Prefeitura anuncia a reversão da racionalização das linhas
Prefeitura anuncia a reversão da racionalização das linhas

Prefeitura anuncia a reversão da racionalização das linhas

Em coletiva no Palácio da Cidade, a secretária Maína Celidônio anunciou a modificação das 5 primeiras linhas, com prazo pra terminar em Junho.

Foto de capa: Gabriel Petersen Gomes – Acervo Flumibuss RJ

Numa entrevista coletiva convocada pela Prefeitura do Rio na manhã desta quarta-feira, a secretária municipal de transportes, Maína Celidônio, dentre outros assuntos, anunciou o início da reversão da racionalização das linhas de ônibus na cidade do Rio. Além disso, outras medidas foram anunciadas envolvendo o sistema BRT. Os pontos abordados foram:

  • Início da reversão da racionalização das linhas de ônibus da cidade;
  • Revisão das obras do BRT TransBrasil;
  • Intervenções na TransOeste e na TransCarioca.

Confira, detalhadamente, cada um dos pontos mencionados durante a coletiva:

Reversão da racionalização

Logo no início da coletiva, a secretária Maína Celidônio abriu mencionando que 256 linhas que foram extintas e/ou modificadas entre 2010 e 2021 estão sendo objeto de estudo para a reversão da racionalização das linhas de ônibus, projeto iniciado pelo prefeito do Rio Eduardo Paes, em 2012, para adequar as operações aos corredores BRT que vinham pela frente (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica), e, posteriormente, o redimensionamento das linhas na Zona Sul, com a temida “racionalização” que gerou (e gera) muitas reclamações até hoje. Ela pondera que estas linhas estão sendo identificadas graças a análise dos técnicos da SMTR:

A gente identificou linhas que deixaram alguma área desatendida e que, de fato, houve uma diminuição no atendimento à população. A partir disso, a gente propõe modificações nas linhas para que atendam à população plenamente.

Maína Celidônio, secretária Municipal de Transportes
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Secretária de transportes Maína Celidônio apresentando o que será feito com a linha 517, que voltará a ser a linha 157. Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio

Segundo a secretária, das 256 linhas que foram modificadas, 5 linhas já foram anunciadas que terão modificações a serem implantadas nos próximos dias, sendo o retorno de 2 delas e o prolongamento de outras 3, confira:

434 – Grajaú x Siqueira Campos (via Largo do Machado)

Também encurtada na racionalização de 2015/2016, a Prefeitura alegou que muitos passageiros do entorno da Praça Edmundo Rego não conseguiam chegar à Ipanema e o Leblon, já que a linha 435 (Grajaú x Gávea-PUC, via Santa Bárbara) não sai do mesmo lugar, e sim da Praça Malvino Reis (entroncamento das ruas José do Patrocínio e Barão do Bom Retiro). A secretária anunciou que a linha 435 terá o ponto final remanejado para a Praça Edmundo Rego para melhorar o atendimento na ligação Grajaú x Ipanema / Leblon.


517 – Passeio x Gávea-PUC (via Largo do Machado / Fonte da Saudade)

Atualmente desativada, a linha foi criada em 2016, a partir do encurtamento da antiga linha 157 (Central x Gávea-PUC via Praia do Flamengo). Inicialmente fora encurtada em Botafogo, mas com as crescentes reclamações, a linha foi prolongada até o bairro da Glória, fazendo o retorno no Passeio Público. Com a acentuação da crise na operadora, Transportes Vila Isabel, a linha foi perdendo sua força até a sua desativação pela empresa. A empresa até reativou a linha no ano passado, mas a linha não durou muito tempo ativa. Com o anúncio de hoje, a linha 517 voltará até a Central, reassumindo o número 157, para restabelecer a integração com os trens da Supervia

636 – Praça Seca x Praça Saens Peña (via Grajaú / Méier)

Encurtada com o BRT Transcarioca em 2014, inicialmente, foi encurtada em Madureira, porém, posteriormente foi prolongada até a Praça Seca. Segundo a justificativa da Prefeitura, houve a perda da conectividade via Bilhete Único Carioca da região da Gardênia Azul com bairros da Zona Norte. A linha será prolongada do IPASE, atual ponto final, para o terminal do Tanque, a fim de melhorar a integração de Jacarepaguá com bairros da Zona Norte. Por tabela, a linha 353 (Praça Seca x Rodoviária) também poderá ser prolongada até o Tanque.

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Com o retorno da 636, há a possibilidade, por tabela, da linha 353 ser prolongada até o Tanque também.

SV819 – Bangu x Jardim Bangu (via Rua Catiri)

A variante da linha 819 (Bangu x Jardim Bangu, via Cancela Preta) foi criada em 2015 logo após a extinção da linha 684 (Catiri x Méier), porém, a linha não demorou muito tempo e já foi desativada. Segundo o que fora apresentado pela secretaria, após a extinção da 684, os passageiros da região do Catiri necessitam de utilizar vans (muitas vezes, irregulares) ou caminhar cerca de 1km até a Avenida Brasil para conseguir condução. A variante será restabelecida.

