Esse retorno simultâneo inédito na cidade se deu depois da mega operação feita pela SMTR em várias garagens.
O dia começou movimentado na cidade do Rio. Uma semana após a Prefeitura do Rio ter criado uma comissão para tentar solucionar a crise do sumiço de linhas da cidade do Rio, a comissão da Secretaria Municipal de Transportes fez uma mega operação em algumas garagens da cidade para verificar, entre outras questões, as linhas que saem das garagens para operar. Como resultado dessa operação, ao menos oficialmente, 17 linhas dos 4 consórcios da cidade voltaram a operar.
Ao todo, 11 equipes com cerca de 80 agentes e 17 viaturas, com o apoio da Guarda Municipal, inspecionaram 10 garagens e reuniram dados para um inventário de situação de veículos que se encontram fora de operação, levantaram informações sobre a composição das equipes que deveriam estar em atividade, e das linhas reclamadas através do canal direto da população com a secretaria, o SMTR com VOCÊ.
Além disso, os fiscais analisaram a documentação, vistoria, itens de segurança, cumprimento dos protocolos sanitários e o estado de conservação dos coletivos. As garagens inspecionadas foram: Pégaso/Palmares, Jabour, Barra, Redentor/Futuro, Transurb, Real, Braso Lisboa, Nossa Senhora de Lourdes, Pavunense e Vila Real. As equipes documentaram as irregularidades para a devida apuração de responsabilidade junto aos operadores e consórcios.
Segundo o coordenador do Comitê Executivo, subsecretário Allan Borges, os levantamentos feitos nas garagens são de grande importância, já que o inventário com as disfunções existentes vão permitir a intervenção do poder concedente na direção do aperfeiçoamento do transporte público por ônibus na cidade.
O secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim, reconhece que a pandemia afetou seriamente o segmento do transporte público, não só na cidade do Rio, como em outras grandes capitais, e está acompanhando a tramitação do projeto do governo federal que trata do apoio ao setor nos estados e municípios. Em caso de aprovação, a Prefeitura do Rio, poder concedente, vai utilizar, preferencialmente, para a implementação das medidas estabelecidas, o critério de desempenho contratual dos operadores e consórcios, especialmente quanto à regular operação das linhas.
Na lista divulgada pela secretaria (veja ela no final da matéria), 33 linhas retornaram a operação. Porém, a partir de uma apuração do Portal Flumibuss, 17 linhas retomaram as operações hoje de forma “oficial”. Foram encontrados inconsistências em outras 15 linhas. Veja as linhas que voltaram a operar, efetivamente, a partir de hoje, a partir da coleta de dados feita pelo Portal Flumibuss RJ:
- 010 – Bairro de Fátima x Central (Transurb)
- 109 – Troncal 9 – São Conrado x Central (via Túnel Santa Bárbara) (Real)*
- 311 – Engenheiro Leal x Candelária (via Inhaúma) (Pavunense)
- 349 – Rocha Miranda x Castelo (Pavunense)
- 558 – Integrada 6 – Cidade de Deus x Siqueira Campos (Futuro)
- 739 – Sulacap x Bangu (via Realengo – Circular) (Barra)
- 741 – Barata x Bangu (via Murundu – Circular) (Barra)
- 743 – Barata x Bangu (via Água Branca – Circular) (Barra)
- 744 – Realengo x Cascadura (via Jardim Novo) (Barra)
- 773 – Pavuna x Cascadura (via Camboatá) (Vila Real)
- 778 – Pavuna x Cascadura (via Barros Filho) (Vila Real)
- 825 – Jesuítas (Canto do Rio) x Campo Grande (Pégaso/Palmares)
- 833 – Manguariba x Campo Grande (Pégaso/Palmares)
- 841 – Vilar Carioca x Campo Grande (Pégaso/Palmares)
- 855 – Bangu x BRT Magarça (via Campo Grande) (Jabour)
- 891 – Sepetiba x BRT Mato Alto (Pégaso/Palmares)
- 896 – BRT Pingo d’Água x BRT Mato Alto (via Pedra) (Pégaso/Palmares)
Fora que algumas outras linhas já voltaram a circular desde a semana passada, como:
- 517 – Passeio x Gávea-PUC (via Largo do Machado) (Vila Isabel)
- 892 – Santa Cruz x Vitor Dumas (Circular) (Pégaso/Palmares)
Embora as linhas tenham voltado, muitas delas voltaram com 1, 2 ônibus; no máximo, 4 ônibus (o que é o caso das linhas 517, 558, 773, 778 e 855), o que dificulta e muito a espera por um ônibus.
Ainda há casos onde as linhas supostamente voltaram, isto é: alguns ônibus estão com o sistema de GPS vinculado à uma linha, mas na prática, não está rodando em tal linha. O que é o caso das linhas 254 (Madureira x Candelária), da Viação Acari, 346 (Madureira x Candelária), da Futuro, e 434 (Grajaú x Siqueira Campos), que estavam sendo operados por 6 das 8 empresas do Consórcio Intersul antes da pandemia. Se puxar os dados do sistema de GPS, aparecerá 4 ônibus nas duas linhas, mas estando completamente fora de suas rotas, conforme mostra as imagens extraídas a partir do aplicativo “Lá Vem o Ônibus RJ”.
O problema do sumiço das linhas de ônibus já não é novo: vem desde 2015. Uma das causas para o sumiço de tantas linhas foi o fechamento de 16 empresas durante estes 5 anos. Alguns dos exemplos de linhas que sumiram ao longo do tempo:
- 15 – Paciência x Salvador Allende (Expresso) (BRT Rio)
- 36 – Fundão x Alvorada (Expresso) (BRT Rio)
- 101 – Troncal 10 – Cruz Vermelha x Jardim de Alah (via Largo do Machado) (São Silvestre, e depois, Braso Lisboa)
- 118 – Troncal 8 – Cosme Velho x Rodoviária (via Praça Mauá) (Estrela Azul)
- 351 – Vaz Lobo x Candelária (via Irajá) (Rubanil/América)
- 376 – Pavuna x Candelária (América, e depois, Pavunense)
- 651 – Méier x Cascadura (via Tomás Coelho) (Estrela)
- 652 – Méier x Cascadura (via Lins) (Estrela)
- 676A – Madureira x Méier (via Rua Goiás) (Três Amigos)
- 684 – Catiri x Méier (Andorinha)
- 689 – Campo Grande x Méier (Rio Rotas)
- 827 – Vargem Grande x Recreio (via Benvindo de Novaes) (Translitoral)
- 890 – Tanque x Alvorada (via Edgard Werneck) (Translitoral)
- 914 – Bananal x Jardim América (Paranapuan)
- 933 – Catiri x Fundão (Bangu)
- 934 – Ribeira x Portuguesa (via Cocotá) (Paranapuan)
Veja a lista divulgada pela Secretaria Municipal de Transportes com as 33 linhas que teriam retomado as operações hoje:
- 010 (Fátima x Central)*
- 109 – Troncal 9 (São Conrado x Central)*
- 311 (Engenho Leal x Candelária)*
- 342 (Jardim América x Castelo)*
- 346 (Madureira x Candelária)
- 349 (Rocha Miranda x Castelo)*
- 380 (Curicica x Candelária – via Linha Amarela)*
- 384 (Pavuna x Passeio – via Binário)*
- 385 (Village Pavuna x Passeio)
- 389 (Vila Aliança x Candelária)*
- 702 (Praça Seca x Madureira)
- 739 (Sulacap x Bangu)*
- 741 (Barata x Bangu – via Murundu)*
- 743 (Barata x Bangu – via Água Branca)*
- 744 (Realengo x Cascadura)*
- 773 (Cascadura x Pavuna – via Camboatá)*
- 817 (Terminal Recreio x Vargem Grande)
- 822 (Corcundinha x Campo Grande)*
- 825 (Campo Grande x Jesuítas)*
- 830 (Pedregoso x Campo Grande)
- 832 (Taquara x Alvorada)
- 833 (Conjunto Manguariba x Campo Grande)*
- 841 (Vilar Carioca x Campo Grande)*
- 842 (Paciência x Campo Grande)
- 849 (Base Aérea de Santa Cruz x Campo Grande)
- 850 (Mendanha x Campo Grande)
- 869 (Santa Margarida x Campo Grande)
- 882 (Tanque x Alvorada)
- 887 (Pechincha x Barra da Tijuca)
- 891 (Sepetiba x Mato Alto)*
- 893 (Jardim Palmares x Campo Grande)*
- 895 (Serrinha x Campo Grande)
- 896 (Pingo D´água x Estação Mato Alto)*
* Linhas que realmente foram confirmadas o seu retorno