Quissatur é totalmente intervida pelo DETRO e perde as outras três linhas para a Macaense
Quissatur é totalmente intervida pelo DETRO e perde as outras três linhas para a Macaense

Quissatur é totalmente intervida pelo DETRO e perde as outras três linhas para a Macaense

As três linhas restantes partem de Quissamã para Campos dos Goytacazes. Por um outro lado, sobra reclamações nas linhas da Macaense.

Foto: Gabriel Petersen Gomes

Moradores de Quissamã, no Norte do Estado, desde o último sábado, 01/04, contam com uma outra empresa no deslocamento entre a cidade e o município de Campos dos Goytacazes. O Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO) interveio na Quissatur por, segundo a autarquia, “problemas operacionais constantes que culminaram com a falta de transporte da população de Quissamã”.

O anúncio foi publicado nas redes sociais da autarquia na última quinta-feira, dia 30. As três linhas que passam para o comando da Macaense são:

  • NB70 – Campos x Quissamã (via Conde de Araruama) “SA” – Tarifa direta: R$ 16,85
  • NB75 – Campos x Quissamã (via Dores de Macabu) “SA” – Tarifa direta: R$ 16,85
  • N/D – Campos x Quissamã (via Flecheira e Bela Vista) “A” – Tarifa direta: R$ 15,15

Em agosto do ano passado, a empresa já havia perdido as outras linhas que ligavam Quissamã e o distrito do Farol de São Tomé, em Campos, à vizinha Macaé. Que são elas:

Ônibus da Macaense na linha N210 (Macaé x Quissamã, via Penha). Foto Gabriel Petersen Gomes
  • N200 – Macaé x Quissamã (via Rodagem) “SA”
  • N205 – Macaé x Quissamã (via Conde de Araruama) “SA”
  • N210 – Macaé x Quissamã (via Penha) “SA”
  • N220 – Macaé x Quissamã (via Morro Alto) “SA”
  • N225 – Macaé x Quissamã (via Canto de Santo Antônio) “SA”
  • N230 – Macaé x Quissamã (via Carapebus) “SA”
  • N235 – Carapebus x Parque dos Tubos “SA”

Macaense assume mais linhas e coleciona mais reclamações das linhas originais

Se por um lado, quem utilizava as linhas da Quissatur – São Cristóvão passa a ter um pouco mais de dignidade no deslocamento, por um outro lado está sobrando reclamações das linhas originais da Macaense.

Linhas como a B130 (Macaé x Cabo Frio) sofreram forte redução no número de viagens, estando em desacordo com o que é determinado pelo DETRO. Foto: Gabriel Petersen Gomes.

Dentre as queixas que estão sendo observadas, está o aumento de intervalos em linhas como a B434 (Macaé x Unamar) e a desativação de outras linhas, tanto dela mesma quanto as que foram assumidas da Quissatur, como a N465 (Farol de São Tomé x Macaé) e a B600 (Sana x Casimiro de Abreu).

Na região norte do estado, há apenas duas empresas que fazem o transporte intermunicipal entre as cidades da região, a Macaense e a Empresa Brasil. E ambas possuem um operacional muito apertado, já que há muitas linhas sob as respectivas gestões pra uma frota mínima, por assim dizer. Somente a Brasil possui 60 linhas sob sua gestão, enquanto que a Macaense detém outras 20 linhas, excluindo as que foram assumidas agora nesta, que é a quinta intervenção sofrida pela São Cristóvão / Quissatur.

Veja o post do DETRO:

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