#OSulem12dias: Conhecendo o SIM – Sistema Integrado de Mobilidade de Floripa
#OSulem12dias: Conhecendo o SIM – Sistema Integrado de Mobilidade de Floripa

#OSulem12dias: Conhecendo o SIM – Sistema Integrado de Mobilidade de Floripa

Em operação desde 2014, o sistema tronco-alimentador foi projetado diante das poucas vias de acesso às regiões da Ilha e do Continente

Retomando a nossa série O Sul em 12 dias, nesta quinta reportagem chegamos na capital dos catarinenses, Florianópolis. Também conhecido por Floripa ou a “Ilha da Magia”, a cidade é uma das únicas capitais-ilha do país (as outras são Vitória/ES e São Luís/MA). Embora seja a capital dos catarinenses, ela não é a cidade mais populosa do estado, e sim Joinville, no norte do Estado. Enquanto Floripa tem população estimada em 501.000 habiantes, Joinville têm um pouco mais de 590.000 habitantes (dados IBGE – 2019).

Área de desembarque do Terminal Rodoviário Rita Maria. A distância curta entre as capitais do Sul do País tornam a viagem de ônibus para a cidade mais atrativa do que de avião. Foto: reprodução Google Street View.

Saindo de Curitiba, a cidade fica só a 4 horas de distância, indo pela BR-101. Conforme mostramos na última reportagem da série publicada, é preferível que vá de ônibus para Florianópolis, pois além da distância ser pequena, o preço compensa ante ao transporte aéreo, já que além do preço ser bem maior, obrigatoriamente, tem que ser feito uma conexão em São Paulo – Guarulhos (GRU) ou Porto Alegre (POA), o que torna a viagem muito cansativa.

O SIM – Sistema Integrado de Mobilidade

O atual sistema de transporte da cidade começou a ser desenvolvido na década de 1990, a partir do crescimento do rodoviarismo na cidade nos anos anteriores. Um dos problemas detectados era o deslocamento entre os bairros, que se tornou complicado pois todos os ônibus tinham como destino o Centro, através de terminais do Centro como o Cidade de Florianópolis e o terminal da rua Francisco Tolentino, que funcionou até 2003 e hoje se tornou um estacionamento.

A partir dali, começou a ser desenvolvido um sistema tronco-alimentador com a utilização de terminais de integração. O projeto inicial previa a construção de 9 terminais, sendo 3 na região central, outros 2 ao norte, 1 ao leste, 1 ao sul e 2 na parte continental da cidade. Assim, os terminais foram construídos e o sistema integrado de transporte foi inaugurado em 2003. Porém, dos 9 terminais previstos, três deles (os dois do continente e o do bairro Saco dos Limões) nunca foram utilizados, inclusive, o terminal do Saco dos Limões chegou a ser erguido, mas atualmente serve de moradia para 300 indígenas .

Plataforma do terminal Saco dos Limões, que atualmente serve de moradia para indígenas que vão para a capital vender seu artesanato, principalmente no verão. Foto: reprodução / ND Mais

Atualmente, são 6 terminais em operação, sendo 2 na área central, 2 ao norte, 1 ao leste e 1 ao sul, que atendem toda a ilha e ao continente. Todos eles são conhecidos pela sigla TI (Terminal de Integração) + as iniciais dos bairros em que estão postos. Além destes, há o Terminal Cidade de Florianópolis, que é o ponto final das linhas executivas e de parte dos intermunicipais que atendem a cidade (a outra parte fica alocada no TICEN). Veja a lista e o mapa com a localização deles:

SiglaDescriçãoLocalizaçãoRegião
TICENTerminal de Integração do CentroCentroCentral
TITRITerminal de Integração da TrindadeTrindade
TISANTerminal de Integração Santo Antônio de LisboaSanto Antônio de LisboaNorte
TICANTerminal de Integração de CanasvieirasCanasvieiras
TILAGTerminal de Integração da Lagoa da ConceiçãoLagoa da ConceiçãoLeste
TIRIOTerminal de Integração do Rio TavaresRio TavaresSul

Terminais inoperantes:

SiglaDescriçãoLocalizaçãoRegião
TICAPTerminal de Integração CapoeirasCapoeirasContinente
TIJARTerminal de Integração Jardim AtlânticoJardim AtlânticoContinente
TISACTerminal de Integração do Saco dos LimõesSaco dos LimõesCentral

Em 2014, após uma licitação promovida pela Prefeitura de Florianópolis, nasceu o SIM – Sistema Integrado de Mobilidade, que vem a ser uma nova versão do antigo SIT. Junto com o SIM, uma concessionária foi escolhida para gerenciar todo o sistema. A partir daí, nasceu o Consórcio Fênix, formado pela união de 5 empresas que já operavam na cidade antes da licitação. Veja a lista das operadoras:

PrefixoEmpresa
10000Canasvieiras Transportes
20000EMFLOTUR – Empresa Florianópolis de Transportes Coletivos
30000Transporte Coletivo Estrela
40000Insular Transportes Coletivos
50000Transol Transporte Coletivo

Com a criação do Consórcio Fênix, os ônibus foram todos padronizados em uma cor somente, com a identificação do SIM e da Prefeitura de Florianópolis. Costumeiramente, grande parte dos ônibus da cidade têm 3 portas, incluindo os articulados.

Ônibus Marcopolo Torino da empresa Canasvieiras no TICAN – Terminal Canasvieiras. A pintura dos ônibus foi padronizada somente em 2014, com a criação do Consórcio Fênix.

Além das empresas do sistema municipal há ainda outras 5 empresas fazendo a ligação de Florianópolis com as outras cidades da Região Metropolitana. Os pontos finais de ambas se dividem entre o TECIF e o TICEN. As empresas metropolitanas de Florianópolis são:

  • Biguaçu Transportes
  • Transporte Coletivo Estrela (a mesma do municipal de Floripa)
  • Auto Viação Imperatriz
  • Rodoviária Santa Terezinha
  • Jotur – Auto Ônibus e Turismo Josefense.
Ônibus Marcopolo Torino 2007 da empresa Santa Terezinha. As linhas da empresa ligam Florianópolis à cidade de São José.

Na próxima reportagem da série, vamos aprofundar mais sobre o SIM Florianópolis, mostrando o funcionamento das linhas bem como cada um dos terminais.

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