Os prováveis impactos da operação do TransBrasil – Parte 2
Os prováveis impactos da operação do TransBrasil – Parte 2

Os prováveis impactos da operação do TransBrasil – Parte 2

Englobando o Terminal das Margaridas e as duas estações, ali será feito o maior corte de linhas, impactando diretamente na Baixada como um todo.

Na segunda parte do especial mostrando como será o Plano Operacional do BRT TransBrasil, corredor de ônibus que liga Deodoro ao Centro do Rio, e que está previsto para iniciar em Dezembro deste ano, mas sem as garantias da operação plena – o que já explicamos na parte 1 do especial. Hoje seguimos com o Lote 2, que compreende o trecho entre os Terminais das Margaridas e das Missões, Relembrando: embora seja o relatório final, não há 100% de garantia de que ele vá ser implantado da maneira exata como está sendo apresentada, já que no mês que vem há as eleições municipais, e dependendo dos resultados, pode ser que alguma coisa mude.

Você pode rever a primeira parte do Especial clicando aqui

Lote 2 (Terminal das Margaridas x Terminal das Missões):

O Lote 2 da TransBrasil engloba um trecho de 3,6km, contados a partir do viaduto de acesso ao futuro Terminal das Margaridas, que está sendo construído no terreno onde funcionava um posto do Detran-RJ, e o viaduto de acesso ao futuro Terminal das Missões. Neste trecho, além dos terminais, apenas 2 estações estão previstas (Parada de Lucas e Cidade Alta).

Saindo do Terminal das Margaridas, está previsto a criação de 4 serviços. Diferentemente do Terminal Deodoro, onde está previsto apenas 3 serviços. O quarto serviço atenderá ao Terminal Américo Fontenele, localizado atrás da Central do Brasil. Veja a relação das linhas

ServiçoModalidadeNº de Estações
Terminal Margaridas x Terminal CandeláriaSemi-Expressa6
Terminal Margaridas x Terminal CandeláriaParadora19
Terminal Margaridas x Terminal RodoviáriaParadora16
Terminal Margaridas x Terminal Américo FonteneleDireta2
Mapa do Trecho 2 do BRT TransBrasil, entre os Terminais das Margaridas e das Missões. Foto: Reprodução caderno AV1 Relatório Final TransBrasil.

A rede de linhas alimentadoras deste trecho será a maior de toda a TransBrasil. Será uma rede com, ao todo, 63 linhas, sendo: 23 remanescentes, 34 seccionadas no Terminal Margaridas e outras 6 seccionadas nas estações do trecho. Veja a lista:

Cod. Proj.FormadoraItinerário atualItinerário proposto
ALMDPC01342Jardim América X CasteloJardim América X Estação Cidade Alta (via Praça do Cimento Branco)
ALMDCN01362Honório Gurgel X Castelo (via Barros Filho)Honório Gurgel X estação Coelho Neto
ALMDIR01376Pavuna X Candelária (via Parque Colúmbia)Pavuna X Estação Parada de Lucas (via Jardim América)
ALMDCN02665Pavuna x Saens Peña (via Coelho Neto)Pavuna X estação Coelho Neto
ALSPCJ01665Pavuna x Saens Peña (via Coelho Neto)Estação Igrejinha x Saens Peña (via Quinta da Boa Vista)
ALMDIJ01712Cascadura x IrajáCascadura X estação Irajá
ALNGMD01113BNova Iguaçu x Central (via Plínio Casado)Nova Iguaçu x Terminal BRT Margaridas (via Plínio Casado)
REM – 118B118BNova Iguaçu x Candelária (Rápido)Nova Iguaçu x BRT Fundão (via Linha Vermelha)
TRNL002120BNilópolis x CentralSem alterações
REM – 122B122BCentral x Comendador Soares (via Barros Júnior)Sem alterações
TRNL001129BCentral x Nilópolis (Via Vila Norma)Sem alterações
ALNGMD12131INova Iguaçu x Caxias (via Light / Pavuna)Nova Iguaçu x Terminal BRT Margaridas
REM – 134I134INova Iguaçu x Duque de CaxiasSem alterações
REM – 135I135IDuque de Caxias x São João De MeritiSem alterações
ALSMMD01140BSão João de Meriti x CentralSão João de Meriti x Terminal BRT Margaridas
ALNGMD13143CNova Iguaçu x Niterói (via São João)Nova Iguaçu x Terminal BRT Margaridas
ALNLMD02152BNilópolis x Central (via Light / Pavuna)Nilópolis x Terminal BRT Margaridas
ALJPMD01192CJaperi x CentralJaperi x Terminal BRT Margaridas
ALPBMD01193CParacambi x CentralParacambi x Terminal BRT Margaridas
ALNGMD142492BVila de Cava x Central (via Candelária)Vila de Cava x Terminal BRT Margaridas
REM – 431L431LDeodoro x NilópolisSem alterações
REM – 432L432LBangu x Nova IguaçuSem alterações
REM – 434L434LNova Iguaçu x SulacapSem alterações
TRQD001440BCentral x QueimadosSem alterações
ALNGMD15442BCabuçu x Central (via Nova Iguaçu)Cabuçu x Terminal BRT Margaridas
REM – 443B443BQueimados x Praça MauáQueimados x BRT Fundão (via Linha Vermelha)
REM – 451B451BCentral x Engenheiro PedreiraSem alterações
ALQDMD01452BCamorim x Central (via Queimados)Camorim x Terminal BRT Margaridas
ALQDMD02453BEngenheiro Pedreira x Central (via Delamare)Engenheiro Pedreira x Terminal BRT Margaridas (via Delamare)
REM – 459B459BQueimados x PenhaSem alterações
ALBRMD01472BCoelho Branco x Candelária (Parador)Coelho Branco x Terminal BRT Margaridas
ALBRMD09476BCoelho da Rocha x CentralCoelho da Rocha x Terminal BRT Margaridas
ALMQMD02479BMesquita x Central (via Edson Passos)Mesquita x Terminal BRT Margaridas (via Edson Passos)
ALNGMD02488BBoa Esperança x CentralBoa Esperança x Terminal BRT Margaridas
ALNGMD03491BAustin x Central (via Tio Luiz)Austin x Terminal BRT Margaridas (via Tio Luiz)
ALNGMD04492BVila de Cava x CentralVila de Cava x Terminal BRT Margaridas
ALNGMD05493BPonto Chic x CentralPonto Chic x Terminal BRT Margaridas
ALNGMD06494BAustin x Central (via Cacuia) Austin x Terminal BRT Margaridas (via Cacuia)
REM – 496B496BCentral x Miguel Couto (Via Luiz de Lemos)Sem alterações
ALNGMD07497BMiguel Couto x Central (via Ambaí)Miguel Couto x Terminal BRT Margaridas (via Ambaí)
ALNGMD08498BCaiçaras x CentralCaiçaras x Terminal BRT Margaridas
ALNGMD09499BCabuçu x Central (via Estrada da Palhada)Cabuçu x Terminal BRT Margaridas (via Estrada da Palhada)
REM – 503B503BCentral x Vila de CavaVila de Cava x BRT Fundão (via Linha Vermelha)
ALBRMD02512BPraça da Bandeira x Central (Parador)Praça da Bandeira x Terminal BRT Margaridas
ALSMMD02513BVila Tiradentes x CentralVila Tiradentes x Terminal BRT Margaridas (via Vila Rosali)
TRSM001514BCentral x ÉdenSem alterações
ALSMMD03516BVenda Velha x CentralVenda Velha x Terminal BRT Margaridas
ALBRMD03518BNova Aurora x CentralNova Aurora x Terminal BRT Margaridas
ALBRMD04519BAreia Branca x CentralAreia Branca x Terminal BRT Margaridas
ALBRMD05520BSão Francisco x CentralSão Francisco x Terminal BRT Margaridas
REM – 521B521BCentral x Coelho da RochaSem alterações
ALBRMD06523BSargento Roncali x Central (via São Vicente)Sargento Roncali x Terminal BRT Margaridas
ALBRMD07524BNova Aurora x CentralNova Aurora x Terminal BRT Margaridas
ALNGMD10526BItaipu x CentralItaipu x Terminal BRT Margaridas
REM – 540L540LNova Iguaçu x Ricardo De Albuquerque (via Mariópolis)Sem alterações
REM – 543L543LMéier x Nova IguaçuSem alterações
REM – 544L544LMéier x Nova Iguaçu (Via Norte shopping)Sem alterações
REM – 546L546LNova Iguaçu x Praça Seca (via Brigada Paraquedista)Sem alterações
REM – 551L551LNova Iguaçu x PenhaSem alterações
ALMQMD03651BMesquita x Central (via Light / Pavuna)Mesquita x Terminal BRT Margaridas (via Via Light)
ALNGMD11703BComendador Soares x Mercado São SebastiãoComendador Soares x Terminal BRT Margaridas
REM – 737L737LBelford Roxo x DeodoroSem alterações
ALBRMD08800LNova Aurora x Madureira (via Barros Filho)Nova Aurora x Terminal BRT Margaridas
Legenda: AL = Alimentadora | REM = Remanescente

Além disso, outras 25 linhas estão na lista para serem eliminadas. Veja a lista de linhas eliminadas, com a sua respectiva referência substitutiva:

LinhaItinerárioLinha substituta
114BCentral x Nova Iguaçu (via Vila Nova)ALNGMD01
115BCentral x Nova Iguaçu (via Vila Nova)ALNGMD01
119BCentral x Nova Iguaçu (via Plínio Casado)ALNGMD01
134BNova Iguaçu x Vila Isabel434L – Nova Iguaçu x Sulacap
137INova Iguaçu x Duque de Caxias (Direto)134I – Nova Iguaçu x Caxias (via São João)
351Vaz Lobo x Candelária (via Irajá Rápido)ALMDIJ01
447BJardim Nova Era x CentralALNGMD09
449BBenfica x Queimados (via Shopping Nova América)459B – Queimados x Penha
474BCentral x Praça da Bandeira (via Coelho da Rocha)ALBRMD02
489BCentral x Jardim EsplanadaALNGMD02
501BCentral x Miguel Couto (via Luiz de Lemos)ALNGMD07
502BMiguel Couto x EstácioALNGMD07
511BCentral x Parque AraruamaALSMMD03
522BCentral x Parque São VicenteALBRMD06
528BHeliópolis x CentralALBRMD03
541LCascadura x Nova Iguaçu544L – Nova Iguaçu x Méier (N. Shopping)
542LCascadura x Nilópolis543L – Nova Iguaçu x Méier (Engenhão)
547LNilópolis x Ricardo de Albuquerque (Circular – via Mariópolis)540L – Nova Iguaçu x Ricardo (via Mariópolis)
702BAustin x Mercado São SebastiãoALNGMD03
709Cascadura X Amarelinho (Circular)ALMDIJ01
713BCabuçu x Coelho NetoALNGDE001
1907BJaperi x PasseioALJPMD01
1940DNova Iguaçu x NiteróiALNGMD13
1960BNova Iguaçu x Castelo434L – Nova Iguaçu x Sulacap
2904TDuque de Caxias x Campo Grande117T – Caxias x Mangaratiba (via Itaguaí)

Pontos à destacar:

  • Neste estudo, estão sendo considerados linhas que já tiveram suas baixas registradas no Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO), como é o caso da 120B e da 152B, ambas operadas anteriormente pela Master Transportes; A baixa ocorreu há quase 5 anos. No caso da 152B, a substituta direta seria a 651B (Mesquita x Central via Light);
  • A estação Parada de Lucas da TransBrasil ficou longe da estação Parada de Lucas da Supervia, repetindo o erro de projeção das Estações de Coelho Neto do Metrô e do BRT, deixando escapar, outras possibilidades de integração do corredor com outros modais;
  • A extinção de linhas como a 541L, 542L e 547L, cujos itinerários passam longe de algum trecho do BRT.
  • A extinção da linha 137I (Nova Iguaçu x Caxias) e o encurtamento da 131I (Nova Iguaçu x Caxias via Light), da Master, que são duas linhas com itinerários mais rápido do que a linha substituta (134I), apenas por passar por um trecho de 1 km concomitantemente ao BRT.
  • Ainda nessas extinções, segundo o estudo, a opção para as linhas 134B e 1960B seria a linha 434L, da Nilopolitana. Porém, o itinerário da linha da Nilopolitana não tem nada à ver com as linhas “extintas” da Evanil.

O nosso objetivo com a divulgação deste estudo feito é deixar o passageiro ciente sobre os impactos que a implantação da TransBrasil poderá causar na mobilidade urbana de toda a Região Metropolitana. No entanto, este estudo poderá sofrer alterações em vista das eleições municipais, já que há a possibilidade da mudança de prefeito, haja vista que o candidato Marcelo Crivella está com dificuldades para conseguir a reeleição, e os demais candidatos já sinalizaram rever pontos da operação do corredor.

Na próxima matéria do especial sobre a operação da TransBrasil, destrincharemos o lote 3, compreendido entre o Terminal Missões e o Viaduto do Caracol, acesso para a TransCarioca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *