Detro autoriza a transferência da 434L e outras 3 linhas da Nilopolitana para a Linave
Detro autoriza a transferência da 434L e outras 3 linhas da Nilopolitana para a Linave

Detro autoriza a transferência da 434L e outras 3 linhas da Nilopolitana para a Linave

Autorização põe fim à uma expectativa de pouco mais de 3 meses. Com a mudança, a área de atuação da Linave cresce ainda mais.

Foto: Gabriel Petersen Gomes – Portal Flumibuss RJ

Após muita expectativa, o Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO-RJ) finalmente autorizou a conclusão da transferência da linha 434L (Nova Iguaçu x Sulacap) e outras 3 linhas (lista abaixo) da Nilopolitana Cavalcante e Cia. (RJ 123) para a Linave Transportes (RJ 146). A portaria com a autorização saiu na edição do Diário Oficial do Estado do Rio.

Já é a segunda transferência de linhas entre as duas empresas, que faz com que a área de atuação da Linave cresça ainda mais, chegando numa região inédita, que é a região da Vila Militar e de Sulacap, já que, desde Setembro, a empresa atua na Barra da Tijuca, reafirmando ainda mais a presença na Zona Oeste do Rio, enquanto que a Nilopolitana se resume agora unicamente à 2 linhas intermunicipais (428 – Cabral x Comendador Soares e 429 – Caxias x Queimados) e outras 6 linhas municipais, sendo 3 em Nova Iguaçu (através do Consórcio Reserva do Vulcão) e 3 em Nilópolis, sede da empresa.

Além da 434L, as outras linhas que foram transferidas para a Linave são:

  • 433L – Nova Iguaçu x Deodoro (via Mesquita) – Categoria: SA
  • 717L – Mesquita x Deodoro – Categoria: SA (parcial da 433L)
  • 719L – Mesquita x Sulacap (via Alcobaça) – Categoria: SA (parcial da 434L)

Das 4 linhas repassadas agora, apenas a 434L circula regularmente. As outras 3 foram paralisadas pelo Detro em Maio/2019. Recentemente, a página Consórcio Santa Cruz da Depressão publicou em seu Facebook, uma imagem de um ônibus novo da Linave com o letreiro 434L, levantando as suspeitas de que a linha seria repassada, fato consumado hoje.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Pandemia da Covid-19 é a principal motivação

Assim como as primeiras transferências de Agosto passado, a mudança da empresa nas linhas de Deodoro e Sulacap é mais um reflexo da crise na Nilopolitana provocado pela pandemia da Covid-19. Com as restrições impostas no transporte intermunicipal, a Nilopolitana sentiu a crise chegar com força, e após o fim destas restrições, retomou as linhas, porém com uma operação aquém do esperado, gerando muita insatisfação, principalmente nas linhas 420T (Nilópolis x Barra – via Mesquita) e 516I (Nilópolis x Shopping Grande Rio), que não foi reativada após o fim das restrições.

O Portal Flumibuss RJ adiantou à época, com exclusividade, a transferência das primeiras linhas da Nilopolitana para a Linave. Reveja clicando aqui. Das primeiras transferências, apenas a 241 – Nova Iguaçu x Vila São Luiz (via Morro da Cocada) não foi transferida.

Marcopolo Torino, recém adquirido, da Linave Transportes rodando na 129B, linha que era da Nilopolitana.

Não há previsão de quando a Linave irá começar nas novas linhas, mas a expectativa é que se inicie o quanto antes.

Leia a íntegra da portaria autorizando:

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES
DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS

DESPACHOS DO PRESIDENTE
DE 04.01.2020

PROCESSO Nº SEI-100005/010495/2020 – Com base nos pareceres técnico (11570857/11942071) e Parecer nº 580/2020/DETRO/ASSJUR (12057494), A U TO R I Z O a transferência das permissões das ligações 717L Deodoro – Mesquita “SA”, 433L Deodoro – Nova Iguaçu (via Mesquita) “SA”, 719L Mesquita – Sulacap “SA” e 434L Nova Iguaçu – Sulacap “SA”, da empresa Cavalcante CIA Ltda (RJ-123) para a empresa Linave Transportes Ltda (RJ-146).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *