De acordo com a Prefeitura, uma linha será extinta, outra será criada, uma terceira terá o itinerário encurtado, duas terão a frota reduzida, e duas passarão a rodar somente nos horários de pico.
Foto: Gabriel Petersen Gomes
(Atualizado em 23/05/2022, 00:10)
A Prefeitura de Niterói anunciou que a partir do próximo sábado, dia 28, começará uma série de mudanças nas linhas de ônibus municipais da cidade. A racionalização das linhas irá afetar, principalmente, os bairros da Região Oceânica, Zonas Sul e Norte da cidade. As mudanças já estavam previstas no Plano de Mobilidade Urbana (PMUS) da cidade, mas que não foram implantadas devido à pandemia do Coronavírus.
Veja, detalhadamente, as mudanças que estão previstas:
a) A linha 62A (Caramujo x Charitas), operado atualmente pela Ingá, será extinta. A principal alternativa para os passageiros será utilizar as linhas 26 (Caramujo x Terminal) e 26A (Morro do Céu x Terminal), que terão reforço na frota e, ao longo, da Alameda São Boaventura, integrar com a linha 62 (Santa Bárbara x Charitas);
b) As linhas Oceânicas 3 (Engenho do Mato x Terminal via Av. Central) e 3A (Itaipu x Terminal via Av. Central) passam a seguir pela Praia de Icaraí. Com a mudança, as linhas 38A (Itaipu x Terminal, via Cantagalo / Engenho do Mato) e 46 (Várzea das Moças x Terminal, via Praia de Icaraí) terão a frota reduzida gradativamente a partir do dia 11 de Junho;
c) As linhas 52A (Baldeador x Charitas, via Rui Barbosa) e 54 (Sapê x Piratininga) passarão a rodar somente nos dias úteis nos horários de pico – Das 05:00 às 10:00 e de 16:00 às 20:00. Para chegar em Charitas e Piratininga fora destes horários, os passageiros poderão utilizar as linhas 35 (Baldeador x Terminal) ou 36 (Sapê x Terminal) até o final do Canal de São Francisco para integrar com as linhas Oceânicas.
d) Será criado a linha 48SP (Rio do Ouro x Praia de Icaraí), facilitando o acesso da Estrada Caetano Monteiro e de Pendotiba com a Zona Sul da cidade. A operação será feita da seguinte forma: a cada 3 ônibus da linha 48 (Rio do Ouro x Terminal), sairá um 48SP.
e) A linha 57 (Santa Rosa – Viradouro x Terminal, via Fagundes Varela) será encurtada no Ingá, operando de forma circular. Ao sair da Rua Miguel de Frias, os coletivos irão virar para a Praia das Flechas, já retornando para o Terminal. Com a mudança, espera uma redução de 20 minutos na espera para quem mora na Fagundes Varela.
Faixa exclusiva na Av. Sete e estação padrão BHLS em Camboinhas
Além das mudanças nos ônibus, a partir do domingo, dia 29, será proibido o estacionamento na Avenida Sete de Setembro, em Santa Rosa, no trecho entre a Rua Nóbrega e a Rua Gavião Peixoto. A ideia, segundo o município, é criar uma faixa de ônibus na região. Na via circulam seis linhas de ônibus, sendo 1 intermunicipal e 5 municipais.
Com as obras de remodelação no Trevo de Camboinhas, para acesso ao bairro, será entregue duas baias para embarque e desembarque dos ônibus que vêm de Piratininga, na região Oceânica da cidade. O projeto, também previsto no PMUS, contempla a construção de duas estações BHLS, principalmente para a linha Oceânica 1 (Piratininga x Terminal, via Shopping).
A remodelação do acesso de Camboinhas prevê que 14.000 pessoas sejam beneficiadas.
Após as mudanças, a Prefeitura de Niterói irá prosseguir com a segunda etapa da racionalização, que irá mexer nas linhas que circulam na região do Barreto, Engenhoca e da Venda da Cruz. Linhas como a 42 (Barreto x Centro / Terminal) e a 61 (Venda da Cruz x Icaraí) serão algumas das que terão alguma modificação.
Com informações do Enfoco – Site de Notícias