874 – Marambaia x Pontal (via Serra da Grota Funda) (operado irregularmente como Mato Alto x Pontal)

Criada a partir do encurtamento da linha 387 (Marambaia x Carioca), em 2012, a linha teve duas versões: uma indo até o BRT Ilha de Guaratiba e outra indo até o BRT Pontal, atendendo a Serra da Grota Funda. Porém, com o passar do tempo, a linha foi sendo abandonada, a linha trocou de operadora (da Pégaso para a Jabour) e, numa tentativa de levantar a linha, foi modificada completamente, passando a operar como Mato Alto x Pontal. Não durou muito tempo. Agora o que ficou definido é que a linha será prolongada até o Recreio Shopping, via Serra da Grota Funda, mas que não haverá paradas entre o BRT Pontal e o Recreio Shopping, de tal forma que se possibilite a integração com as linhas 315 (Central x Recreio, via Linha Amarela) e Integrada 8 (Recreio x Rio Sul, via Alvorada / Av. das Américas).

Segundo o cronograma divulgado pela Secretária, todo o processo estará concluído até o dia 30 de Junho.

Revisão de projeto do BRT TransBrasil

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que foi necessário fazer uma revisão no cronograma de obras. Uma das principais mudanças será o prolongamento dos trilhos do VLT, atualmente encerrando na Parada Praia Formosa, para um terminal a ser construído no terreno da antiga Usina do Gasômetro, de tal forma que se melhore a integração entre BRT e VLT, já que sem o prolongamento, a caminhada do Terminal Rodoviária até a Estação Rodoviária ou Praia Formosa do VLT é de 550 metros, e que também não seja necessário o BRT adentrar o Centro.

A nossa ideia era retomar as obras ainda no mês de março. Diante dessas modificações, resolvemos adiar um pouco, mas a nossa expectativa é poder concluir a Transbrasil até o ano que vem. Essas obras são feitas com recursos do Governo Federal, não é um problema de recursoEduardo Paes, prefeito do Rio

Além disso, outras mudanças anunciadas no que se refere à TransBrasil estão:

  • Reinserção de 4 estações que foram retiradas no trecho Deodoro x Terminal das Margaridas;
  • Segregação, por completo, das pistas do BRT das convencionais, a fim de evitar acidentes;
  • Colocação de pavimento de concreto entre Deodoro e Margaridas;
  • Revisão do acesso à Estação Igrejinha (ao lado do acesso à Ponte Rio-Niterói), para que o acesso não seja feito em nível;
  • A revisão dos pontos de ônibus ao longo da Brasil, para melhorar o acesso às estações do BRT
  • A revisão dos Terminais Margaridas e Missões;

O prefeito ainda destacou que, de acordo com as estimativas iniciais, a Prefeitura terá de fazer um aporte de R$ 133 milhões para melhorar o sistema BRT até que o novo processo de licitação seja concluído. Mas frisou que a futura nova operadora do sistema terá de ressarcir todo o montante gasto pelo município durante a intervenção.

Quero passar uma mensagem de otimismo, mas com realismo. O sistema vai, ao longo dos meses, apresentar melhorias, a população vai perceber, mas a solução definitiva vai levar algum tempo. Mas quero revalidar meu compromisso com a população de que o BRT vai voltar a dar certo. Vamos ter os quatro corredores até o fim do ano que vem funcionando plenamente.

Eduardo Paes, prefeito do Rio

Intervenções na TransOeste e TransCarioca

A interventora do BRT, Claudia Secin, apresentou um diagnóstico mais atualizado da deterioração do sistema BRT. Segundo ela, atualmente, em condições perfeitas de uso, há somente 120 carros no sistema, de um total de 297 encontrados nas três garagens (Cosmos, Curicica e Ramos). A intenção é incluir mais 27 articulados até o próximo sábado, dia 10, e 241 articulados até Setembro, obedecendo o seguinte cronograma:

  • Início de maio – 173 veículos;
  • Início de junho: 199 veículos;
  • Início de julho – 223 veículos;
  • Início de agosto – 223 veículos;
  • Início de setembro – 241 veículos.

Além disso, o prefeito anunciou que a partir da semana que vem, novos serviços semi-diretos emergenciais feito com ônibus urbanos serão implantados até as estações Mato Alto, Magarça e Pingo d’Água. Atualmente 60 ônibus foram disponibilizados na linha SE001 – Santa Cruz x Alvorada (Semi-Direto), com a previsão de serem disponibilizados mais 30.

Só com o “diretão”, que é o Santa Cruz x Alvorada, as estatísticas da Secretaria de Transporte mostram que estamos carregando mil passageiros a mais nos horários de pico da manhã e da tarde. Eram passageiros que tinham desistido do sistema Transoeste, estavam usando frescão e Uber

Claudia Secin, interventora do BRT

Outras medidas anunciadas pela Prefeitura para os corredores TransOeste e Transcarioca:

  • Criação do programa BRT Presente, um programa criado com o objetivo de melhorar a segurança nas estações e garantir a preservação do patrimônio público.
  • Renegociação de contratos que já foram auditados e suspensão de pagamento daqueles que ainda estão sob análise
  • Reabertura de 46 estações (oito já foram reabertas)

Um comentário

  1. Raquel

    Olá. A linha 435 (Grajau X PUC) está funcionando com regularidade? Quais os horários dessa linha? Ela é extremamente necessária. O Grajau precisa de metrô o ligando a toda a cidade. Uma estação no bairro com um túnel no final da rua Uruguai para encurtar o itinerário e acelerar a chegada a Zona Sul, assim como a possibilidade de um tunel na grajau x jacarepágua para encurtar o acesso até a Zona Oeste é providencial. assim Estender o metrô subterrâneo para toda a Cidade do Rio de Janeiro é algo que não dá mais para protelar. BRT e metro de superfície é mobilidade urbana fake, precisamos de mobilidade urbana eficiente já!

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