Linha 301 volta a circular nesta segunda, 02
Linha 301 volta a circular nesta segunda, 02

Linha 301 volta a circular nesta segunda, 02

A volta da linha não chegou a ser anunciada pela Secretaria Municipal de Transportes. A linha estava paralisada desde Maio de 2022.

Foto: Gabriel Petersen Gomes

Moradores da Grande Tijuca e do Alto da Boa Vista que fazem o deslocamento entre a região e a Barra da Tijuca tiveram uma grata surpresa nesta segunda-feira, 02.

A linha 301, que faz o trajeto da Rodoviária Novo Rio ao Terminal Alvorada, via Alto da Boa Vista e Avenida das Américas, operado pela Auto Viação Tijuca voltou a circular, restabelecendo a ligação entre o eixo viário formado pela Rua Haddock Lobo e Avenida Heitor Beltrão com a Avenida das Américas.

Ônibus da linha 301 rodando nesta segunda-feira, 02. A linha voltou a circular com 10 ônibus. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Para a volta da linha, 10 ônibus foram deslocados para a linha, com intervalos médios de 20 à 30 minutos. O ponto inicial na Rodoviária é na Rua General Luís Mendes de Moraes, próximo à parada do VLT Praia Formosa, e utiliza a plataforma D do Terminal Alvorada como ponto terminal.

O Portal Flumibuss RJ destacou, em Maio de 2022, a suspensão da linha. Reveja a matéria clicando aqui. Curiosamente, semanas depois começou a vigorar o acordo judicial firmado entre Prefeitura, consórcios e o poder judiciário para melhorias do sistema.

Linha 645 segue operando em conjunto, mas com operacional pré-suspensão da 301

A linha 645-LECD38 (Alvorada x Saens Peña, via Avenida das Américas), criada em 2019, como uma versão reduzida da antiga linha 345 (Candelária x Jardim Oceânico), segue operando em conjunto com a 301.

Mas a opção da Tijuca foi para voltar com o operacional de antes da suspensão da 301, que consistia no seguinte:

  • A operação, em horários de pico, da linha 645-LECD38;
  • A operação da 301 somente nos dias úteis, com a operação nos finais de semana e no período noturno sendo feita pela 645-LECD38.
A linha 645-LECD38 voltou a operar somente nos horários de pico durante a semana. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Relembre o itinerário da 301, visualizando o mapa abaixo, que está disponível em nosso Guia de Empresas – temporariamente fora do ar para manutenção do banco de dados.

A Secretaria Municipal de Transportes ainda não divulgou o plano de retorno das linhas para o mês de Janeiro, mas, ao que tudo indica, um dos retornos previstos para o mês é o da 301.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *