O primeiro dia da operação comercial do Terminal Gentileza e da TransBrasil
O primeiro dia da operação comercial do Terminal Gentileza e da TransBrasil

O primeiro dia da operação comercial do Terminal Gentileza e da TransBrasil

Inaugurado na última sexta-feira, com a presença de autoridades municipais e federais, o Terminal Intermodal Gentileza, junto com a TransBrasil, teve o primeiro dia de operação comercial neste sábado, 24.

Foto: Gabriel Petersen Gomes

Após um atraso de apenas sete anos, foi inaugurado na última sexta-feira o corredor TransBrasil e o Terminal Intermodal Gentileza, o primeiro terminal de ônibus do porte no Rio. A cerimônia ocorreu no próprio terminal com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de autoridades e convidados.

Neste sábado, 24, foi o primeiro dia da operação comercial do complexo que vai integrar, em plena capacidade, 14 linhas urbanas, 2 do VLT e 10 linhas do BRT TransBrasil, e o Portal Flumibuss RJ foi conferir e traz todos os detalhes nesta matéria.

Os acessos:

Para acessar o terminal, foram construídos três passarelas, sendo uma na frente da Rodoviária Novo Rio, uma próximo à Avenida Pedro II, embaixo da descida do Gasômetro e outra próxima à Rua São Cristóvão, via que também foi reformada.

Uma das entradas do Terminal Gentileza. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Vindo da Avenida Brasil, é importante ficar atento aos pontos de desembarque na área externa do terminal para o acesso. Os ônibus que seguem para a Via Expressa realizam desembarque na frente da Rodoviária Novo Rio, enquanto que os ônibus sentido Leopoldina, devem ficar atentos. Os ônibus municipais param na nova baia próximo à escada de acesso na Avenida Brasil, enquanto que os intermunicipais devem realizar o desembarque no atual ponto do início da Avenida Francisco Bicalho, ao lado do Gasômetro.

Um ponto importante a se destacar, é que a Prefeitura do Rio instalou várias placas em todo o entorno da Rodoviária Novo Rio, não apenas do Terminal Gentileza, proibindo o comércio ambulante, que ajudava a dar movimento ao local, principalmente durante a madrugada. Neste sábado, havia a presença de muitos Guardas Municipais em todo o entorno para fazer a segurança

Placa instalada próximo ao Terminal Gentileza para impedir o comércio ambulante, mesmo legalizado. Foto: Reprodução

O mezanino

A operação e gestão do terminal foi entregue à CCR, controladora do VLT Carioca. A intenção da concessionária é que o terminal não seja só apenas um ponto de integração entre modais, mas que também tenha uma espécie de “mini-shopping”. O terminal foi construído com capacidade para 80 lojas se instalarem.

Além disso, uma praça de alimentação com cerca de 11 lojas também será instalada no local.

Parte das lojas da Praça de Alimentação do Terminal Gentileza. As lojas devem ser ocupadas aos poucos. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Os modais

Como já vem sendo anunciado, o terminal fará a integração entre três modais: VLT, ônibus convencionais e BRT. Não há acesso direto entre os modais, tendo que acessá-los pelo mezanino.

Ao todo, o complexo operará com 14 linhas urbanas, 2 linhas do VLT e 11 do BRT. Veja a lista abaixo por etapas:

Ônibus Municipais:

Neste sábado, 24, 5 linhas já passaram a fazer ponto final no Terminal Gentileza, são elas:

  • 104 – Rodoviária x São Conrado – via Largo do Machado (Gire) – de 04h50 às 22h45, nos dias úteis
  • 133 – Rodoviária x Largo do Machado (Alpha / Graças) – operação 24 horas
  • 301 – Rodoviária x Alvorada – via Américas (Tijuca) – de 04h15 à 01h15, nos dias úteis
  • 302 – Rodoviária x Alvorada – via Praia da Barra (Tijuca) – operação 24 horas
  • 353 – Rodoviária x IPASE Praça Seca (Redentor) – de 05h30 às 20h20, nos dias úteis
Ônibus da linha 353 já fazendo a nova rota de saída do ponto final no Terminal Gentileza. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Os pontos finais das linhas na Rua General Luís Mendes de Morais foram desativados, com exceção do da linha 301, que passou a contemplar, temporariamente, o da linha 112 (Rodoviária x Gávea via Rebouças).

No dia 16 de Março, outras 4 linhas regulares e 1 variante, que atualmente, param nos arredores da Rodoviária, seguirão para o Terminal Gentileza, são elas:

  • 108 (antiga Troncal 6 – TRO6) – Rodoviária x Ipanema – via Túnel Santa Bárbara (Real)
  • 110 – Rodoviária x Jardim de Alah – via Túnel Rebouças Circular (Real)
  • 112 – Rodoviária x Gávea – via Túnel Rebouças / Jardim Botânico (Real)
  • 606 – Engenho de Dentro x Rodoviária (Matias)
  • SV606 – Engenho de Dentro x Rodoviária – via Boca do Mato (Matias)

Importante destacar que a partir desta etapa de mudança, as linhas 108 e 110 deixarão de atender o Santo Cristo e seguirão pela Avenida Francisco Bicalho. A única opção para acessar será através do VLT e desembarcar nas paradas Pereira Reis ou Gamboa, já que a linha 012 – Rodoviária x Castelo, que deveria cumprir o papel, é operada com apenas um micro-ônibus e somente até às 13h30.

Além destas, outras 3 linhas novas serão criadas para o local e uma quarta terá o ponto final remanejado da Central para o Gentileza, são elas:

  • 107 – Central x Urca, que será remanejada para o Terminal Gentileza;
  • 161 – Terminal Gentileza x Ipanema (via Rebouças) – bifurcação da linha 461, que sai de São Cristóvão;
  • 163 – Terminal Gentileza x Siqueira Campos (via Rebouças) – bifurcação da linha 463, que também sai de São Cristóvão;
  • 165 – Terminal Gentileza x Cosme Velho (via Santa Bárbara) – variante da linha 117, que sai da Central

VLT:

Duas linhas de VLT irão operar no terminal, a já conhecida linha 1, que passa a operar como Terminal Gentileza x Santos Dumont, e a nova linha 4, que irá operar como Terminal Gentileza x Praça XV.

VLT da Linha 1 saindo do Terminal Gentileza. Foto: Gabriel Petersen Gomes

A opção por criar a linha 4 se deve ao fato de não recorrer à desativação da parada Praia Formosa, que passa a atender exclusivamente a linha 2 (Praia Formosa x Praça XV). Neste primeiro momento, apenas a linha 1 operará no terminal. A expectativa é que a linha 4 seja aberta no dia 30 de Março, quando a segunda fase do BRT será aberto.

BRT TransBrasil

Alvo de muitas reclamações por conta do atraso das obras, que deveriam estar prontas em 2017, o corredor de ônibus da Avenida Brasil foi finalmente inaugurado junto com o Terminal Gentileza. Ao todo, 10 linhas do sistema operado pela Mobi Rio operarão no local, são elas:

  • 60 – Deodoro x Terminal Gentileza (Parador)
  • 61 – Deodoro x Terminal Gentileza (Expresso)
  • 63 – Deodoro x Terminal Gentileza (Semidireto)
  • 70 – Vigário Geral x Terminal Gentileza (Parador)
  • 71 – Vigário Geral x Terminal Gentileza (Expresso)
  • 80 – Penha x Terminal Gentileza (Parador)
  • 81 – Penha x Terminal Gentileza (Expresso)
  • 90 – Fundão x Terminal Gentileza (Parador)
  • 91 – Fundão x Terminal Gentileza (Expresso)
  • 92 – Galeão x Terminal Gentileza (Parador)

Nesta primeira etapa, apenas a linha 80 operará, num horário de funcionamento reduzido, de 12h às 14h. E diferente do proposto, terá operação semi-expressa nesta operação experimental. A linha realizará paradas em todas as estações do corredor Transcarioca, e seguirá sem paradas na Avenida Brasil até o Terminal Gentileza.

No dia 30/03, se iniciará a segunda fase da implantação, com a abertura de todas as estações da Avenida Brasil e o início da operação da linha 60, com funcionamento no entrepico: das 10h às 15h. A linha 80 a partir desta data passará a operar como Parador e também funcionará de 10h às 15h. Não há previsão para que as demais linhas do sistema comecem a operar.

Além da linha 80, um serviço de BRT executivo, operado por ônibus da City+ Transporte, do Guarujá/SP, começou a operar. O serviço, batizado de “Expresso Galeão”, liga o Aeroporto Internacional ao Terminal Gentileza, num trajeto sem paradas, ao custo de R$ 15,00. O modelo de ônibus escolhido é o Apache Vip, da CAIO Induscar. Montados sobre o chassi Mercedes Benz OF-1726 equipado com suspensão pneumática, o ônibus foi configurado com poltronas reclináveis e bagageiro, além de elevador para portadores de necessidades especiais embutido e uma porta em nível do lado esquerdo.

O serviço está dividindo opiniões. Alguns elogiam pela rapidez, outros estão achando o valor da passagem cara para o trecho, já que a intenção da Prefeitura é chamar passageiro que utiliza transporte por aplicativo para sair do Aeroporto.

Como comparação, uma corrida de Uber entre o Aeroporto Internacional e o Terminal Gentileza está saindo por R$ 45. Dividindo para 4 pessoas, fica R$ 11,25 por pessoa.

E os “Terminais” Margaridas e Missões?

O projeto da TransBrasil contemplava a construção de outros dois terminais na Avenida Brasil. Um no Trevo das Margaridas e outro no Trevo das Missões. Porém, ficou decidido que os terminais servirão apenas para ponto de manobra dos BRT’s, já que não houve entendimento com o Governo do Estado sobre o encurtamento das linhas intermunicipais.

A ideia era que os Terminais fossem ponto de partida das linhas do BRT Intermunicipal, igual ao que ocorre com o sistema MOVE, de Belo Horizonte/MG. A expectativa é que a operação do TransBrasil intermuinicipal seja incluída na licitação dos transportes intermunicipais, que o DETRO (Departamento de Transportes Intermunicipais) pretende lançar o edital até o fim do ano, junto com os eventuais encurtamentos.

É um novo marco na história dos transportes no Rio de Janeiro, que, se bem operado, tem tudo para ser um grande polo integrador para toda a cidade e, quiçá, toda a região metropolitana.

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