Levantamento do Portal Flumibuss mostra que o 100% da frota não veio ainda
Levantamento do Portal Flumibuss mostra que o 100% da frota não veio ainda

Levantamento do Portal Flumibuss mostra que o 100% da frota não veio ainda

Com base nos dados abertos de GPS da Prefeitura, já houve uma melhoria, mas não chegou à totalidade.

Um levantamento inédito feito pelo Portal Flumibuss RJ mostra o que muitos já imaginavam: mesmo após a Prefeitura do Rio tendo anunciado que as empresas de ônibus deveriam retomar 100% da frota, há 10 dias atrás, em razão da flexibilização da quarentena, com a retomada gradual das atividades, a frota já deu uma melhoria considerável ante ao início da pandemia, mas ainda não chegou aos 100% desejados pela municipalidade.

A retomada de 100% da frota foi determinada para que cenas como esta da foto não voltassem a acontecer. Foto: Reprodução RJ2 / TV Globo / G1 RJ

Com base nos dados dos GPS dos ônibus registrados pelo site Data Rio, do Instituto Pereira Passos (IPP), ligado à Prefeitura, até às 13:00 desta sexta-feira (26), havia um total de 3.270 ônibus circulando na cidade, entre as 31 empresas da cidade (excluindo o BRT Rio, a 32ª empresa). No total, a cidade do Rio possui

Confira a distribuição por empresa (dados obtidos até as 13:00 desta sexta-feira – 26):

EmpresaFrota totalFrota operante
Paranapuan12656
Penha Rio6130
Vila Real143100
Recreio8751
Normandy2510
Barra398264
Palmares19345
Matias116110
Caprichosa188122
Vila Isabel8533
Ideal17689
Braso Lisboa13787
Futuro343217
Viação VG16777
Pavunense266135
Real Auto Ônibus420169
Acari142104
Três Amigos18882
Redentor547333
Alpha18285
TJ – Tijuca188122
Novacap155111
Campo Grande25382
Lourdes18185
Gire Transportes12383
Verdun9234
Graças11551
Transurb18663
TEL – Estrela17064
Jabour485325
Pégaso21551
Total61533270
Frota operante:53,14%
Frota parada46,86%
Obs: dados relativos à total de frota foram levantados à partir das planilhas de relação de frota do Portal Flumibuss, enquanto que o levantamento de frota operante foi baseado nos dados de GPS dos ônibus fornecido pela Prefeitura do Rio. Levantamento feito até as 13:00 desa sexta (26)

Levantamos também, com base no mesmos dados de GPS da Prefeitura e constatamos que dos 410 serviços regulares catalogados pelo Portal Flumibuss RJ, 230 estão em operação, enquanto que outras 180 linhas estão fora de operação.

EmpresaQuantidade de Linhas registradasQuantidade de linhas em operaçãoQuantidade de linhas fora de operaçãoLinhas fora de operação
Paranapuan1495322, 635, 901, 924, 934
Penha Rio321680
Vila Real871773
Recreio14772012, 2015, 2016, 2017, 2145, 2382
Normandy110
Barra28226389, 395, 741, 743, 744, 811
Palmares20137813, 825, 830, 833, 839, 849, 885
Matias440
Caprichosa11101311
Vila Isabel927102, 218, 222, 439, 517 e 605
Ideal12120
Braso Lisboa16133210, 441 e 445
Futuro22211558 (INT6)
Viação VG752484, 486
Pavunense19172311, 615
Real Auto Ônibus20164109 (TRO9), 181, 434, 462
Acari981686
Três Amigos972781 e 782
Redentor391128331, 339, 352, 380, 551 (INT1), 693, 817, 2110, 2112, 2114, 2115
Alpha15510134, 203, 213, 434, 435
TJ – Tijuca17413226, 229, 345, 435
Novacap541265
Campo Grande19415358, 388, 772, 786
Lourdes880
Gire Transportes1064334, 434, 435, 942
Verdun440
Graças817132 (TRO3)
Transurb1129010, 434
TEL – Estrela927349, 653
Jabour31031
Pégaso15105366, 398, 850, 891, 895
Total417237180 
Nota: Embora a quantidade total da tabela acima seja maior do que o número oficial, este valor final se deu em razão de que algumas linhas são operadas por mais de uma empresa.

O que podemos concluir com isso?

Com 180 serviços regulares ainda inativos (isso sem contar variantes e parciais), fica claro e evidente a falta de planejamento desde o início da pandemia que pudesse envolver todas as partes envolvidas. Com as Medidas Provisórias 927 e 936, que tratam da antecipação de férias, suspensão e/ou redução de contratos, muitas empresas ainda estão dependendo do fim das medidas adotadas para poder cogitar alguma mudança na oferta de ônibus.

Desde o começo da pandemia, foram várias as tentativas da Prefeitura em acabar com as aglomerações no transporte público, o que é considerado um dos principais focos de transmissão da Covid-19, mas todas elas foram em vão, pois não era muito difícil circular pela cidade e ver ônibus circulando com gente em pé.

Desde o início da pandemia, duas linhas importantes da Zona Oeste desapareceram, a 366 e a 398. Como única alternativa, restaram as linhas 2336 e 2339, que cobram quase 4 vezes mais do que a tarifa modal. E possivelmente após isso tudo acabar, só restará os executivos como opção.

Depois de tanto enxugar gelo, a Secretaria Municipal de Transportes permitiu que houvesse passageiros em pé, porém, respeitando o limite de 2 passageiros por metro quadrado. A pergunta que fica é: Isso tem como dar certo com um sistema de transporte igual ao nosso?

Questionamos a Secretaria de Transportes sobre a insuficiência de frota, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta. Não conseguimos entrar em contato com a Rio Ônibus.

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