Inaugurado na última sexta-feira, com a presença de autoridades municipais e federais, o Terminal Intermodal Gentileza, junto com a TransBrasil, teve o primeiro dia de operação comercial neste sábado, 24.
Foto: Gabriel Petersen Gomes
Após um atraso de apenas sete anos, foi inaugurado na última sexta-feira o corredor TransBrasil e o Terminal Intermodal Gentileza, o primeiro terminal de ônibus do porte no Rio. A cerimônia ocorreu no próprio terminal com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de autoridades e convidados.
Neste sábado, 24, foi o primeiro dia da operação comercial do complexo que vai integrar, em plena capacidade, 14 linhas urbanas, 2 do VLT e 10 linhas do BRT TransBrasil, e o Portal Flumibuss RJ foi conferir e traz todos os detalhes nesta matéria.
Os acessos:
Para acessar o terminal, foram construídos três passarelas, sendo uma na frente da Rodoviária Novo Rio, uma próximo à Avenida Pedro II, embaixo da descida do Gasômetro e outra próxima à Rua São Cristóvão, via que também foi reformada.
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Vindo da Avenida Brasil, é importante ficar atento aos pontos de desembarque na área externa do terminal para o acesso. Os ônibus que seguem para a Via Expressa realizam desembarque na frente da Rodoviária Novo Rio, enquanto que os ônibus sentido Leopoldina, devem ficar atentos. Os ônibus municipais param na nova baia próximo à escada de acesso na Avenida Brasil, enquanto que os intermunicipais devem realizar o desembarque no atual ponto do início da Avenida Francisco Bicalho, ao lado do Gasômetro.
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Um ponto importante a se destacar, é que a Prefeitura do Rio instalou várias placas em todo o entorno da Rodoviária Novo Rio, não apenas do Terminal Gentileza, proibindo o comércio ambulante, que ajudava a dar movimento ao local, principalmente durante a madrugada. Neste sábado, havia a presença de muitos Guardas Municipais em todo o entorno para fazer a segurança
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O mezanino
A operação e gestão do terminal foi entregue à CCR, controladora do VLT Carioca. A intenção da concessionária é que o terminal não seja só apenas um ponto de integração entre modais, mas que também tenha uma espécie de “mini-shopping”. O terminal foi construído com capacidade para 80 lojas se instalarem.
Além disso, uma praça de alimentação com cerca de 11 lojas também será instalada no local.
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Os modais
Como já vem sendo anunciado, o terminal fará a integração entre três modais: VLT, ônibus convencionais e BRT. Não há acesso direto entre os modais, tendo que acessá-los pelo mezanino.
Ao todo, o complexo operará com 14 linhas urbanas, 2 linhas do VLT e 11 do BRT. Veja a lista abaixo por etapas:
Ônibus Municipais:
Neste sábado, 24, 5 linhas já passaram a fazer ponto final no Terminal Gentileza, são elas:
- 104 – Rodoviária x São Conrado – via Largo do Machado (Gire) – de 04h50 às 22h45, nos dias úteis
- 133 – Rodoviária x Largo do Machado (Alpha / Graças) – operação 24 horas
- 301 – Rodoviária x Alvorada – via Américas (Tijuca) – de 04h15 à 01h15, nos dias úteis
- 302 – Rodoviária x Alvorada – via Praia da Barra (Tijuca) – operação 24 horas
- 353 – Rodoviária x IPASE Praça Seca (Redentor) – de 05h30 às 20h20, nos dias úteis
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Os pontos finais das linhas na Rua General Luís Mendes de Morais foram desativados, com exceção do da linha 301, que passou a contemplar, temporariamente, o da linha 112 (Rodoviária x Gávea via Rebouças).
No dia 16 de Março, outras 4 linhas regulares e 1 variante, que atualmente, param nos arredores da Rodoviária, seguirão para o Terminal Gentileza, são elas:
- 108 (antiga Troncal 6 – TRO6) – Rodoviária x Ipanema – via Túnel Santa Bárbara (Real)
- 110 – Rodoviária x Jardim de Alah – via Túnel Rebouças Circular (Real)
- 112 – Rodoviária x Gávea – via Túnel Rebouças / Jardim Botânico (Real)
- 606 – Engenho de Dentro x Rodoviária (Matias)
- SV606 – Engenho de Dentro x Rodoviária – via Boca do Mato (Matias)
Importante destacar que a partir desta etapa de mudança, as linhas 108 e 110 deixarão de atender o Santo Cristo e seguirão pela Avenida Francisco Bicalho. A única opção para acessar será através do VLT e desembarcar nas paradas Pereira Reis ou Gamboa, já que a linha 012 – Rodoviária x Castelo, que deveria cumprir o papel, é operada com apenas um micro-ônibus e somente até às 13h30.
