O volume de chuva foi histórico na Zona Norte e provocou caos por toda a região metropolitana. Cidade segue em estágio 4 de 5.
Foto: Reprodução TikTok
O Rio e Região Metropolitana presenciaram neste sábado o primeiro temporal de 2024 que provocou caos, destruição e mortes por vários bairros, principalmente na Zona Norte e nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Na capital, os bairros mais afetados com as chuvas nas últimas 24 horas foram Anchieta, com impressionantes 264,4mm; Irajá, com 213,6mm e Madureira, com 187,2mm. No caso de Anchieta, segundo o Alerta Rio, o volume de chuva neste início de Janeiro na região é 125% acima do esperado para o mês inteiro.
Há o registro de 9 mortes confirmadas, principalmente por afogamento, e uma quinta pessoa segue desaparecida. O Rio segue, até o fechamento desta publicação, no estágio 4 de 5, o segundo mais grave da escala. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, pede para que as pessoas fiquem em casa e não façam deslocamentos pela cidade, a fim de não atrapalhar o trabalho das equipes do município.
Veja abaixo algumas das consequências (e inconsequências) na mobilidade urbana.
Interdição da Avenida Brasil chegou a paralisar operação das linhas para o Centro
Um bolsão de água na Avenida Brasil, na altura da Estação do BRT Ceasa – Irajá, simplesmente fez com que a operação de várias linhas de ônibus fossem suspensas até a normalização. As linhas que chegaram a ter o atendimento paralisado foram: 397, 362, 384, 399, 388, 394, 393, 300, 2303, 2336, 665, 369, 378, 770 e 771.
A situação que estava a Avenida Brasil é assustadora. Não é possível que com as obras, que deveriam ter sido entregues há anos, ninguém previu isso. https://t.co/bzVku7zzmZ
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) January 14, 2024
A operação foi retomada no final da manhã deste domingo, e a Avenida Brasil se encontra livre nos dois sentidos.
Em Acari, estação e ônibus debaixo d’água
Nos arredores da estação Acari / Fazenda Botafogo, da linha 2 do Metrô, a força da chuva foi tão alta que o Rio Acari, que corta a região transbordou e alagou a Avenida Pastor Martin Luthger King Jr. Uma live feita na noite deste sábado, 13, no TikTok, mostra os estragos na região e, inclusive, um ônibus da Viação Nossa Senhora de Lourdes, que estava fazendo serviço especial na região tomado pelo nível alto da água.
Segundo o usuário Douglas Zaydan, que estava realizando a live, o motorista conseguiu sair a tempo antes que a água tomasse conta do ônibus todo. A imagem abaixo é impressionante.
O muro da estação Acari / Fazenda Botafogo caiu com a força das águas, o que inundou toda a estação internamente. Um carro chegou a parar nos trilhos da estação.
As estações Coelho Neto, Acari / Fazenda Botafogo, Engenheiro Rubens Paiva e Pavuna estão fechadas por tempo indeterminado. As linhas que vem da Zona Oeste e de 3 municípios da Baixada Fluminense e que tem como destino o Metrô de Coelho Neto estão com ponto final provisório na estação Colégio. São elas:
- 753 – Santa Cruz x Coelho Neto (via Estrada do Tingui)
- 756 – Santa Cruz x Coelho Neto (via Paciência)
- 759 – Cesarão x Coelho Neto (via Santa Cruz)
- 770 – Campo Grande x Coelho Neto (via Mendanha)
- 771 – Campo Grande x Coelho Neto (via Estrada da Posse)
- 442L – Itaguaí x Coelho Neto (via Avenida Brasil)
- 712L – Santa Sofia (Seropédica) x Coelho Neto (via Km 32)
- 713B – Cabuçu (Nova Iguaçu) x Coelho Neto (via Km 32)
Para quem está na Pavuna e deseja acessar o metrô, a recomendação é utilizar os ônibus das linhas 428 (Nova Aurora x Bonsucesso), 665 (Pavuna x Saens Peña – via Coelho Neto), 919 (Pavuna x Bonsucesso – Vila do Pinheiro) e 920 (Pavuna x Bonsucesso) até o Metrô do Colégio e seguir caminho dali.
Em Caxias, crianças se arriscam “pegando carona” em ônibus da Santo Antônio
Um vídeo publicado nas redes sociais mostram crianças penduradas na porta de um ônibus da Santo Antônio, em Duque de Caxias, na Baixada. O flagrante foi registrado em Campos Elíseos, no segundo distrito da cidade.
É possível ver que as crianças se abaixando e fazendo “brincadeiras” com um pedaço de madeira, enquanto que o ônibus vai numa velocidade para não ficar preso na água.
Ainda em Caxias, um outro caso inconsequente envolvendo outro ônibus da Santo Antônio e na mesma linha do vídeo acima, a linha 26 (João Pessoa x Caxias). Um motorista, seguindo as recomendações dadas pela empresa, viu um ponto de enchente na mesma Avenida São Paulo, em Campos Elíseos, parou o ônibus pois fios de alta tensão se partiram e estavam na água, o que aumenta os riscos de descarga elétrica.
Vendo a atitude correta do motorista, passageiros começaram a intimidar o motorista e quase o agrediram. Um deles, inclusive, quase que assumiu a direção.
Veja os vídeos abaixo publicados no Twitter (X):
Aqui em Duque de Caxias passageiros quase agridem um motorista pq ele não quis seguir com o ônibus na enchente.
— Thiago Almeida 💉🐊🇧🇷 (@Thiag0Almeida) January 14, 2024
Motivo: fios de alta tensão tombaram na pista!
Os caras expondo o trabalhador, outro querendo dirigir ele mesmo o veículo… tá todo mundo maluco pic.twitter.com/zAgGFUKam4
A previsão do tempo para este domingo é de mais chuva, desta vez de fraca à moderada, mas com possibilidades de novos temporais localizados. Segundo o Alerta Rio, a mínima na cidade do Rio será de 21ºC e a máxima será de 29ºC.
Com informações do G1 Rio de Janeiro e Jornal O Dia