As linhas e serviços extintos pela Prefeitura do Rio
As linhas e serviços extintos pela Prefeitura do Rio

As linhas e serviços extintos pela Prefeitura do Rio

Desde o início do acordo, foram pouco mais de 55 baixas nos cadastros da Secretaria Municipal de Transportes

Foto: Gabriel Petersen Gomes – Acervo Portal Flumibuss RJ

Você tem acompanhado aqui no Portal Flumibuss RJ e em outros veículos de mídia, principalmente a televisiva, os efeitos do acordo judicial costurado entre a Prefeitura do Rio, Ministério Público e consórcios de ônibus para a recuperação do sistema, que viabilizou o pagamento do subsídio por quilometragem para os consórcios.

Desde o dia 1º de Junho, as empresas consorciadas não precisam mais cumprir uma quantidade determinada de frota. Em contrapartida, elas têm que cumprir uma quantidade de viagens variando por dia, seguindo o plano operacional definido pela Secretaria Municipal de Transportes.

O lado B do acordo: as baixas de linha

O que a Prefeitura do Rio e as mídias tradicionais não estão contando é que tem um lado B na história: as baixas de linhas no cadastro.

No geral, as linhas que estão sendo baixadas, são linhas e serviços que não rodavam há, pelo menos, 1 ano. Algumas linhas tem outras que as cobrem utilizando apenas um ônibus, como o caso das linhas 525, 769, 860 e 882, porém outras, para a realização do trajeto, tem que ser utilizado o Bilhete Único Carioca.

Após a vigência do acordo, já foram 59 linhas e serviços que foram extintos pela Prefeitura do Rio e a tendência é de que haja mais baixas nas próximas rodadas de audiências que ocorrerão mensalmente.

A baixa da linha 434, apresentada na última rodada de audiências, foi visto com preocupação por quem esteve na audiência das AP’s 1 e 2, realizada no último dia 11. Foto do Acervo Portal Flumibuss RJ

E algumas baixas vem cercado de polêmicas. É o caso da linha 434, que liga o Grajaú ao Metrô da Siqueira Campos, em Copacabana, passando pela Lapa e Largo do Machado. Na audiência da última segunda-feira, 11, onde o Portal Flumibuss RJ esteve presente, vários participantes ficaram insatisfeitos com a decisão da Prefeitura baixá-la dos cadastros.

Segundo os técnicos da SMTR na audiência, a preferência foi por manter a 435, que mesmo fazendo um trajeto que não cubra um trecho da 434 e da 436, atende mais passageiros promovendo a mesma ligação, que, em tese, seria da 434, excluindo o fato de a mesma passar pela Lapa e Largo do Machado.

Confira a seguir a relação completa de todas as linhas e serviços baixados nos quatro consórcios, até a realização da segunda rodada de audiências, ocorrida na semana passada:

Consórcio Intersul:

  • 101 (Troncal 10) – Jardim de Alah x Cruz Vermelha (via Lapa)
  • 106 (Troncal 3) – Central x Leblon (via Aterro)
  • 111 – Central x Jardim de Alah (via Túnel Rebouças – Expresso)
  • 118 (Troncal 8) – Cosme Velho x Rodoviária (via Praça Mauá)
  • 134 – Santa Alexandrina x Largo do Machado (via Lapa)
  • SN210 – Caju x Candelária (Noturno)
  • 434 – Grajaú x Siqueira Campos (via Largo do Machado)
  • 436 – Grajaú x Leblon (via Túnel Rebouças)
  • 442 – Maré x Copacabana (via Rodoviária)
  • 513 – Urca x Fonte da Saudade
  • 580 – Cosme Velho x Largo do Machado
  • SP580 – Laranjeiras x Largo do Machado

Consórcio Internorte:

  • SP247 – Camarista Meier x Candelária
  • SP254 – Praça Avaí x Candelária (via José Bonifácio)
  • SE265 – Marechal Hermes x Castelo (via Terminal Parque Madureira)
  • SP292 – Engenho da Rainha x Candelária
  • SR342 – Jardim América x Castelo (Rápido)
  • SPA349 – Vista Alegre x Castelo
  • SPB349 – Honório Gurgel x Castelo
  • SPA350 – Metrô de Irajá x Passeio
  • SPB350 – Irajá x Candelária
  • SPA355 – Vaz Lobo x Tiradentes
  • SPB355 – Vicente de Carvalho x Tiradentes
  • SPC355 – Vila Kosmos x Tiradentes
  • SR355 – Madureira x Tiradentes (Rápido)
  • 402 – Engenho da Rainha x Gávea (via Túnel Santa Bárbara)
  • SP455 – Engenho Novo x Copacabana
  • SP498 – IAPI da Penha x Largo do Machado
  • 615 – Pavuna x Norte Shopping (Circular)
  • 635 – Bananal x Saens Peña (via Linha Vermelha)
  • 916 – Bonsucesso x Madureira
  • SE940 – Parque Madureira x Ramos

Obs: Ressalta-se que no caso da SP498, o serviço que foi baixado é o que constava nos cadastros da Prefeitura, e não o que fora criado pela Viação VG (Penha Circular x Laranjeiras – Expresso via Túnel Marcello Alencar)

Consórcio Transcarioca:

  • 303 – Rodoviária x Alvorada (via Linha Amarela)
  • 331 – Praça Seca x Castelo (via Pau-Ferro / Linha Amarela)
  • 345 – Jardim Oceânico x Candelária (via Alto da Boa Vista)
  • 525 – General Osório x Alvorada (via Avenida das Américas)
  • 800 – Terminal Centro Olímpico x Taquara (via Guerenguê / Avenida Olof Palme)
  • 856 – Terminal Centro Olímpico x Taquara (via Rua Iperó / Coronel Pedro Correa)
  • 860 – Rio das Pedras x Freguesia
  • 882 – Tanque x Alvorada
  • 877 – Tanque x Rio das Pedras
  • 991 – Taquara x Alvorada
  • SN991 – Taquara x Alvorada (Noturno)

Consórcio Santa Cruz:

  • 364 – Jardim Bangu x Tiradentes
  • 742 – Barata x Cascadura
  • 751 – Jardim Novo Realengo x Cascadura
  • 769 – Jardim Violeta x Madureira (via Bangu – Circular)
  • 811 – Bangu x Presídio
  • 814 – Bangu x Rio da Prata
  • 824 – Campo Grande x Vila Nova
  • SP838 – Jardim Maravilha x Magarça
  • SP841 – Salim x Campo Grande (via West Shopping)
  • SP850 – Campo Grande x São Geraldo
  • SPB854 – Mato Alto x Ilha de Guaratiba
  • 855 – Bangu x Magarça (via Jardim Maravilha)
  • 879 – Campo Grande x Magarça
  • SP884 – Sepetiba x Magarça
  • 933 – Catiri x Fundão (via Bangu)
  • SE017 – Campo Grande x Santa Cruz

Em meio às baixas, novas LECD’s vem sendo criadas:

Se por um lado, a Prefeitura vem baixando linhas, algumas delas, cercada por polêmicas, por um outro lado, novas linhas experimentais vêm sendo criadas para atender demandas que, até então, eram bastante solicitadas pela população.

As linhas experimentais para coleta de dados (LECD’s) são linhas temporárias, com duração mínima de 90 dias. Durante este período, a Prefeitura analisa os dados de operação da linha e poderá determinar a sua efetivação, ou não.

Veja a lista das LECD’s criadas até agora, com os seus respectivos números de 3 dígitos, inclusive as que ainda não estão circulando. Em negrito, as linhas que já circulam:

  • 443 (LECD37) – Maré x Leblon (via Linha Vermelha / Túnel Santa Bárbara)
  • 645 (LECD38) – Saens Peña x Alvorada (via Avenida das Américas)
  • 817 (LECD39) – Piabas x Vargem Grande (via Recreio)
  • 881 (LECD40) – Taquara x Alvorada (via Rua Iperó)
  • 957 (LECD41) – Maré x Alvorada (via Jardim Botânico)
  • 990 (LECD42) – Merck x Joatinga (via Barra Shopping – Circular)
  • 987 (LECD43) – Gardênia Azul x Pechincha (via Estrada da Uruçanga – Circular)
  • 808 (LECD44) – Salim x Campo Grande (via Rua Aricuri)
  • 874 (LECD45) – Barra de Guaratiba x Terminal Recreio (via Grota Funda / Genaro de Carvalho)
  • 750 (LECD46) – Sepetiba x Coelho Neto (via Campo Grande)
  • LECD47 – Campo Grande x Sulacap (via Bangu Shopping)
  • LECD48 – West Shopping x Sulacap (via Estrada da Posse / Vila Kennedy / TransOlímpica)
  • 157 (LECD49) – Castelo x Gávea-PUC (via Largo do Machado / Fonte da Saudade)
  • 605 (LECD50) – Vila Isabel x Saens Peña (via Hospital Jesus)

A linha LECD47 já teve uma pequena operação na semana passada, quando o módulo Expresso da Estação Mato Alto, da TransOeste, pegou fogo após um articulado pegar fogo embaixo do teto da estação.

A linha LECD47 teve uma rápida operação nos últimos dias, em virtude do incêndio na Estação Mato Alto do BRT. Créditos na foto.

Como forma de minimizar os impactos, a solução provisória foi esticar a linha SP803, que liga originalmente Senador Camará ao terminal BRT de Sulacap, até Campo Grande, a fim de interligar as duas extremidades da Transoeste e Transolímpica.

As linhas LECD49 e 50 (sob os números 157 e 605) já estão com data de estreia definida: será no próximo dia 25/07, uma segunda-feira. As demais LECD’s que ainda não circulam, pois ainda não foi definido quem irá operá-los.

Um comentário

  1. Tudo isso, foi iniciado pelo Sr Eduardo Pães, que virou um grande legado aos cariocas, passageiros/usuários! O mesmo entregou as linhas e empresas nas mãos do Grupo Guanabara (Jacob Barata & Família e amigos Sr. Eduardo Pães) Hoje não existem mais linhas e empresas de ônibus no Rio de Janeiro/Capital/Município. “O que tem é um Monopólio, impedindo uma Licitação… Vida que segue! Minha Opinião: Jornalista/Repórter. Rubenn Dean Paul Alws “Petrópolis, Rio de Janeiro” Brasil!

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