Além destas, outras 3 linhas novas serão criadas para o local e uma quarta terá o ponto final remanejado da Central para o Gentileza, são elas:
- 107 – Central x Urca, que será remanejada para o Terminal Gentileza;
- 161 – Terminal Gentileza x Ipanema (via Rebouças) – bifurcação da linha 461, que sai de São Cristóvão;
- 163 – Terminal Gentileza x Siqueira Campos (via Rebouças) – bifurcação da linha 463, que também sai de São Cristóvão;
- 165 – Terminal Gentileza x Cosme Velho (via Santa Bárbara) – variante da linha 117, que sai da Central
VLT:
Duas linhas de VLT irão operar no terminal, a já conhecida linha 1, que passa a operar como Terminal Gentileza x Santos Dumont, e a nova linha 4, que irá operar como Terminal Gentileza x Praça XV.
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A opção por criar a linha 4 se deve ao fato de não recorrer à desativação da parada Praia Formosa, que passa a atender exclusivamente a linha 2 (Praia Formosa x Praça XV). Neste primeiro momento, apenas a linha 1 operará no terminal. A expectativa é que a linha 4 seja aberta no dia 30 de Março, quando a segunda fase do BRT será aberto.
BRT TransBrasil
Alvo de muitas reclamações por conta do atraso das obras, que deveriam estar prontas em 2017, o corredor de ônibus da Avenida Brasil foi finalmente inaugurado junto com o Terminal Gentileza. Ao todo, 10 linhas do sistema operado pela Mobi Rio operarão no local, são elas:
- 60 – Deodoro x Terminal Gentileza (Parador)
- 61 – Deodoro x Terminal Gentileza (Expresso)
- 63 – Deodoro x Terminal Gentileza (Semidireto)
- 70 – Vigário Geral x Terminal Gentileza (Parador)
- 71 – Vigário Geral x Terminal Gentileza (Expresso)
- 80 – Penha x Terminal Gentileza (Parador)
- 81 – Penha x Terminal Gentileza (Expresso)
- 90 – Fundão x Terminal Gentileza (Parador)
- 91 – Fundão x Terminal Gentileza (Expresso)
- 92 – Galeão x Terminal Gentileza (Parador)
Nesta primeira etapa, apenas a linha 80 operará, num horário de funcionamento reduzido, de 12h às 14h. E diferente do proposto, terá operação semi-expressa nesta operação experimental. A linha realizará paradas em todas as estações do corredor Transcarioca, e seguirá sem paradas na Avenida Brasil até o Terminal Gentileza.
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No dia 30/03, se iniciará a segunda fase da implantação, com a abertura de todas as estações da Avenida Brasil e o início da operação da linha 60, com funcionamento no entrepico: das 10h às 15h. A linha 80 a partir desta data passará a operar como Parador e também funcionará de 10h às 15h. Não há previsão para que as demais linhas do sistema comecem a operar.
Além da linha 80, um serviço de BRT executivo, operado por ônibus da City+ Transporte, do Guarujá/SP, começou a operar. O serviço, batizado de “Expresso Galeão”, liga o Aeroporto Internacional ao Terminal Gentileza, num trajeto sem paradas, ao custo de R$ 15,00. O modelo de ônibus escolhido é o Apache Vip, da CAIO Induscar. Montados sobre o chassi Mercedes Benz OF-1726 equipado com suspensão pneumática, o ônibus foi configurado com poltronas reclináveis e bagageiro, além de elevador para portadores de necessidades especiais embutido e uma porta em nível do lado esquerdo.
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O serviço está dividindo opiniões. Alguns elogiam pela rapidez, outros estão achando o valor da passagem cara para o trecho, já que a intenção da Prefeitura é chamar passageiro que utiliza transporte por aplicativo para sair do Aeroporto.
Como comparação, uma corrida de Uber entre o Aeroporto Internacional e o Terminal Gentileza está saindo por R$ 45. Dividindo para 4 pessoas, fica R$ 11,25 por pessoa.
E os “Terminais” Margaridas e Missões?
O projeto da TransBrasil contemplava a construção de outros dois terminais na Avenida Brasil. Um no Trevo das Margaridas e outro no Trevo das Missões. Porém, ficou decidido que os terminais servirão apenas para ponto de manobra dos BRT’s, já que não houve entendimento com o Governo do Estado sobre o encurtamento das linhas intermunicipais.
A ideia era que os Terminais fossem ponto de partida das linhas do BRT Intermunicipal, igual ao que ocorre com o sistema MOVE, de Belo Horizonte/MG. A expectativa é que a operação do TransBrasil intermuinicipal seja incluída na licitação dos transportes intermunicipais, que o DETRO (Departamento de Transportes Intermunicipais) pretende lançar o edital até o fim do ano, junto com os eventuais encurtamentos.
É um novo marco na história dos transportes no Rio de Janeiro, que, se bem operado, tem tudo para ser um grande polo integrador para toda a cidade e, quiçá, toda a região metropolitana.
Olá boa noite!
Ainda tem loja disponível para alugar no terminal gentileza?
Qual a média de valores de aluguel?
Aguardo retorno, obrigada!