Linha 867: Como curtir uma boa praia se a Jabour não dá conta da demanda?
Linha 867: Como curtir uma boa praia se a Jabour não dá conta da demanda?

Linha 867: Como curtir uma boa praia se a Jabour não dá conta da demanda?

Revisitamos a Barra de Guaratiba num dia ensolarado e de praia, e a única coisa que mudou foi o tamanho dos ônibus, porque as filas continuam enormes, fora outras questões do bairro

Foto: Gabriel Petersen Gomes

O verão é daqui a 9 dias, mas no último final de semana, muitos cariocas, fluminenses e turistas correram para as praias do Rio e Região Metropolitana. Quem mora em bairros como Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, tem como opção mais acessível de praia, a Praia da Barra de Guaratiba.

Um bairro bucólico, espremido entre a Serra do Grumari e a Restinga da Marambaia, zona militar que se estende por quase 50 quilômetros na costa fluminense, é famoso pelas suas praias desertas e trilhas famosas, como a Pedra do Telégrafo.

Pedra do Telégrafo. Foto: Instituto Semeia

Mas para quem põe no letreiro traseiro um anúncio alternando com o número da linha, convidando à curtir uma boa praia, a lição de casa não está sendo feita desde sempre.

Jabour e Barra de Guaratiba: um caso de amor e ódio?

Estivemos no bairro no último domingo, 11, para ver como está a operação, e a situação que encontramos parece que não mudou desde a nossa última visita ao bairro.

Visitamos Barra de Guaratiba em 2021, e a situação de lá para cá praticamente permaneceu a mesma. A única coisa que mudou foi o tamanho dos ônibus. Enquanto que em 2021, a empresa optava em colocar micro-ônibus na linha, agora em 2022, a situação é um pouco melhor, com a empresa fazendo uma mescla de ônibus convencionais curtos e longos.

No entanto a cena mais comum tanto para quem chega ao bairro, quanto para quem quer sair de ônibus é esta abaixo. Uma fila que toma todo o calçadão da praia. O Portal Flumibuss RJ ouviu muitos passageiros reclamando que a fila estava indo de uma ponta à outra da praia e que a demora pode chegar à 2 horas e meia.

A fila para embarcar no 867, dependendo do momento do dia em dias ensolarados, chega a ir de uma ponta à outra da praia do bairro. A demora para embarcar pode chegar à 2 horas e meia. Foto: Gabriel Petersen Gomes
A volta para casa dos moradores de Campo Grande que vão para Barra de Guaratiba para aproveitar o dia na praia é sempre assim: com longas filas. Foto: Gabriel Petersen Gomes

No interior dos ônibus, superlotação e ar condicionado desligado

Nós embarcamos num dos ônibus da linha. Fizemos o trecho entre o ponto final na Barra de Guaratiba e o BRT da Ilha de Guaratiba, principal ponto de acesso para quem vem de outras áreas da cidade. No caminho, o ônibus foi enchendo, a ponto de ficar superlotado. Outro problema registrado foi a ausência do ar condicionado.

Embora os ônibus contem com o aparelho, nem o que embarcamos, e nem todos os outros que vimos da linha estava operando com o mesmo ligado, o que aumenta o calor internamente.

Cenas como essa são comuns todos os dias, mas aos finais de semana agrava: ônibus muito cheios e o ar condicionado desligado. Foto: Gabriel Petersen Gomes

O Portal também ouviu o despachante conversar com motoristas que estavam aguardando na placa e dizer que os ônibus do primeiro turno da linha já estavam recolhendo para a garagem, o que diminui a demanda.

