O sistema de transporte de Floripa assemelha-se e muito ao Rio de Janeiro
Hoje, na sexta reportagem da série #OSulem12dias, vamos mostrar em detalhes como é a operação do Sistema Integrado de Mobilidade de Florianópolis. Na reportagem anterior (relembre), você conheceu um pouco mais da história do SIM Florianópolis, hoje iremos mostrar como é a estrutura do sistema: suas linhas e seus terminais de integração.
Atenção: Esta série de reportagens foi feita antes da pandemia do novo coronavírus. Viagens não essenciais para fora do Estado do Rio seguem desaconselhadas neste momento, em especial para o Sul do País, onde a média móvel dos últimos 7 dias indica um aumento expressivo nos casos, em especial o estado de Santa Catarina, com aumento de mais de 100% no número de casos.
OS TERMINAIS DO SIM – FLORIANÓPOLIS:
Atualmente são 6 terminais de integração operantes em Florianópolis, espalhados por toda a ilha de Santa Catarina. São eles:
TICEN = Terminal de Integração do Centro
O Terminal de Integração do Centro (TICEN), localizado na área central de Florianópolis é o maior terminal do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM – Florianópolis). Com 4 plataformas, o Terminal conecta com os demais terminais da Ilha, e serve como terminal alimentador para os bairros do Continente e de ponto final para a maior parte das linhas metropolitanas que tem como destino Florianópolis.
O terminal, diferentemente dos demais, não possui conexão direta entre eles. Para trocar de plataforma sem pagar uma nova passagem, o usuário deve utilizar o Cartão Transporte. Do contrário, deverá pagar uma nova passagem.
TITRI – Terminal de Integração da Trindade
Localizado na área central da Ilha, a linha atende toda a região de Trindade, Córrego Grande, além de servir como principal terminal de acesso à Universidade Federal de Santa Catarina. Possui uma plataforma para embarque e desembarque, assim como os demais terminais fora do Centro.
TISAN – Terminal de Integração Santo Antônio de Lisboa
Localizado às margens da SC-401, o Terminal é um dos menores no que diz respeito à quantidade de linhas. As linhas do Terminal atendem a porção noroeste da Ilha, servindo de acesso às famosas praias de Florianópolis, como Jurerê Internacional e Daniela.
Nota: devido aos impactos do coronavírus, o terminal segue temporariamente fechado.
TICAN – Terminal de Integração Canasvieiras
Localizado no bairro de Canasvieiras, o terminal atende a porção nordeste da Ilha, servindo de acesso às praias de Canasvieiras, Ingleses e Santinho.
TILAG – Terminal de Integração da Lagoa da Conceição
Localizado na região central mais próximo ao leste da Ilha, o Terminal atende todo o entorno da Lagoa da Conceição, além de linhas que atendem os terminais TICEN, TITRI e TIRIO.
TIRIO – Terminal de Integração do Rio Tavares
Localizado no bairro Rio Tavares, é o terminal mais ao sul da Ilha. Atende todos os bairros da Região, além de linhas para o TICEN, TITRI e TILAG.
AS LINHAS DE FLORIPA:
Em Florianópolis existem dois modelos de linha: os convencionais e os executivos. Segundo o Consórcio Fênix, que administra o transporte coletivo da cidade, são 458 ônibus convencionais e 82 ônibus executivos atendendo 159 linhas convencionais e outras 25 executivas, respectivamente, na cidade. A tarifa dos ônibus convencionais é de R$ 4,25 para pagamento em dinheiro, e de R$ 4,18 para quem paga no cartão transporte. Os ônibus executivos possuem duas tarifas: R$ 7,50 (para linhas de menor distância) e R$ 10,00 (para linhas de maior distância). Em média, o consórcio carrega 5,5 milhões de passageiros por mês (dados ref. a Dez/2019).
As linhas convencionais são todas integradas nos terminais e se dividem em: Troncais e alimentadoras. Conheça cada tipo delas:
- Linha Troncal: como o próprio nome sugere, liga os terminais ao Centro da cidade. Dentro do conceito de linha troncal, há algumas variações como:
- Direta: Vai do Terminal ao TICEN sem nenhuma parada no caminho. Normalmente estas linhas são operadas com ônibus de 15 metros ou articulados;
- Semi-Direta: Vai do Terminal ao TICEN fazendo poucas paradas ao longo do trajeto
- Paradora: Atende todos os pontos de ônibus ao longo do trajeto
- Linha Alimentadora: conecta os bairros ao redor ao terminal central do bairro ou conecta os terminais sem atender ao TICEN.
- Algumas linhas alimentadoras possuem uma variante que sai do bairro e vai direto para o Centro, sem passar pelo Terminal central do bairro. Estas linhas são identificadas com a letra D antes da numeração (ex: D-163 Córrego Grande x TICEN).
Confira alguns exemplos de linhas troncais e alimentadoras na galeria abaixo:
Você pode consultar todas as linhas operadas pelo consórcio entrando no site da mesma: http://www.consorciofenix.com.br.
Na próxima reportagem da série, nos despedimos de Floripa mostrando algumas das soluções que existem na cidade e que poderiam ser replicadas na cidade do Rio, já que as duas cidades se assemelham na estrutura.