Houve registros de vandalismo e calote em várias linhas Norte x Sul da cidade. Moradores de Copacabana já se mobilizam para acabar com a 474.
Foto: Reprodução Redes Sociais – Edição: Gabriel Petersen Gomes
Nem o calor de quase 40 graus em meio à pandemia da Covid-19 segurou os cariocas em casa e muitos foram às praias por toda a cidade. Mas para quem resolveu ir às praias oceânicas da Zona Sul (Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon), além de se deparar com as praias lotadas, teve que se deparar com cenas de filmes de terror. Houve vários registros de vandalismo em, ao menos, 4 linhas: 433, 457, 474 e 492.
Vários vídeos estão circulando nas redes sociais desde a tarde deste domingo. Num deles, um ônibus da linha 433 (Vila Isabel x Siqueira Campos – via Lapa) aparece completamente abarrotado, com a suspensão traseira arriada, o ônibus quase arrastando a traseira no chão
Registros da invasão ao ônibus da linha 433 em Copacabana, possivelmente na Avenida Princesa Isabel. Foto: Zona Sul da Depressão – Facebook
Registros da invasão ao ônibus da linha 433 em Copacabana, possivelmente na Avenida Princesa Isabel. Foto: Zona Sul da Depressão – Facebook
Mas a linha mais emblemática em tempos de praia, a 474 (Jacaré x Copacabana, via Catumbi / Santa Bárbara) não passou imune. Houve registros de invasões à vários coletivos da linha ao longo de todo o dia, tanto para os lados da Zona Norte, como para os lados da Zona Sul. Num dos casos, um ônibus da linha, quando passava na Avenida Nossa Senhora de Copacabana teve algumas janelas
Já há mobilizações na internet, principalmente entre moradores de Copacabana, para um abaixo assinado à ser entregue à Prefeitura do Rio pedindo a extinção da 474, alegando que a linha traz problemas para os moradores e que, segundo a ideologia deles, com a extinção da mesma, os “pivetes” não estariam mais circulando pelo bairro principalmente aos finais de semana.
Houve também registro de depredação em um ônibus da Viação Pavunense, que estava circulando na linha 457 (Abolição x Copacabana). Veja o vídeo abaixo onde o motorista mostra o estrago feito:
A linha 492 (Bancários x Prado Junior), criada há 2 anos para servir de ligação direta da Ilha do Governador com a Zona Sul também passou pela prova de fogo. Houve registros de invasão à um ônibus da linha no ponto final da Avenida Prado Junior, no início do bairro, conforme o vídeo que está no final desta matéria.
Para a semana, a previsão é de sol e sem nuvens, pelo menos, até a próxima quarta-feira. Agora, caso volte à fazer sol no próximo final de semana, fatalmente cenas como as que estão sendo mostradas nesta matéria poderão se repetir.
Procuramos o Rio Ônibus, o sindicato das empresas de ônibus, para saber o saldo de destruição deste final de semana, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno. A matéria será atualizada assim que a nota for disponibilizada.
Veja alguns dos demais vídeos que estão circulando!
Vídeos circulantes na redes sociais (Facebook e Twitter)