Em operação desde 2014, o sistema tronco-alimentador foi projetado diante das poucas vias de acesso às regiões da Ilha e do Continente
Retomando a nossa série O Sul em 12 dias, nesta quinta reportagem chegamos na capital dos catarinenses, Florianópolis. Também conhecido por Floripa ou a “Ilha da Magia”, a cidade é uma das únicas capitais-ilha do país (as outras são Vitória/ES e São Luís/MA). Embora seja a capital dos catarinenses, ela não é a cidade mais populosa do estado, e sim Joinville, no norte do Estado. Enquanto Floripa tem população estimada em 501.000 habiantes, Joinville têm um pouco mais de 590.000 habitantes (dados IBGE – 2019).
Saindo de Curitiba, a cidade fica só a 4 horas de distância, indo pela BR-101. Conforme mostramos na última reportagem da série publicada, é preferível que vá de ônibus para Florianópolis, pois além da distância ser pequena, o preço compensa ante ao transporte aéreo, já que além do preço ser bem maior, obrigatoriamente, tem que ser feito uma conexão em São Paulo – Guarulhos (GRU) ou Porto Alegre (POA), o que torna a viagem muito cansativa.
O SIM – Sistema Integrado de Mobilidade
O atual sistema de transporte da cidade começou a ser desenvolvido na década de 1990, a partir do crescimento do rodoviarismo na cidade nos anos anteriores. Um dos problemas detectados era o deslocamento entre os bairros, que se tornou complicado pois todos os ônibus tinham como destino o Centro, através de terminais do Centro como o Cidade de Florianópolis e o terminal da rua Francisco Tolentino, que funcionou até 2003 e hoje se tornou um estacionamento.
A partir dali, começou a ser desenvolvido um sistema tronco-alimentador com a utilização de terminais de integração. O projeto inicial previa a construção de 9 terminais, sendo 3 na região central, outros 2 ao norte, 1 ao leste, 1 ao sul e 2 na parte continental da cidade. Assim, os terminais foram construídos e o sistema integrado de transporte foi inaugurado em 2003. Porém, dos 9 terminais previstos, três deles (os dois do continente e o do bairro Saco dos Limões) nunca foram utilizados, inclusive, o terminal do Saco dos Limões chegou a ser erguido, mas atualmente serve de moradia para 300 indígenas .
Atualmente, são 6 terminais em operação, sendo 2 na área central, 2 ao norte, 1 ao leste e 1 ao sul, que atendem toda a ilha e ao continente. Todos eles são conhecidos pela sigla TI (Terminal de Integração) + as iniciais dos bairros em que estão postos. Além destes, há o Terminal Cidade de Florianópolis, que é o ponto final das linhas executivas e de parte dos intermunicipais que atendem a cidade (a outra parte fica alocada no TICEN). Veja a lista e o mapa com a localização deles:
Sigla | Descrição | Localização | Região |
TICEN | Terminal de Integração do Centro | Centro | Central |
TITRI | Terminal de Integração da Trindade | Trindade | |
TISAN | Terminal de Integração Santo Antônio de Lisboa | Santo Antônio de Lisboa | Norte |
TICAN | Terminal de Integração de Canasvieiras | Canasvieiras | |
TILAG | Terminal de Integração da Lagoa da Conceição | Lagoa da Conceição | Leste |
TIRIO | Terminal de Integração do Rio Tavares | Rio Tavares | Sul |
Terminais inoperantes:
Sigla | Descrição | Localização | Região |
TICAP | Terminal de Integração Capoeiras | Capoeiras | Continente |
TIJAR | Terminal de Integração Jardim Atlântico | Jardim Atlântico | Continente |
TISAC | Terminal de Integração do Saco dos Limões | Saco dos Limões | Central |
Em 2014, após uma licitação promovida pela Prefeitura de Florianópolis, nasceu o SIM – Sistema Integrado de Mobilidade, que vem a ser uma nova versão do antigo SIT. Junto com o SIM, uma concessionária foi escolhida para gerenciar todo o sistema. A partir daí, nasceu o Consórcio Fênix, formado pela união de 5 empresas que já operavam na cidade antes da licitação. Veja a lista das operadoras:
Prefixo | Empresa |
10000 | Canasvieiras Transportes |
20000 | EMFLOTUR – Empresa Florianópolis de Transportes Coletivos |
30000 | Transporte Coletivo Estrela |
40000 | Insular Transportes Coletivos |
50000 | Transol Transporte Coletivo |
Com a criação do Consórcio Fênix, os ônibus foram todos padronizados em uma cor somente, com a identificação do SIM e da Prefeitura de Florianópolis. Costumeiramente, grande parte dos ônibus da cidade têm 3 portas, incluindo os articulados.
Além das empresas do sistema municipal há ainda outras 5 empresas fazendo a ligação de Florianópolis com as outras cidades da Região Metropolitana. Os pontos finais de ambas se dividem entre o TECIF e o TICEN. As empresas metropolitanas de Florianópolis são:
- Biguaçu Transportes
- Transporte Coletivo Estrela (a mesma do municipal de Floripa)
- Auto Viação Imperatriz
- Rodoviária Santa Terezinha
- Jotur – Auto Ônibus e Turismo Josefense.
Na próxima reportagem da série, vamos aprofundar mais sobre o SIM Florianópolis, mostrando o funcionamento das linhas bem como cada um dos terminais.