Ajuda federal para os transportes: veja a lista de possíveis cidades a receber o dinheiro
Ajuda federal para os transportes: veja a lista de possíveis cidades a receber o dinheiro

Ajuda federal para os transportes: veja a lista de possíveis cidades a receber o dinheiro

Aprovado nesta semana, a ajuda está condicionada à cidades com sistemas de transporte licitados. Transportes de massa estão incluídos.

Após muita espera, a Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, o pacote de ajuda financeira para empresas e concessionárias de transporte público de todo o país. A ajuda, orçada em R$ 4 bilhões, vem num momento onde as empresas de ônibus do Estado estão com sérias dificuldades financeiras após a pandemia

Numa visão geral, dos 92 municípios do estado, apenas 11% deles já realizaram algum tipo de licitação para contratar concessionárias de transporte por ônibus, enquanto que outros 80% do estado (74 cidades) nunca realizaram uma licitação, de acordo com levantamento feito pelo Portal Flumibuss RJ. Veja no mapa abaixo:

Cidades que já possuem sistemas licitados:

  • Rio de Janeiro (capital)
  • Niterói
  • Nova Iguaçu
  • São Gonçalo
  • Barra do Piraí
  • Araruama
  • Cabo Frio
  • Campos dos Goytacazes
  • Barra Mansa
  • Barra do Piraí
  • Paraíba do Sul

Cidades que estão com o sistema de transporte em caráter “emergencial”:

  • Rio Claro
  • Paty do Alferes
  • Areal

Cidades que estão com processo licitatório aberto (em andamento ou suspenso):

  • Macaé
  • Nova Friburgo
  • Volta Redonda
  • Resende

Das 10 cidades mais populosas do Estado do Rio, 5 (Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Campos) já licitaram seus sistemas e Petrópolis, na Região Serrana, licitou parte dela. As linhas da TURB Transporte Urbano e da Cidade Real foram licitadas entre 2011 e 2012, após a cassação das empresas Autobus, Petrópolis e Esperança. Estas poderão receber o dinheiro da ajuda federal.

Niterói, na Região Metropolitana, é uma das 10 únicas cidades no Estado do Rio que realizaram uma licitação para o transporte público, e portanto, aptas a receber.

Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti nunca realizaram um processo licitatório, enquanto que Macaé estava com o processo licitatório em andamento, porém, segundo as últimas informações divulgadas, o certame encontra-se suspenso até segunda ordem.

Transporte intermunicipal deverá licitar todas as linhas, inclusive as já licitadas

Uma das premissas da ajuda federal é que o dinheiro será dividido entre estados e municípios. Portanto, o transporte intermunicipal seria um dos contemplados. Seria… se as linhas intermunicipais estivessem completamente licitadas. Das 1.187 linhas intermunicipais existentes no Estado do Rio, 90% delas (1068) não foram licitadas, sendo 924 circulando na Região Metropolitana. As últimas linhas a serem licitadas são as que ligam os municípios da Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, a partir de 2008. Relembre:

CódigoItinerárioEmpresa(s):
400TBelford Roxo x Barra da TijucaUniRio (RJ 228) / Tinguá (RJ 156)
405TNova Iguaçu x Barra da TijucaEvanil (RJ 132)
410TSão João de Meriti x Barra da TijucaFlores (RJ 128)
415TMagé x Caxias / Caxias x Barra da Tijuca (via Avenida Brasil)Santo Antônio (RJ 161) / Vera Cruz (RJ 205)
420TNilópolis x Barra da Tijuca (via Mesquita)Nilopolitana (RJ 123)
425TJaperi / Queimados x Barra da TijucaUniRio (RJ 228) / Tinguá (RJ 156)

De acordo com o texto-base, 30% destes R$ 4 bilhões (R$ 1,8 bilhão) seriam destinados aos Estados e outros 70% (R$ 2,2 bilhões) aos municípios com mais de 200.000 habitantes. Sendo assim, dos 92 municípios fluminenses, 15 estarão habilitadas para receber este aporte. A quantia a receber ainda será definida no momento da adesão ao programa de ajuda financeira e será definida por um rateio definido em lista após a aprovação do programa, no caso dos municípios, ou proporcional à população residente em regiões metropolitanas, regiões integradas de desenvolvimento ou aglomerações urbanas que incluam ao menos um município com mais de 200 mil habitantes, para os estados.

As empresas de ônibus intermunicipais terão que dividir o montante a receber com as concessionárias de transporte em massa. A quantia poderá ser insuficiente.

A questão da ajuda do transporte intermunicipal se torna mais complicada pelo fato de que o dinheiro será dividido para 4 vertentes: além dos ônibus intermunicipais, os trens da Supervia, Metrô Rio e também as Barcas também pleiteiam a ajuda. Porém, segundo estimativas divulgadas, a ajuda para o Estado do Rio será de pouco mais de R$ 130 milhões, o que será insuficiente para manter os 3 transportes de massa e as empesas que operam os ônibus intermunicipais.

Os estados e/ou municípios deverão obedecer uma série de contrapartidas para receber o dinheiro, tais como:

  • Não reajustar a tarifa
  • Revisão dos contratos de concessão até 31/12/2021, para aqueles sistemas já licitados
  • Manter a mesma quantidade de funcionários, ou maior que a existente em 31/07/2020
  • Substituição gradual do uso de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis
  • Priorizar o transporte coletivo ante ao individual, como a implantação de ciclovias, faixas exclusivas e sinalização

A adesão ao programa deverá ser feita até 10 de Dezembro. O estado que não aderir perde o recurso, que será redistribuído aos demais. E se o município não fizer a adesão, os recursos ficam com o respectivo estado. O projeto de lei agora irá para aprovação no Senado Federal e, aprovado lá, irá pra sanção do presidente Jair Bolsonaro.

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