Além delas, outras 6 linhas voltam nesta segunda quinzena do mês, entre elas a 951 (Vicente de Carvalho – Shopping Via Brasil, Circular)
Foto: Gabriel Petersen Gomes – Acervo Portal Flumibuss RJ
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou em suas redes sociais o cronograma da próxima rodada de linhas que serão reativadas nesta segunda quinzena de Julho.
Dentre os destaques, está o retorno das linhas 157 e da 605, que retornam no próximo dia 25, e o da linha 951, no próximo dia 18.
Veja a relação completa das linhas a retornar:
- 157 (LECD49) – Castelo x Gávea-PUC, via Largo do Machado / Fonte da Saudade (Intersul – Vila Isabel) – Início em 25/07
- 388 – Cesarão x Candelária, via Santa Cruz (Santa Cruz) – Reinício em 18/07
- 605 (LECD50) – Vila Isabel x Saens Peña, via Hospital Jesus (Intersul – Vila Isabel) – Início em 25/07
- 669 – Pavuna x Meier, via Guadalupe (Internorte – Vila Real) – Reinício em 18/07
- 831 – Colônia x Taquara (Transcarioca – Futuro) – Reinício em 20/07
- 865 – Pau da Fome x Taquara (Transcarioca – Futuro) – Reinício em 25/07
- 893 – Jardim Palmares x Campo Grande, via 29 de Abril (Santa Cruz – Palmares) – Reinício em 25/07
- 951 – Vicente de Carvalho x Vista Alegre, via Avenida Meriti – Direto – Reinício em 18/07
Segundo o município, já são 39 linhas e serviços restabelecidos em 2 meses de operação, mesmo com muitas críticas dos passageiros, já que agora que as empresas não necessitam mais de cumprir uma quantidade mínima de frota, mas sim uma quantidade de viagens para receber o pagamento do subsídio por quilometragem rodada.
Um destes exemplos é o da linha 778, que faz o trajeto Cascadura x Pavuna via Costa Barros, operado pela Vila Real. Com um levantamento feito através do painel Subsídios, disponível no site da Prefeitura do Rio, na última semana de Junho, a linha realizou 40 viagens nos dois sentidos, mas, ao contrário do plano operacional, que deveria ter a última saída às 23:15 da Pavuna, a última saída tem sido feita na faixa horária entre 19:00 e 20:00.
Linha 951 retorna sem passagem por Irajá
Uma das linhas que irão retornar, a 951, voltará com mudanças no itinerário. A linha terá o trajeto mais rápido, deixando de passar nas Estradas Padre Roser e Coronel Vieira e seguindo pela Avenida Meriti. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a mudança no trajeto servirá para aproximar o eixo da 951 com o da 950, já que ambas são circulares abraçantes.
Veja o que muda no itinerário:
CIRCULAR: Avenida Pastor Martin Luther King Jr. – Avenida Vicente de Carvalho – Praça Aquidauana – Avenida Meriti (Shopping Carioca) – Praça Rubey Wanderley (Largo do Bicão) – […] Avenida Meriti – Praça Rubey Wanderley (Largo do Bicão) – Avenida Meriti (sentido Vicente de Carvalho) – Praça Aquidauana – Avenida Meriti – Avenida Pastor Martin Luther King Jr.
Novos pontos de parada:
- Avenida Vicente de Carvalho, em frente à Estação BRT (sentido Shopping Via Brasil)
- Avenida Meriti, em frente ao Shopping Carioca (ambos os sentidos)
- Avenida Meriti, próximo ao 1650 (sentido Shopping Via Brasil)
- Avenida Meriti, próximo ao 1591 (sentido Vicente de Carvalho)
- Avenida Meriti, próximo ao 1852 (sentido Shopping Via Brasil)
- Avenida Meriti, próximo ao 1795 (sentido Vicente de Carvalho)
- Avenida Meriti, próximo ao 2056 (sentido Shopping Via Brasil)
- Avenida Meriti, próximo ao 2029 (sentido Vicente de Carvalho)
Veja o novo itinerário no mapa:
Linha 605 retorna com itinerário para atender ao Hospital Jesus:
Desativada desde 2019, a outra novidade desta quinzena é o retorno da linha 605, que será cadastrada oficialmente como LECD50. Originalmente Vila Isabel x Metrô São Francisco Xavier, a linha será prolongada até a Praça Saens Peña, em caráter circular. Além disso, o itinerário passa a atender o Hospital Municipal Jesus, localizado no Maracanã.
Veja como fica o novo itinerário da linha:
CIRCULAR: Praça Barão de Drummond (Praça Sete) – Rua Barão de São Francisco – Rua Teodoro da Silva – Rua Gonzaga Bastos – Rua Duque de Caxias – Rua Luís de Matos – Rua São Francisco Xavier – Praça Carlos Paolera (ponto fiscal) – Avenida Heitor Beltrão – Rua Conde de Bonfim – Praça Saens Pena – Rua Conde de Bonfim – Rua Pinto de Figueiredo – Avenida Maracanã – Rua Barão de Mesquita – Rua Major Ávila – Praça Vanhargen – Rua Felipe Camarão – Avenida Professor Manoel de Abreu – Retorno – Avenida Professor Manoel de Abreu – Rua Waldir Amaral – Rua São Francisco Xavier – Rua Oito de Dezembro – Rua Duque de Caxias – Rua Torres Homem – Rua Barão de São Francisco – Praça Barão de Drummond (Praça Sete)
Veja o itinerário no mapa para melhor entendimento do itinerário:
Os itinerários das novas linhas estarão em breve em nosso Guia de Empresas, onde você poderá conferir acessando aqui.
Queria que voltasse o ônibus 946 Pavuna agenda rainha ele passava em frente o mercadão facilitava muito não só para mim para muitas pessoas que trabalham se o prefeito dá essa moral aí para os trabalhador aí coloca de novo aí 946 Pavuna Engenho da Rainha
Poderiam criar uma linha de Vila Isabel para Barra(ponto final no Jardim Oceânico) via Grajaú-Jacarepaguá. Outra linha que poderia ser criada era para Zona Sul passando pela Rodoviária e depois seguindo pelo Sambódromo
moro na rua fonte da saudade onde, teoricamente, o 157 passaria (e onde passava antes). e, até hoje, dia 27 de julho, não vi nenhum. adiou?
aproveitando a oportunidade, pq nao ha nenhuma linha que venha da zn ou zs e entre ali na henrique valladares, chegando pela cruz vermelha, e siga reto pela avenida chile e almirante barroso, ate o fim da reta, quando chega na praça 15? nao ha nenhuma linha que passe ali por essa meiuca da cidade e ajudaria bastante. por exemplo, uma destas linhas que vai da zona sul pelo rebouças, saindo ali pelo estacio (que nem 110 e 112) e seguindo ali para o castelo? é um ponto cego e seria de grande valia para quem nao tem metro perto. eu desço na cruz vermelha e sigo a pé por ali, por total falta de opção. ele voltaria pelo mesmo caminho, só mudando ali, quando acaba a chile e seguindo pela praça da republica e frei caneca ate pegar o rebouças de volta…
hj cedo, vi um onibus passar na fonte da saudade. mas, no painel eletronico da traseira, estava escrito lecd46. deve ser dificil para quem conhecia a antiga linha 157 saber do que se trata. e deve passar um por dia, pq depois, nao vi mais nenhum. e só vi indo pra gavea, nao voltando. vai ser complicado usar…
Muito grata por voltar a passar ônibus pelo hospital Menino Jesus, dava pena os pais as 06:30 com crianças no colo subindo aquele serro, por falta de ônibus! Agora é so propagar, que já existe ônibus!
Podiam voltar com a linha 226 pegava ele direto pra ir para o trabalho agora tenho que pegar 2 ônibus