Novo viaduto do Gramacho, em Caxias, será entregue nesta sexta-feira, 07
Novo viaduto do Gramacho, em Caxias, será entregue nesta sexta-feira, 07

Novo viaduto do Gramacho, em Caxias, será entregue nesta sexta-feira, 07

Considerada a maior obra de mobilidade de Duque de Caxias nos últimos anos, o novo viaduto põe fim a uma das passagens de nível mais perigosas da cidade.

Após uma longa espera de 50 anos, os moradores do Gramacho, no 1º distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, finalmente poderão atravessar para o bairro Sarapuí, e vice-versa, com segurança. A Prefeitura da cidade irá entregar nesta sexta-feira, 07, às 11:00, o novo viaduto do Gramacho. Com 320 metros de extensão e mão dupla, o novo viaduto ligará a antiga Avenida Presidente Kennedy com a Rua Herman Lundgren.

Vista aérea do novo viaduto do Gramacho. Com a nova passagem, a passagem na linha férrea será fechada após 50 anos. Foto: Prefeitura Duque de Caxias

A construção do viaduto do Gramacho facilitará o acesso dos moradores do bairro ao vizinho Sarapuí e a Rodovia Washington Luiz (BR-040), além de desafogar o trânsito no Gramacho, já que com a passagem de nível, era normal haver muitos engarrafamentos na Presidente Kennedy.

Com isso, a passagem de nível existente no local será fechado definitivamente. A passagem de nível do Gramacho era uma das travessias férreas mais perigosas de toda Duque de Caxias, palco de diversos acidentes graves, inclusive fatais. Um sonho de 50 anos que, enfim, será realizado.

Com 320 metros de extensão, o viaduto ligará a antiga Avenida Presidente Kennedy com a Rua Herman Lundgren. Foto: Prefeitura de Duque de Caxias

O projeto teve início em 2017 com a transferência das famílias que residiam na Avenida Teixeira Mendes, às margens do Rio Sarapuí, para conjuntos habitacionais do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento no bairro São Bento. Em toda extensão da antiga avenida, a Prefeitura de Caxias está construindo um parque com iluminação em LED, campos de futebol, pista de skate, quiosque, academia de ginástica, pista de caminhada, áreas de convivência e jardins, espaços para práticas esportivas e o lazer dos moradores da região. Para a obra, a Prefeitura conseguiu R$ 10 milhões em recursos federais.

Na inauguração é esperada a presença do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Viaduto foi modificado para permitir inauguração antes das Eleições Municipais

No final de Junho, o site Diário do Rio publicou uma matéria denunciando que a Prefeitura da cidade havia feito uma modificação com base na Lei n° 9.504/97, a Lei das Eleições, que permite aos prefeitos, vereadores e candidatos participarem de inaugurações de obras públicas. O prefeito Washington Reis manifestou que irá tentar a reeleição. Para que o prefeito possa participar, a solução mais rápida encontrada foi tirar o viaduto da Avenida Teixeira Mendes e fazer uma curva muito fechada para a Rua Herman Lundgren.

Aos olhos do Código de Trânsito Brasileiro, a Herman Lundgren não poderia receber todo o trânsito da Presidente Kennedy, pois a primeira é considerada uma via local, onde é “caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas” e a antiga Kennedy é uma via arterial, além de ser uma rodovia estadual (RJ-101).

Para os moradores da rua, há o temor de que os acidentes que ocorriam na passagem de nível passem a ocorrer nesta curva.

Itinerário de 9 linhas será alterado com a inauguração

Com a inauguração do viaduto, o itinerário de 9 linhas que passam na região, sendo 3 municipais e 6 intermunicipais será alterado de tal forma que possam acessar o viaduto. Ainda não foi definido pela municipalidade se o acesso ao viaduto para os ônibus se dará pela Rua Herman Lundgren diretamente ou se continuarão acessando através da Rua Alex Lundgren, onde já existem dois pontos. Caso a opção seja manter o acesso pela Rua Alex Lundgren, ao chegar no final desta, os ônibus virarão à direita na Rua Roberto Harley, e não mais à esquerda, como faziam para acessar a passagem de nível.

Com as obras do viaduto concluídas, os ônibus da Santo Antônio não precisarão mais atravessar a Ponte do Gramacho.

No lado da Presidente Kennedy, os ônibus da Santo Antônio não precisarão mais atravessar a Ponte do Gramacho sobre o Rio Sarapuí para retornar e utilizar a pista sentido Centro de Caxias. No entanto, os ônibus da Reginas e da União utilizarão o retorno em frente ao Posto Ale para poder acessar a pista sentido Lote XV. O mesmo vale para acessar o viaduto sentido Sarapuí.

As linhas que sofrerão alterações no itinerário serão:

Municipais:

  • 26 – João Pessoa x Caxias (via REDUC) – Santo Antônio
  • 27 – Parque Chuno x Caxias (via REDUC) – Santo Antônio
  • 28 – Olavo Bilac x Variante (via Caxias Shopping) – Santo Antônio

Intermunicipais:

  • 416C – Parque São José x Washington Luiz (Operação Emergencial) – Reginas
  • 558C – São Vicente x Central (via Wona / Gramacho) – União
  • 559B – São Vicente x Central (via Lote XV / Gramacho) – União
  • 726I – Sarapuí x Estrada das Pedrinhas – Santo Antônio
  • 1559B – São Vicente x Passeio (via Lote XV / Gramacho / Túnel Marcelo Alencar) – União
  • 3559B – São Vicente x Central (via Lote XV / Gramacho) – União

Com informações da Prefeitura de Duque de Caxias e do Diário do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *