Segundo a concessionária, a demanda caiu mais de 80% e o caixa da empresa pode ter problemas a partir de Setembro
Após BRT Rio, Supervia e Metrô Rio anunciarem que podem parar as atividades ainda neste mês de Agosto se nada for feito, o iminente colapso nos transportes ganhou um novo capítulo: esta semana a CCR Barcas, concessionária que administra o serviço aquaviário na Baía de Guanabara e na ligação entre Angra do Reis e Mangaratiba, na Costa Verde, com a Ilha Grande, anunciou que, por causa dos impactos da crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19, corre o risco de ter que paralisar as atividades e aumentar ainda mais a crise nos transportes.
Em entrevista ao RJ1, da TV Globo, o diretor-presidente da CCR Barcas, João Daniel Marques, disse que a empresa pode ter problemas com caixa a partir de Setembro. Além disso, algumas das linhas podem ser prejudicadas:
“A pandemia trouxe um impacto à toda sociedade e o setor de transportes também não ficou imune a isso. Então existe sim um risco de paralisação, de colapso do sistema, algumas linhas podem sofrer realmente algumas avarias ao longo do período. A questão do caixa, a gente pode ter problemas a partir do mês que vem”
João Daniel Marques, diretor-presidente da CCR Barcas
A CCR Barcas disse que, durante a pandemia da Covid-19, o número de passageiros diários caiu de 75 mil para 11 mil, uma redução de 85,3%. Na linha Cocotá x Praça XV, segundo a concessionária, vem transportando somente 200 passageiros por dia, uma redução de passageiros de 87%.
Risco de isolamento das ilhas e superlotação nos ônibus
Com a possível paralisação das barcas, os moradores da Ilha de Paquetá, na capital, e da Ilha Grande, em Angra dos Reis, poderão ficar isolados, já que o transporte é a única opção para entrar e sair dali. Além disso, os ônibus da Ideal e da Paranapuan, que são a opção para a linha Cocotá x Praça XV, e da linhas 100 e 2100, da Viação Mauá, que são as principais opções para a linha Praça Arariboia x Praça XV, correm o risco de ficarem superlotados, já que estas serão as únicas opções que poderão estar disponíveis.
O cenário poderá ser ainda pior no período da madrugada, horário que já não há mais barcas disponíveis. Isso porque, desde a retomada do transporte intermunicipal, em Junho, a Viação Mauá suspendeu a operação na madrugada da linha 100A (Niterói x Castelo – via Lapa), e não há previsão para a retomada, o que poderá abrir margem para as vans intermunicipais irregulares.
Com informações do G1 RJ e RJ1