EXCLUSIVO: Linhas 740D e 2740D são esticadas até o Leblon a partir desta quinta-feira, 20, mesmo após oposição das empresas 1001 e Braso Lisboa
EXCLUSIVO: Linhas 740D e 2740D são esticadas até o Leblon a partir desta quinta-feira, 20, mesmo após oposição das empresas 1001 e Braso Lisboa

EXCLUSIVO: Linhas 740D e 2740D são esticadas até o Leblon a partir desta quinta-feira, 20, mesmo após oposição das empresas 1001 e Braso Lisboa

Mudanças amplia atendimento no bairro de Ipanema, mesmo com resistência das empresas operadoras.
Foto: Gabriel Petersen Gomes

Usuários das linhas 740D e 2740D, operadas em conjunto pelas empresas 1001 e Braso Lisboa, e que ligam o bairro de Charitas, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, até a Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, devem ficar atentos. A partir desta quinta-feira, o itinerário das linhas passa a seguir até a região do Jardim de Alah, no Leblon, bairro vizinho à Ipanema.

A mudança, de aproximadamente 2,5km, ampliará o atendimento ao bairro de Ipanema, chegando próximo ao Shopping Leblon, principal centro comercial da região.

Veja como fica o novo itinerário:

Novo itinerário das linhas:

Sentido Ipanema: … Praça General Osório – Rua Prudente de Morais – Praça Almirante Saldanha da Gama – Avenida General San Martin – Avenida Afrânio de Melo Franco (novo ponto final).

Sentido Charitas: Avenida Afrânio de Melo Franco – Avenida Borges de Medeiros (Lagoa) – Avenida Borges de Medeiros (Canal do Jardim de Alah) – Praça Grécia – Rua Visconde de Pirajá…

Com a mudança, o ponto de embarque e desembarque na região da Praça General Osório passa a ser no ponto da Rua Visconde de Pirajá, próximo ao 25 (BRS 1/2/3 – Jangadeiros). Os horários das linhas permanecem inalterados, incluindo, a operação noturna da linha, que passa pela Central do Brasil.

As linhas já se encontram atualizadas em nosso Guia de Empresas. Acesse clicando aqui.

1001 e Braso Lisboa se mostraram contrárias ao prolongamento, mas DETRO optou em não acatar a oposição

O Portal Flumibuss RJ teve acesso, com exclusividade, ao processo público, disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI-RJ), que trata da mudança.

O processo referente a essa alteração tramitava desde agosto de 2024, a partir de um pedido da Prefeitura do Rio, mas permaneceu paralisado desde outubro do mesmo ano, sendo retomado apenas no último dia 14 já com a determinação para a mudança nos itinerários.

Em um dos documentos do processo, tanto 1001, quanto Braso Lisboa, após a reunião feita com o DETRO se mostraram contrárias à mudança no itinerário.

Dentre os motivos alegados para a oposição à ideia, ambas destacam que a mudança trará um aumento proporcional do custo por viagem e do tempo de viagem em, aproximadamente, 20 minutos, desconsiderando eventuais atrasos.

Além disso, a mudança acarretaria na perca do suporte para despachantes e motoristas da linha, da integração com o Metrô, pois o ponto final atual da linha localiza-se na entrada da estação, e haverá um distanciamento maior de embarque das praias de Ipanema e do Arpoador.

Mesmo com a oposição, o DETRO determinou a mudança e já fez a comunicação formal às empresas para o cumprimento do itinerário já nesta quinta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *