BRT Rio altera, mas volta atrás no funcionamento da linha 41
BRT Rio altera, mas volta atrás no funcionamento da linha 41

BRT Rio altera, mas volta atrás no funcionamento da linha 41

Além desse vai e volta, a linha 47, que mal foi criada, já será substituída pela linha 48. O que mostra que o BRT faz o que quer, e o passageiro que lute.

Toda vez que o BRT Rio anuncia alguma alteração nas suas linhas, é sempre assim: uma enxurrada de reclamações surge questionando as mudanças no sistema. E nesta semana não foi diferente. A empresa que gerencia os 3 corredores de ônibus anunciou novas alterações em duas linhas: a 41, que liga Madureira ao Terminal Recreio, passando pela Avenida Salvador Allende, e a 47, que liga Madureira à Estação Santa Efigênia, na entrada da Cidade de Deus.

A linha 47, que foi foi criada há quase 1 mês atrás, já será retirada de circulação, e em seu lugar, será criada a linha 48, ligando Madureira à Estação Curicica, atendendo a todas as estações da linha 47, mais as estações Vila Sapê e a estação terminal Curicica. O horário de funcionamento da linha 48 será o mesmo da linha 47: nos dias úteis, durante os horários de pico. Das 05:30 às 09:10 da manhã, e de 17:00 às 20:00.

Já a linha 41, que nunca havia sido modificada, inicialmente, teria o funcionamento reduzido para os horários de pico: De 05:00 às 08:00 da manhã, e de 16:00 às 20:00. Mas depois de uma série de reclamações publicadas na página do Facebook, o BRT Rio voltou (quase) atrás: A linha seguirá rodando o dia todo, a partir das 05:00, mas terá o horário de fim antecipado para 20:00. Veja a mudança nos banners de divulgação publicados na página do BRT Rio no Facebook, na mesma semana:

ANTES: Banner informando a redução nos horários, publicado no dia 10/09
DEPOIS: Banner informando a mudança nesta sexta-feira, 11/09

As mudanças começarão a vigorar a partir da próxima segunda-feira (14/09).

BRT Rio também tem linhas n’A Saga dos Ônibus Perdidos

Já não é de hoje que o Portal Flumibuss RJ mostrou que o BRT Rio faz o que quer e os passageiros que lutem para conseguir ter um transporte minimamente decente. Na matéria publicada em Agosto, sobre o abandono do sistema BRT (releia aqui), mostramos algumas linhas que são cadastradas na Secretaria Municipal de Transportes simplesmente desapareceram e não voltaram mais a operar, no caso d’A Saga dos Ônibus Perdidos. É o caso das linhas 36 (Fundão x Alvorada – Expresso), que não roda desde 2018, 40 (Madureira x Jardim Oceânico) e 53 (Sulacap x Jardim Oceânico), suspensas com a pandemia da Covid-19.

BRT da Três Amigos operando a linha 36 – Fundão x Alvorada (Expresso). A linha foi retirada de circulação em 2018 e nunca mais retornou.

Dos 24 serviços que são registrados na SMTR, 9 não rodam atualmente e outros 9 não existem para a Prefeitura. Muitos passageiros pedem o retorno, principalmente, de 4 linhas que foram substituídas na pandemia da Covid-19:

  • 21A – Jardim Oceânico x Recreio-Notre Dame (Parador), substituída pela 29 até Salvador Allende
  • 30 – Galeão x Alvorada (Semi-Direto) = substituída pela 31, até Vicente de Carvalho;
  • 40 – Madureira x Jardim Oceânico (Expresso) = substituída pela 40A até o Terminal Alvorada
  • 53 – Sulacap x Jardim Oceânico (Expresso) = substituída pela 53A até o Alvorada.

E mais recentemente, a linha 51A (Vila Militar x Alvorada – Expresso) passou a operar aos finais de semana no lugar da 50 (Centro Olímpico x Jardim Oceânico – Parador), sendo que esta passou a operar somente nos dias úteis. Ou seja: quem precisar chegar, pelo menos, ao Alvorada, precisa se submeter à linha 22 (Alvorada x Jardim Oceânico – Parador) que virou a única opção no lote 0 da TransOeste, que muitas das vezes, vai superlotado, o que transforma uma viagem em um vetor de transmissão da Covid-19.

Isso só evidencia a autonomia que o BRT Rio acaba adquirindo, mesmo tanto eles quanto a SMTR negando, alterando serviços à seu bel-prazer e o passageiro é o que fica mais prejudicado, já que deveria ser uma obrigação da concessionária oferecer bons serviços e o Poder Público ajudar na evasão de passagens (o popular calote).

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