Prefeitura tenta padronizar, novamente, as mensagens nos paineis dos ônibus
Prefeitura tenta padronizar, novamente, as mensagens nos paineis dos ônibus

Prefeitura tenta padronizar, novamente, as mensagens nos paineis dos ônibus

As empresas que forem flagradas serão multadas em R$ 444,00 por ônibus

Parece notícia repetida, mas não é. A Secretaria Municipal de Transportes divulgou na última sexta-feira, uma nova regulamentação dos paineis eletrônicos dos ônibus municipais. O problema é que a secretaria resolveu regulamentar uma questão que já estava regulamentada desde Julho de 2016 (reveja aqui), ainda na gestão de Eduardo Paes à frente da Prefeitura do Rio, e que estava em vigor normalmente.

Explicação referente aos itens que deverão constar nos letreiros. Fotos: reprodução Prefeitura do Rio

Entre as duas regulamentações, nada mudou: no painel principal deverão constar, de forma fixa, o tipo de serviço (SP, SR, SD, SV) + o número da linha e o destino do ônibus. No painel auxiliar superior, caso haja, devem constar os bairros importantes e principais vias que a linha em questão acessa, ou outros dados operacionais, alternando as informações no prazo de dois segundos. Já no painel auxiliar inferior, também do lado direito, é preciso constar o tipo de parada (BRS) e o valor da tarifa, trocando os dados também a cada dois segundos. Para os veículos que não possuírem painel no canto inferior do para-brisa frontal, as informações deverão ser veiculadas através de adesivos.

p14300311
Das empresas da cidade, apenas Matias, Novacap, Caprichosa, Acari e Ideal seguem o que fora determinado pela regulamentação de 2016. Foto: arquivo

Na lateral, deverá constar o tipo de serviço, o número da linha, tipo de parada e a tarifa vigente. Empresas que forem flagradas com ônibus desrespeitando a nova velha regulamentação estarão sujeitas a multa de 130 Ufir-RJ (R$ 444,00), conforme previsto no Art. 16 do Código Disciplinar.

Das 31 empresas que ainda atuam na cidade, apenas 5 já têm os letreiros padronizados: Matias, Novacap, Caprichosa, Acari e Ideal. Num sistema que está quase em colapso, a Prefeitura resolve intervir numa questão bem desnecessária.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *