dizer que é especialista em mobilidade urbana se não sabe como funciona na prática?!!
Aliás queria saber a mudança do 774/SV774