Cartão Jaé começa a funcionar no Rio em 19 de Julho, iniciando pelo BRT
Cartão Jaé começa a funcionar no Rio em 19 de Julho, iniciando pelo BRT

Cartão Jaé começa a funcionar no Rio em 19 de Julho, iniciando pelo BRT

A “operação piloto”, como vem sendo chamado pela nova operadora da bilhetagem eletrônica, se iniciará pelo BRT, inicialmente, sem integração com os outros modais. No Terminal Alvorada já há um validador do novo cartão.

Foto: Gabriel Petersen Gomes

Quem anda de transporte no Rio vai passar por um momento de mudança na forma de pagar a passagem a partir de Julho. Isso porque dará início a implantação da nova bilhetagem eletrônica do Rio, batizado de Cartão Jaé. O cartão será gerido pelo Consórcio Bilhete Digital, formado pelas empresas RFC Rastreamento de Frotas Ltda e Auto Tijuca Participações Ltda.), que foi homologada vencedora da concorrência pública promovida pela Secretaria Municipal de Transportes, para escolher a nova operadora da bilhetagem digital no Rio.

O primeiro modal a operar com o novo sistema será o BRT Mobi Rio, a partir do dia 19 de Julho, seis meses após a expedição da ordem de início, feita em 19 de Janeiro. Batizado pela nova concessionária de “Operação Piloto”, inicialmente não haverá a integração com os outros modais da cidade. O cartão poderá ser adquirido nas máquinas de recarga, que estarão nas estações da Mobi Rio, e, a partir de Outubro, também nas bilheterias das estações.

Os novos validadores aceitarão pagamento via QR Code, que deverá ser gerado pelo aplicativo do cartão e usado em até 5 minutos, e NFC. No Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, já há um validador do novo sistema instalado, como mostra a imagem abaixo

Validador do cartão Jaé instalado no Terminal Alvorada. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Num certo momento do período de transição, os passageiros precisarão ter os dois cartões simultaneamente – RioCard Mais e Jaé. Apenas em Julho de 2024, 18 meses após a expedição da ordem de início, que os passageiros só precisarão ter o Cartão Jaé.

Os passageiros já podem fazer o cadastro e baixar o aplicativo do novo cartão, disponível para Android e iOS.

Visual do novo cartão Jaé. Foto: reprodução site Jaé

As ações de divulgação do novo cartão já começaram pela nova operadora, através das redes sociais

Ainda não há um cronograma definido para a expansão da rede de aceitação do cartão Jaé, mas, até o momento, já estão confirmados a aceitação nos ônibus municipais, vans do sistema STPL, as kombis “cabritinhos” e no VLT.

Em relação aos trens da Supervia, o Metrô Rio, às barcas e aos ônibus intermunicipais, ainda não há uma definição sobre a aceitação do cartão nestes modais, mas a concessionária poderá firmar acordos de interoperabilidade com as concessionárias, a fim de garantir a manutenção do acesso aos benefícios tarifários intermunicipais existentes, tais como o Bilhete Único Intermunicipal e as integrações BRT + Metrô e Ônibus Municipal + Trem, sempre com anuência do poder concedente.

A Prefeitura do Rio espera que o Governo do Estado também faça a concessão para escolher a nova operadora, até para diminuir os impactos da mudança de cartão, face ao fluxo migratório das cidades da Região Metropolitana com a capital.

O site da concessionária é o https://www.jae.com.br, e as redes sociais são o https://www.facebook.com/vaidejaeoficial e https://www.instagram.com/vaidejaeoficial. O cronograma com todas as implantações será divulgado pelo CBD / Vai de Jaé em breve.

7 comentários

      1. ALUISIO

        Então tem que dispensar o motorista,pois se ele não está satisfeito com o trabalho dele,e só colocar quem quer trabalhar,pois não é ele chateado com o prefeito que a população tem que pagar o preço por causa dele não,e lembrando que os governantes não usa transporte público não,mim desculpe se eu estou errado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *