Após 6 anos à sua descontinuação, a via, entre a Avenida Presidente Vargas e Praça Tiradentes volta à receber a faixa exclusiva para ônibus no lado direito.
Foto: Gabriel Petersen Gomes
A Prefeitura do Rio irá reinstalar o corredor de ônibus BRS (Bus Rapid System) na Avenida Passos a partir da próxima segunda-feira, dia 13, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Praça Tiradentes.
A via já chegou a receber a faixa exclusiva entre 2014 e 2016, mas com o passar do tempo, o corredor foi-se deteriorando, até que em 2017, o município retirou todas as indicações de que ali havia um corredor.
Com o da Avenida Passos, a cidade passa a contar com 22 BRS’s, a maioria nas regiões e sul da cidade, totalizando cerca de 57 quilômetros de extensão.
O corredor, à exemplo de quando havia sido instalado em 2014 e dos demais corredores da região central, funcionará de segunda à sexta-feira, das 06h00min às 21h00min, estando com a circulação livre aos sábados, domingos e feriados.
Poderão circular pelo corredor ônibus e micro-ônibus de linhas municipais e intermunicipais, táxis com passageiros e veículos que prestam serviço de socorro, fiscalização e preservação da ordem pública. Na via atualmente passam 49 linhas de ônibus, sendo 6 linhas intermunicipais e 43 municipais.
Quem desrespeitar a faixa exclusiva de ônibus, como por exemplo, utilizar o corredor por mais de 2 quarteirões, estará cometendo uma infração gravíssima de trânsito, com multa de R$ 293,47 e a perca de 7 pontos na carteira.
Além da faixa, uma travessia de pedestres será implantada no cruzamento com a Rua Luís de Camões, e serão colocados proteção para pedestres, aumentando a passagem pelas calçadas da via, já que estas são estreitas.
BRS faz parte de uma requalificação da região do SAARA
A recolocação do corredor BRS na Avenida Passos faz parte de um projeto de requalificação geral da região do SAARA, anunciada em Setembro do ano passado. Além da reimplantação do corredor, serão implantadas melhorias no perímetro limitado pela Avenida Presidente Vargas e as Ruas Uruguaiana, Buenos Aires e a Praça da República.
Hoje, no Diário Oficial do Estado, o governador Claudio Castro sancionou o projeto de lei que muda a estação Presidente Vargas, do Metrô Rio, para Saara – Presidente Vargas. De acordo com a justificativa, de autoria do deputado Alexandre Knoploch, “Quem caminha pelas ruas da Saara, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, nem sempre conhece suas origens e sua história. “
Promessa de BRS na Rua São Francisco Xavier ficou só no papel
Com o anúncio de um corredor na Avenida Passos, levantamos a seguinte questão: Cadê a implantação do corredor BRS na Rua São Francisco Xavier?
Em Agosto do ano passado, como o Portal Flumibuss RJ divulgou no Facebook, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, junto com a secretária municipal de transportes, Maína Celidônio, anunciaram em uma live, o retorno da implantação dos corredores BRS. Seriam 170km de corredores implantados até 2024, e o primeiro a ser inaugurado, seria o da São Francisco, iniciando na altura da Rua Oito de Dezembro, no Maracanã, e terminando no Largo da Segunda-Feira, na confluência com a Rua Haddock Lobo.
No entanto, o que se observa é que a situação permanece a mesma. Não há nem
Projeções disponíveis no Google Maps mostram a necessidade da implantação do corredor na via. Os registros do banco de dados da plataforma mostram o trânsito carregado que costuma ficar nos dias úteis principalmente no trecho entre as Avenidas Radial Oeste e Maracanã.
Sobre a não-implantação do corredor BRS, a Secretaria Municipal de Transportes apenas disse, em nota, que a São Francisco Xavier está com serviço de recapeamento (Asfalto Liso) em andamento, Por isso, a implantação do BRS somente poderá ser realizada após a finalização dos serviços.