Não é só quem vai pra praia que sofre, quem precisa de ônibus na madrugada também sofre:

Outro problema enfrentando não só por quem frequenta o bairro para ir à praia ou às trilhas famosas do bairro, mas também por quem

Antes da pandemia da Covid-19, a linha tinha operação initerrupta, com intervalos médios de 15 minutos ao longo do dia, e no período noturno com intervalos médios de 50 a 70 minutos. Porém, com o advento desta, a empresa optou em cortar todos os serviços noturnos da empresa

O horário de operação atual da linha nos dias úteis está sendo das 03:40 às 23:00, saindo de Campo Grande, enquanto que da Barra de Guaratiba, está sendo das 04:35 até 00:00. O bairro cai no mesmo caso do bairro da Urca, bairro turístico da Zona Sul do Rio que conta somente com 1 linha operando todos os dias da semana, a 107, e um único acesso, pela Avenida Pasteur.

Agora em 2021, a Prefeitura do Rio criou uma nova linha, a 899 – LECD45, ligando o bairro até o Terminal do Recreio, passando pelo Túnel da Grota Funda numa tentativa de aumentar a oferta de ônibus no bairro e possibilitar o acesso do bairro ao centro comercial mais próximo, no caso, o Recreio dos Bandeirantes.

No entanto, a maior reclamação para quem usa a linha é de que são poucos horários ao longo do dia, e a linha tem como última saída às 19:00 do Recreio.

Ônibus da linha 899 parado no ponto final da Barra de Guaratiba. Foto: Facebook página “Barra de Guaratiba”

(Atualizado às 13:00, 13/12)

O que diz a Viação Jabour:

Questionamos a Viação Jabour sobre pontos mencionados na matéria.

  1. Sobre um eventual reforço na frota da 867, a empresa disse que sempre houve reforço em dias de praia, não somente no domingo passado, “inclusive a linha foi operada com intervalos de 10 a 12 minutos na placa de Barra de Guaratiba no horário da volta, com uma frota de 8 carros a mais”. Ela ainda diz que muitos passageiros preferem ir sentados, ocasionando filas enormes aguardando os outros ônibus da linha “mas não aconteceu de ficar sem veículo em B. de Guaratiba, logico que embarques acabam demorando um pouco, pois muitos clientes estão com crianças, caixas térmicas e etc, ocasionando demoras normais no embarque, fora o trânsito em alguns trechos do trajeto da linha passados pelo setor de monitoramento”;
  2. Sobre o ar condicionado, a empresa diz que “todos os veículos da empresa já estão sendo religados os aparelhos de ar condicionados, só que a empresa zela muito pela qualidade, a um todo trabalho e manutenção dos componentes que compõem o aparelho do ar condicionado para que o mesmo funcione perfeitamente, pois a empresa não quer sair ligando de qualquer jeito e ter veículos retornando a garagem com defeito, inclusive a empresa está recebendo veículos 0km para aumento de frota e todos estão com os aparelhos de ar condicionados funcionando”
  3. Sobre uma possibilidade de operação da linha 899 – LECD45 aos finais de semana para auxiliar na operação da 867, a empresa disse que sempre pensa no melhor para o cliente, mas a operação da linha e da SV899 – LECD51 não depende unicamente da empresa, já que a linha é operada em conjunto com a Viação Redentor. E como “a Jabour respeita o cronograma da Prefeitura e SMTR, a empresa não pode por vontade própria operar em dias que não estão no cronograma elaborado pelo poder vigente”.
  4. Sobre a informação dada pelo despachante, a empresa disse que a informação foi equivocada. Segundo ela, “na verdade os motoristas do 1º turno encerraram seus horários de jornada de trabalho e foram substituídos pelos motoristas do 2º turno normalmente, inclusive foi acrescentado 8 veículos a mais na linha no 2º turno.”
  5. Por fim, a empresa reforçou que “conforme vem recebendo seus veículos novos, estamos reforçando todas nossas linhas em operação, pois a empresa trabalha e sempre trabalhara para oferecer o melhor para os seus clientes.”

Um comentário

  1. João Paulo

    O terminal Salvador allende tem uma baia com vagas para 6 linhas de ônibus urbanos o terminal de ônibus urbano de mato alto não existem e tinham linhas porque não levar as linhas do mato alto para o terminal Salvador allende ?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *