Desde a chegada deles no ano passado, começou uma série de polêmicas, principalmente por estarem rodando em linhas de alta demanda
Foto: Gabriel Petersen Gomes
Passageiros da Viação Nossa Senhora da Penha podem respirar aliviados. Após muitas polêmicas e pressões dos passageiros, a empresa mesquitense retirou parte dos micro-ônibus modelo CAIO F2400 II, adquiridos pela empresa em 2020. A retirada se deu por conta da empresa ter escalado os micros fora do seu planejamento original, que seriam as linhas 540 (Nova Iguaçu x Ricardo de Albuquerque), 547 (Nilópolis x Ricardo de Albuquerque) e 737 (Belford Roxo x Deodoro, via Banco de Areia).
Desde quando os micro-ônibus começaram a rodar, em Outubro do ano passado, eles foram espalhados por todas as linhas da empresa, inclusive em linhas considerada de altíssima demanda, como a 544 (Nova Iguaçu x Méier, via Norte Shopping) 551 (Nova Iguaçu x Penha, via Rocha Miranda). Segundo o que a empresa alegou na época, os micro-ônibus foram escalados nestas linhas por conta da redução da demanda provocado pela pandemia da Covid-19.
Porém, o que se viu desde então foi uma cena completamente oposta: cenas de superlotação nos micro-ônibus se tornou uma cena muito recorrente, o que gerou muita insatisfação dos passageiros, já que uma das premissas para a prevenção da Covid-19 é o distanciamento social, coisa que era facilmente desrespeitada. Além do fato que os micros estavam sendo escalados em linhas de longa distância, o que desgastava os próprios rodoviários da empresa.
A tão esperada retirada dos micros
No final de Janeiro, agentes de fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO) multaram a empresa pela superlotação nos micros, após uma enxurrada de denúncias.
A movimentação começou na última segunda-feira, quando uma imagem que circula nas redes sociais mostra um comboio passando pela Via Light, altura de Mesquita, já descaracterizados. A empresa optou em repassá-los para a Auto Viação Jabour, do Consórcio Santa Cruz, que é do mesmo grupo empresarial. Veja:
Além disso, veja como ficou um destes micro-ônibus após a descaracterização, já chegando na nova empresa:
No entanto, a chegada destes micro-ônibus, embora remanejados, na Jabour pode gerar insatisfação maior ainda, já que a empresa está adotando, desde o meio da pandemia, o mesmo estilo operacional da Penha: micro-ônibus em linhas de maior circulação. Linhas como a 867 (Campo Grande x Barra de Guaratiba) e a 918 (Bangu x Bonsucesso) tiveram toda a sua frota de ônibus convencionais substituídas por micro-ônibus, o que gerou e ainda gera insatisfação por parte dos passageiros. No início do ano, o Portal Flumibuss RJ registrou em Barra de Guaratiba, a fila enorme no ponto final da 867 e um micro-ônibus na placa, o que gerou muita reclamação:
Mas ao consultar os dados da secretaria municipal de Transportes (disponível para consulta aqui), as únicas linhas da Jabour que possuem autorização para circular com micro-ônibus são:
- 802 – Bangu x Campo Grande (via Rio da Prata)
- 834 – Campo Grande x Alhambra
- 835 – Campo Grande x Largo do Correia (via Estrada da Cachamorra)
- 836 – Campo Grande x Caboclos
- 837 – Campo Grande x Conjunto da Marinha (via Moinho)
- 838 – Campo Grande x BRT Magarça (via Maravilha)
- 843 – Campo Grande x Boa Esperança
- 845 – Campo Grande x Cantagalo
- 851 – Campo Grande x Escola Amazonas (via Senador Vasconcelos) [desativada]
- 852 – Campo Grande x Pedra de Guaratiba (via Mato Alto – Circular)
- 864 – Campo Grande x Bangu
- 866 – Campo Grande x Pedra de Guaratiba (via Magarça – Circular)
- SV866 – Campo Grande x Pingo d’Água (Circular)
- 897 – Paciência x Pingo d’Água (via 31 de Outubro)
O que levaria uma empresa do porte da Jabour a reduzir o tamanho dos micro-ônibus em todas as linhas? Ninguém sabe, mas também, o que chega a ser gritante é que não há nenhuma fiscalização feita de maneira correta pelo poder concedente, o que faz com que a empresa mande e desmande.
Ainda não se sabe o que a Penha fará com o resto dos micro-ônibus, mas a tendência é que estes também sejam retirados de circulação ou remanejados para as linhas corretas.