O Portal Flumibuss RJ teve acesso ao novo plano operacional desenhado em 2020 e enfatiza: do jeito apresentado, mais empresas poderão fechar as portas
A introdução da matéria pode parecer um pouco sombria. Mas é a realidade. As obras do BRT TransBrasil, que ligará à Estação de Deodoro, na Zona Oeste, com a Candelária, no Centro do Rio, se arrastam há 6 anos. As obras, iniciadas na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes, foram paralisadas por inúmeras vezes. A nova previsão, segundo o prefeito Marcelo Crivella, é que o BRT comece a operação a partir de dezembro.
Embora haja uma incerteza sobre as garantias de como vai ser implantado, já que o BRT Rio não tem previsão de adquirir ônibus para operar na TransBrasil, um plano operacional já foi desenhado para garantir a operação e, pelo que foi apresentado, poderá impactar negativamente na mobilidade urbana da Região Metropolitana, como um todo, e principalmente nas empresas que operam ao longo da Avenida Brasil, que poderão ver as suas fontes de renda simplesmente caírem abruptamente, ou, na pior das hipóteses, correrem o risco de ter que encerrar as atividades.
O Portal Flumibuss RJ teve acesso ao plano operacional do BRT TransBrasil, desenvolvido pelo Consórcio Sightseeing Rio Transportes de Passageiros após um procedimento de manifestação de interesse publicado pela Prefeitura do Rio, iniciado em Setembro do ano passado. O relatório final foi publicado em Junho deste ano. É o plano operacional mais atualizado que se tem notícia.
Neste e nos próximos 3 domingos, o Portal irá destrinchar todos os detalhes deste plano para que você já possa ter ciência do que poderá vir pela frente. Lembrando que, embora seja o relatório final, não há 100% de garantia de que ele vá ser implantado da maneira exata como está sendo apresentada, já que no mês que vem há as eleições municipais, e dependendo dos resultados, pode ser que alguma coisa mude. Para melhor compreensão, a apresentação do plano será dividida em trechos, de acordo como está sendo apresentado. Nesta primeira parte do Especial, o trecho 1 será abordado.
Resumo da operação:
O TransBrasil está previsto para entrar em operação com 22 estações e 6 terminais (Deodoro, Margaridas, Missões, Rodoviária, Américo Fontenele e Candelária). Além disso, estão previstas 17 linhas, divididos entre 3 dos 6 terminais da Avenida Brasil (Deodoro, Missões e Margaridas), além de linhas saindo dos Terminais BRT Fundão e Penha. A tabela abaixo mostra a quantidade de linhas que cada terminal terá:
Terminal | Quantidade de Linhas |
---|---|
Terminal de Deodoro | 3 |
Terminal das Margaridas | 4 |
Terminal das Missões | 4 |
Terminal da Penha | 3 |
Terminal do Fundão – Aroldo Melodia | 3 |
Dos 6 terminais ao longo da Avenida Brasil, o único que está em um estágio mais avançado é o Terminal Rodoviária, que ficará localizado em frente ao setor de embarque da Rodoviária Novo Rio. Os terminais de Deodoro, das Margaridas e das Missões estão previstos para serem entregues após a inauguração da TransBrasil, em Dezembro, enquanto que as obras de expansão do Terminal BRT Fundão já estão entrando na reta final.
Lote 1 (Terminal Deodoro x Terminal das Margaridas)
O Lote 1 da TransBrasil compreende ao trecho inicial do corredor, saindo do Terminal de Deodoro, que ficará localizado ao lado da estação de trem do bairro e seguindo até o Terminal das Margaridas, em Irajá. Neste trecho, está previsto 4 estações (Guadalupe, Shopping Guadalupe, Coelho Neto, Irajá) e 2 terminais (Deodoro e Margaridas). Além disso, está previsto a operação de 3 linhas troncais saindo do Terminal Deodoro:
Serviço | Modalidade | Nº de Estações |
---|---|---|
Terminal Deodoro x Terminal Candelária | Semi-Expressa | 8 |
Terminal Deodoro x Terminal Candelária | Paradora | 23 |
Terminal Deodoro x Terminal Rodoviária | Paradora | 20 |
Para o Lote 1, está previsto uma rede com 49 linhas, excluindo as troncais, sendo 10 remanescentes, 34 seccionadas no terminal Deodoro, 3 seccionadas na estação Shopping Guadalupe e 2 seccionadas na estação Guadalupe. Veja a lista:
Cod. Proj. | Formadora | Itinerário atual | Itinerário proposto |
---|---|---|---|
ALDEDE01 | 300 | Sulacap x Candelária (via Av. Brasil) | Sulacap x Terminal BRT Deodoro |
ALCGDE007 | 358 | Cosmos x Candelária (via Campo Grande) | Cosmos x Terminal BRT Deodoro |
ALBGDE002 | 364 | Jardim Bangu x Tiradentes | Jardim Bangu x Terminal BRT Deodoro |
ALBGDE003 | 365 | Mendanha x Tiradentes (via Vila Kennedy) | Mendanha x Terminal BRT Deodoro |
ALDEDE02 | 367 | Realengo x Candelária (via Camerino) | Realengo x Terminal BRT Deodoro |
ALBGDE004 | 370 | Bangu x Candelária (via Padre Miguel) | Padre Miguel x Terminal BRT Deodoro |
ALDEBF01 | 378 | Marechal Hermes x Castelo (via Guadalupe) | Marechal Hermes x Estação Shopping Guadalupe |
ALBGDE011 | 379 | Catiri x Tiradentes | Catiri x Terminal BRT Deodoro |
ALDEBF02 | 384 | Pavuna x Passeio (via Av. Nazaré) | Pavuna x Estação Shopping Guadalupe |
ALDEGP01 | 385 | Pavuna x Passeio (via Village) | Village Pavuna x Estação Guadalupe |
ALDEDE04 | 386 | Mariópolis x Passeio (via Anchieta) | Anchieta x Terminal BRT Deodoro |
ALBGDE005 | 389 | Vila Aliança x Candelária | Vila Aliança x Terminal BRT Deodoro |
ALBGDE009 | 392 | Bangu x Candelária (via Padre Miguel/Vila Militar) | Bangu x Terminal BRT Deodoro |
ALBGDE006 | 393 | Bangu x Candelária (via Vila Militar) | Bangu x Terminal BRT Deodoro |
ALBGDE010 | 395 | Coqueiros x Tiradentes | Coqueiros x Terminal BRT Deodoro |
ALBGDE007 | 396 | Bairro Jabour x Candelária | Bairro Jabour x Terminal BRT Deodoro |
ALCGDE008 | 397 | Campo Grande x Candelária (via Bangu) | Campo Grande x Terminal BRT Deodoro |
ALDEGP02 | 399 | Pavuna x Passeio (via Alcobaça) | Pavuna x Estação Guadalupe |
REM – 725 | 725 | Ricardo de Albuquerque x Cascadura (Circular) | Ricardo de Albuquerque x Cascadura (via Costa Barros) |
REM – 739 | 739 | Sulacap x Bangu | Sem alterações |
REM – 742 | 742 | Barata x Cascadura | Barata x Cascadura (via Costa Barros) |
ALSCDE004 | 752 | Jardim Palmares x Coelho Neto | Jardim Palmares x Terminal BRT Deodoro |
ALDEDE05 | 755 | Realengo x Coelho Neto | Realengo x Terminal BRT Deodoro |
ALBGDE008 | 777 | Padre Miguel x Madureira Shopping | Padre Miguel x Terminal BRT Deodoro |
REM – 781 | 781 | Cascadura x Marechal Hermes (Via Praça Seca) | Cascadura x Marechal Hermes (via Praça Seca / Costa Barros) |
REM – 804 | 804 | Largo do Aarão x Campo Grande (Via Felipe Cardoso) | Sem alterações |
REM – 898 | 898 | Sepetiba x Campo Grande (Via Estr. do Campinho) | Sem alterações |
ALCGDE010 | 936 | Campo Grande x Fundão (via Estrada da Posse) | Campo Grande x Terminal BRT Deodoro |
ALSCDE001 | 2303 | Cesarão x Carioca (via Santa Cruz) | Cesarao x Terminal BRT Deodoro |
ALCGDE002 | 2307 | Jardim 7 de Abril x Carioca (via Campo Grande) | Jardim 7 de Abril x Terminal BRT Deodoro |
ALCGDE003 | 2308 | Cosmos x Castelo (Expresso) | Cosmos x Terminal BRT Deodoro |
ALSCDE002 | 2309 | Urucânia x Carioca (Expresso) | Urucania x Terminal BRT Deodoro |
ALBGDE001 | 2310 | Bangu – Jardim Violeta x Candelária (Expresso) | Bangu x Terminal BRT Deodoro |
ALCGDE009 | 2332 | Campo Grande x Castelo (via Bangu) | Campo Grande x Terminal BRT Deodoro |
ALCGDE001 | 2336 | Campo Grande x Castelo (via Mendanha) | Campo Grande x Terminal BRT Deodoro |
ALCGDE004 | 2339 | West Shopping x Castelo (via Posse) | Campo Grande x Terminal BRT Deodoro |
ALCGDE006 | 2380 | Jardim Maravilha x Castelo | Jardim Maravilha x Terminal BRT Deodoro |
ALCGDE005 | 2381 | Pedra de Guaratiba x Castelo (via Campo Grande) | Pedra de Guaratiba x Terminal BRT Deodoro |
ALSCDE003 | 2383 | Sepetiba x Carioca (via Santa Cruz) | Sepetiba x Terminal BRT Deodoro |
ALITDE01 | 112B | Itaguaí x Central (via Candelária) | Itaguaí x Terminal BRT Deodoro |
REM – 117T | 117T | Duque de Caxias x Mangaratiba (via Campo Grande) | Sem alterações |
REM – 121T | 121T | Duque de Caxias x Mangaratiba (via C. Grande/Est. Campinho) | Sem alterações |
ALNLDE01 | 124B | Nilópolis x Candelária (via Anchieta) | Nilópolis x Terminal BRT Deodoro |
ALSEDE001 | 441B | Santa Sofia x Central (via Candelária) | Santa Sofia x Terminal BRT Deodoro |
ALNGDE001 | 444B | Cabuçu x Central (via Km 32/Candelária) | Cabuçu x Terminal BRT Deodoro |
ALNGDE002 | 446B | Lagoinha x Central | Lagoinha x Terminal BRT Deodoro |
REM – 459S | 459S | Campo Grande x Mangaratiba | Sem alterações |
ALMQBF01 | 478B | Mesquita x Candelária (via Chatuba) | Mesquita x Estação Shopping Guadalupe |
REM – 570P | 570P | Itaguaí x Marechal Hermes | Sem alterações |
As linhas neste eixo que serão extintas serão estas:
Linha | Itinerário | Linha substituta |
---|---|---|
369 | Bangu x Candelária | ALBGDE005 |
394 | Vila Kennedy x Tiradentes | ALBGDE006 |
398 | Campo Grande x Tiradentes (Via Av. Brasil) | ALCGDE007 |
756 | Santa Cruz x Coelho Neto | ALSCDE003 |
759 | Cesarao x Coelho Neto | ALSCDE001 |
767 | Campo Grande x Guadalupe (Via Vila Kennedy) | ALCGDE001 |
770 | Campo Grande x Coelho Neto (Metro) Circular | ALCGDE001 |
771 | Campo Grande x Coelho Neto (Metro) Circular | ALCGDE001 |
772 | Bangu x Coelho Neto (Circular) | ALBGDE001 |
790 | Campo Grande x Cascadura | ALCGDE001 |
813 | Manguariba x Santa Cruz (Circular) | ALSCDE001 |
923 | Jardim Violeta x IAPI Da Penha (Via Bangu) | ALBGDE006 |
933 | Catiri x Cidade Universitária (Via Bangu) | ALCGDE010 |
945 | Pavuna x Cidade Universitária | ALDEBF02 |
119T | Duque de Caxias x Itaguaí (via Bangu/Campo Grande) | REM – 121T |
133B | Central x Nova Iguaçu | REM – 434L |
2425D | Alcântara x Campo Grande | TRALC001 |
425D | Alcântara x Campo Grande | TRALC001 |
442L | Coelho Neto x Itaguaí | ALITDE01 |
479I | Nova Iguaçu x Parada de Lucas | REM – 434L |
564T | Campo Grande x Duque de Caxias (via Parada de Lucas) | REM – 117T |
712L | Coelho Neto x Santa Sofia | ALSEDE001 |
Alguns pontos à destacar:
- A proposta de encurtamento das linhas 752 e 755, que, inclusive não roda há 4 anos, e a extinção das linhas 756, 759, 770, 771, 772, 442L e 712L, que são linhas que ligam os bairros da Zona Oeste e as cidades de Itaguaí e Seropédica com o Metrô de Coelho Neto poderá ter impactos negativos no sistema, já que muitos passageiros poderão ser forçados a seguir no BRT até o Centro, já que a distância entre a estação de BRT e do Metrô de Coelho Neto é de 1,4km
- A ausência de duas estações nos trechos entre as futuras estações Shopping Guadalupe e Coelho Neto e Coelho Neto e Irajá, principalmente neste segundo segmento, já que no meio há o CEASA, um dos maiores centrais de abastecimento da América Latina.
- Enquanto linhas como a 119T (Caxias x Itaguaí) e 564T (Caxias x Campo Grande) figuram na lista de linhas extintas com o BRT, linhas mais longas como 117T (Caxias x Mangaratiba) e 121T (Caxias x Mangaratiba via Estrada do Campinho) são apresentadas como alternativas às linhas.
- Na lista de linhas encurtadas, há o destaque para que até as linhas executivas municipais e intermunicipais serem encurtadas e/ou extintas, já que há uma tendência de queda no número de passageiros transportados nos ônibus executivos da cidade.
Ao longo da TransBrasil, está previsto o corte de várias linhas, seja municipais, intermunicipais, urbanas e executivas. Porém, há de se destacar, novamente, que, por mais que este seja o relatório final, não há a garantia de que ele vá ser implantado exatamente como está sendo apresentado, já que estamos em meio a um pleito eleitoral, o que poderá segurar um pouco, ou não, o plano operacional.
No próximo domingo, seguindo o traçado da TransBrasil, detalharemos o Lote 2 do BRT, que compreende o trecho entre os Terminais das Margaridas e das Missões
As linhas que vem da Zona Oeste e fazem ponto final em Coelho Neto não podem ser extintas pois o metrô também serve como opção para deslocamento para outros bairros da zona Norte e para o centro da cidade. Essas linhas podem muito bem passar no terminal Deodoro e de lá seguir para Coelho Neto. A zona Oeste já está muito carente de linhas de ônibus e quanto mais opções, melhor.