As empresas que forem flagradas serão multadas em R$ 444,00 por ônibus
Parece notícia repetida, mas não é. A Secretaria Municipal de Transportes divulgou na última sexta-feira, uma nova regulamentação dos paineis eletrônicos dos ônibus municipais. O problema é que a secretaria resolveu regulamentar uma questão que já estava regulamentada desde Julho de 2016 (reveja aqui), ainda na gestão de Eduardo Paes à frente da Prefeitura do Rio, e que estava em vigor normalmente.
Explicação referente aos itens que deverão constar nos letreiros. Fotos: reprodução Prefeitura do Rio
Entre as duas regulamentações, nada mudou: no painel principal deverão constar, de forma fixa, o tipo de serviço (SP, SR, SD, SV) + o número da linha e o destino do ônibus. No painel auxiliar superior, caso haja, devem constar os bairros importantes e principais vias que a linha em questão acessa, ou outros dados operacionais, alternando as informações no prazo de dois segundos. Já no painel auxiliar inferior, também do lado direito, é preciso constar o tipo de parada (BRS) e o valor da tarifa, trocando os dados também a cada dois segundos. Para os veículos que não possuírem painel no canto inferior do para-brisa frontal, as informações deverão ser veiculadas através de adesivos.
Na lateral, deverá constar o tipo de serviço, o número da linha, tipo de parada e a tarifa vigente. Empresas que forem flagradas com ônibus desrespeitando a nova velha regulamentação estarão sujeitas a multa de 130 Ufir-RJ (R$ 444,00), conforme previsto no Art. 16 do Código Disciplinar.
Das 31 empresas que ainda atuam na cidade, apenas 5 já têm os letreiros padronizados: Matias, Novacap, Caprichosa, Acari e Ideal. Num sistema que está quase em colapso, a Prefeitura resolve intervir numa questão bem desnecessária.
😀Olá,Equipe Flumibuss RJ,Bom Dia.Em Breve,Mais Pinturas das Todas As Viações de Ônibus Urbanos Municipais do Rio de Janeiro-RJ Restantes Destas Vezes Serão o Tel-Transportes Estrela,Auto Diesel,Oriental,Bangú
e São Silvestre.Obrigada e Bom Dia Pra Todos Vocês.☺