Serão 105 articulados de grande capacidade inicialmente. Com a nova frota, o serviço diretão será descontinuado.
Foto: Gabriel Petersen Gomes
“A espera acabou, Zona Oeste”. É com essa frase que a Prefeitura do Rio anunciou, por meio das suas redes sociais, que a nova frota do corredor Transoeste começa a operar neste sábado, dia 9, dando lugar aos últimos ônibus articulados da era pré-Mobi Rio (os azulões), que serão desativados e devolvidos às empresas originais.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, irá realizar a entrega dos novos ônibus no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na parte da manhã, e logo após a cerimônia, os ônibus entrarão em operação.
As linhas que serão beneficiadas com as mudanças são:
- 10 – Santa Cruz x Alvorada (Expresso)
- 11 – Santa Cruz x Alvorada (Parador)
- 12 – Pingo d’Água x Alvorada (Expresso)
- 13 – Mato Alto x Alvorada (Expresso)
- 14 – Santa Eugênia – Paciência x Terminal Recreio (Expresso)
- 18 – Notre Dame x Jardim Oceânico (Expresso)
- 19 – Pingo d’Água x Terminal Recreio (Expresso)
- 20 – Santa Cruz x Terminal Recreio (Expresso)
- 25 – Mato Alto x Alvorada (Parador)
Além da nova frota, outras mudanças operacionais serão aplicadas:
Os ônibus padron que rodam atualmente na linha 42 (Madureira-Manaceia x Galeão – Parador), do corredor Transcarioca, serão remanejados para as linhas 14 e 17 (Santa Cruz x Campo Grande – Parador), e no lugar, passarão a operar ônibus articulados de grande capacidade.
A passagem entre os corredores Transoeste e Transolímpica finalmente foi aberta, e os trabalhos no momento são de concretagem das pistas. Com a liberação delas, a partir da secura do concreto, o que deve acontecer a partir das próximas semanas, as linhas 19 e 20 passarão a partir do Terminal Recreio, e não da Estação Salvador Allende.
Com a nova frota, os serviços “Diretões” serão descontinuados com os urbanos, porém, existe a possibilidade dos Serviços Diretos (SD) nas linhas 10, 12 e 13 voltarem a circular.
Sobre os novos ônibus:
Os novos ônibus são do modelo Viale Express, da fabricante gaúcha Marcopolo, montados no chassi Mercedes Benz O-500MDA Bluetec 6. Contam com 4 portas do lado esquerdo para embarque e desembarque e 2 do lado direito para uso em emergências, é equipado com letreiros Mobitec / Iluminator com anunciador de próxima parada, que indica, pelos alto-falantes e letreiros internos, a próxima estação, ar-condicionado, cabine para o motorista e bancos com estofado simples.
Além deles, outros 50 ônibus, modelo Millennium, da CAIO Induscar, também montados no chassi Mercedes Benz O-500MDA Bluetec 6 também entrarão em circulação. Nos últimos dias, foi possível registrar eles fazendo treinamento pelos corredores da cidade.