Após 2 anos congelada, a tarifa repõe a inflação do período
Passageiros que utilizam as linhas municipais de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, devem preparar o bolso. Pois a partir deste sábado (13/07), a passagem dos ônibus que circulam dentro da cidade irá aumentar. A tarifa, que antes estava em R$ 3,90, passará para R$ 4,05, uma alta de 3,8%. O reajuste foi autorizado pela Secretaria de Urbanismo e Mobilidade, Controladoria e Procuradoria Geral do Município.
Será o primeiro reajuste em 2 anos e o quarto desde que o contrato de concessão com os consórcios Transnit e Transoceânico foram assinados. Apesar de o contrato estipular oito reajustes, o município só autorizou quatro correções pelo IPCA.
Além disso, com o decreto autorizando o reajuste, foi ampliado o percentual de climatização da frota da cidade para 95%, principalmente na Zona Norte da cidade, onde tem o menor percentual. Das 9 empresas que operam no transporte municipal da cidade, 3 já estão com a frota 100% climatizada, são elas: Araçatuba (do Consórcio Transnit), Pendotiba e Miramar (do Consórcio Transoceânico).
Vale lembrar que em Niterói, ao contrário do Rio, é permitido a adaptação dos aparelhos de ar-condicionado em ônibus sem ar-condicionado que já circulam na cidade, o que elevou tão rapidamente o percentual em 7 anos.