#OSulem12dias: O início da expedição em Curitiba
#OSulem12dias: O início da expedição em Curitiba

#OSulem12dias: O início da expedição em Curitiba

Conhecida por ser a cidade modelo do sistema BRT, Curitiba tem um sistema de dar inveja, mas com problemas muito semelhantes ao Rio.

Atenção: a expedição foi realizada antes do surto de coronavírus no Brasil crescer exponencialmente.

Na primeira reportagem da expedição #OSulem12dias, o Portal Flumibuss RJ conta um pouco do início da nossa expedição pelas três capitais do Sul do Brasil. Foram 12 dias de viagem, 3 capitais percorridas em pouco mais de 2.500km pra preparar esta série de reportagens e conhecer outros sistemas de transporte Brasil afora e apontar soluções que estas cidades têm na nossa cidade e Região Metropolitana.

O início da nossa viagem foi pela cidade de Curitiba. Conhecida por ser a cidade modelo do sistema BRT, implantado pelo ex-prefeito Jaime Lerner, em sua primeira gestão (1971-1975), a capital dos paranaenses soube sobreviver só com o sistema BRT, mas já apresenta sinais de desgaste e problemas muito semelhantes com o Rio.

Ciferal Mega Bus bi articulado da antiga Viação Nossa Senhora do Carmo. Os bi-articulados vermelhos se tornaram marca registrada da cidade. Foto: Autoria desconhecida.

Na chegada pelo Aeroporto Afonso Pena, que fica na vizinha São José dos Pinhais, a recepção na saída para a área comum do aeroporto não poderia ser diferente: a imagem de um Viale BRT, da Marcopolo, biarticulado, dando as boas vindas à capital da Volvo na América Latina. Não por acaso, a cidade possui a maior frota de articulados e bi-articulados da marca em todo o país.

Recepção na saída para a área comum do Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Para se deslocar do Aeroporto até a área central de Curitiba, há quatro possibilidades: táxi, transporte por aplicativo (Uber, 99, Cabify), ônibus convencional e ônibus executivo.

Tanto o ônibus convencional quanto o executivo são operados pela mesma empresa, a São José dos Pinhais. O serviço convencional, através da linha E32 – Boqueirão x Aeroporto, custa R$ 4,50 (preço em Março/2020). Chegando no Terminal Boqueirão, há a possibilidade de integrar com outras linhas sem precisar rodar novamente a roleta. Enquanto que o serviço executivo, operada com micros e micrões com ar-condicionado, USB, Wi-Fi e poltronas reclináveis custa R$ 15,00 (preço: Mar/2020).

Ônibus executivo que liga o Aeroporto de Curitiba com o Centro da capital. Conta com poltronas reclináveis, Wi-Fi, USB e ar-condicionado.

Veja uma tabela comparativa entre os principais meios:

Tipo de transporteTarifaDuração de viagem
TáxiR$ 39,60 ~ R$ 46,4025 minutos
Transporte por aplicativoR$ 28,00 ~ R$ 39,4025 minutos
Ônibus convencionalR$ 4,501 hora e 10 minutos
Ônibus executivoR$ 15,0040 minutos
Nota: referência de destino é a Praça Rui Barbosa no Centro de Curitiba. Durações de viagem estimadas com o trânsito livre.

ENTENDENDO O SISTEMA DE TRANSPORTE:

A cidade de Curitiba e sua Região Metropolitana são integradas através da Rede Integrada de Transporte (o RIT). Na cidade de Curitiba são 20 terminais fechados geridos pela Urbanização de Curitiba (URBS), com integração física, como em Petrópolis, na região serrana do Rio, além de 329 estações-tubo, um ícone no transporte da cidade, onde você pode fazer integração com outras linhas sem precisar rodar novamente a roleta, e da integração temporal (para saber mais, clique aqui), através do Cartão-Transporte. Enquanto que no âmbito metropolitano são outros 15 terminais geridos pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, seguindo os moldes dos terminais curitibanos.

Praça Rui Barbosa, um dos principais pontos terminais da área central de Curitiba.
Foto: Gabriel Petersen Gomes

Atualmente, são 10 empresas operando na cidade de Curitiba, sendo 4 delas (São José dos Pinhais, Expresso Azul, Tamandré e Araucária) operando também no sistema Comec, além de outras 15 operando exclusivamente nas linhas do sistema Comec. Na cidade de Curitiba, o prefixo do ônibus é indicado por duas letras e três números, sendo a primeira letra indicando a empresa operadora e a segunda o tipo de serviço que tal ônibus presta. Veja a relação:

Operadoras da cidade de Curitiba:

LetraEmpresaConsórcio
BTransporte Coletivo GlóriaPontual
CAuto Viação Santo AntônioPontual
DCCD Transporte ColetivoPioneiro
EAuto Viação São José dos PinhaisPioneiro
GViação Cidade Sorriso – Sorriso de CuritibaPioneiro
HAuto Viação RedentorTransbus
JExpresso AzulTransbus
KAuto Viação TamandaréPioneiro
LAraucária Transporte ColetivoTransbus
MAuto Viação MercêsPontual
Ônibus Busscar Urbanuss da Transporte Coletivo Glória, que opera na cidade de Curitiba.

Operadoras do sistema Comec (Região Metropolitana):

PrefixoEmpresaRegião de Atuação*:
15Leblon Transporte de PassageirosFazenda Rio Grande
16Auto Viação TamandaréAlmirante Tamandaré
17Expresso AzulPinhais
18Viação Santo ÂngeloColombo
19Araucária Transporte ColetivoAraucária
20Auto Viação São José dos PinhaisSão José dos Pinhais
21Empresa de Ônibus São BrazCampo Magro
22Empresa de Ônibus Campo LargoCampo Largo
23Viação ColomboColombo
24Viação AntoninaAlmirante Tamandaré
25Viação Castelo BrancoQuatro Barras
26Viação do SulAlmirante Tamandaré
27Viação GraciosaSão José dos Pinhais
28Viação MarumbiSão José dos Pinhais
29Viação PiraquaraPiraquara
30Reunidas Transportes Quitandinha
31Viação NobelFazenda Rio Grande
32Expresso São BentoFazenda Rio Grande
Marcopolo Torino da Viação Castelo Branco, de Quatro Barras.

A numeração das linhas municipais de Curitiba segue um padrão de numeração muito semelhante ao que utilizamos, porém, a numeração para as linhas metropolitanas é composto por uma letra e dois números. Mas a forma como as linhas são numeradas, além dos tipos de linha ficará para a próxima reportagem da série. Não perca!

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