Dois ônibus pegam fogo nesta terça-feira na Região Metropolitana
Dois ônibus pegam fogo nesta terça-feira na Região Metropolitana

Dois ônibus pegam fogo nesta terça-feira na Região Metropolitana

De manhã, um frescão da Expresso Pégaso pegou fogo na Avenida Brasil. E no início da tarde, num protesto em Belford Roxo, um ônibus da Auto Viação Vera Cruz foi incendiado.

Foto de capa: Reprodução RJ2 / TV Globo / G1 RJ

Em 48 horas, quatro ônibus foram consumidos pelas chamas na Região Metropolitana do Rio, sendo três deles de maneira criminosa. A terça-feira começou com um ônibus executivo da Pégaso pegando fogo na pista central da Avenida Brasil, próximo à Linha Amarela, no sentido Centro do Rio. E a tarde, um ônibus da Auto Viação Vera Cruz foi incendiado na divisa dos bairros Piam e Areia Branca, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, durante um protesto que cobra investigações sobre o desaparecimento de três crianças na cidade.

Pégaso registra primeiro incêndio por pane elétrica após 4 meses

Imagem
Câmera da Prefeitura do Rio na Avenida Brasil mostra a coluna negra de fumaça tomando conta da região e prejudicando a visibilidade na Linha Amarela. Foto: Reprodução / Centro de Operações Rio – Twitter

Em sites cariocas especializados de mobilidade urbana, já virou meio que uma “regra”: sempre que um ônibus pega fogo na cidade do Rio, é grande a possibilidade de ser um ônibus da Pégaso. E hoje essa “regra” acabou se cumprindo. Um executivo da empresa, prefixo D87774, um Marcopolo Ideale 770, com chassi Volkswagen 17.230 EOD, fabricado em 2008, pegou fogo na pista central da Avenida Brasil. O incidente ocorreu por volta das 08:40 da manhã, próximo ao viaduto da Linha Amarela, no sentido Centro. O mesmo estava correndo a linha 2336, que liga Campo Grande ao Castelo pela Estrada do Mendanha.

Segundo as informações iniciais, uma pane elétrica no motor foi o causador do incêndio.  Por causa do incêndio, a via chegou a ser totalmente fechada no sentido Centro, e o congestionamento chegava até Irajá. Bombeiros do Quartel de Ramos foram acionados para combater as chamas, Mas que, por causa do trânsito fechado, encontraram dificuldade para chegar até o local. Segundo a corporação, não houve vítimas.

É o primeiro registro de ônibus da Pégaso que pega fogo após 4 meses. O último caso registrado da empresa foi em Setembro do ano passado, quando um ônibus da mesma 2336 pegou fogo também na Avenida Brasil, só que na altura de Coelho Neto. A foto abaixo, recebida pelo Portal Flumibuss RJ, mostra o estado que ficou o D87774 hoje

Gari da Comlurb varre os destroços do executivo da Pégaso, para liberação da pista. Foto: autoria anônima

Em Belford Roxo, o terceiro ônibus incendiado em 24 horas

Parentes dos três meninos que estão desaparecidos na cidade desde o Natal estiveram na Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, na Estrada Retiro da Imprensa, que fica na divisa dos bairros Piam e Areia Branca, para cobrar uma maior celeridade nas investigações do caso. Inclusive, apresentando o que seria um possível suspeito de ter sequestrado as crianças. Embora a polícia tenha negado que ele tenha envolvimento com o desaparecimento, o mesmo foi preso em flagrante por armazenar pornografia infantil no celular.

Estado do ônibus da Vera Cruz após ser consumido pelas chamas. Foto: Reprodução RJ2 / TV Globo / G1 RJ

Revoltados, moradores fecharam a Retiro da Imprensa, próximo à DHBF e cercaram um ônibus da Auto Viação Vera Cruz, que estava na linha 780 (São Francisco x Mesquita). Começaram a jogar pedras nele e logo em seguida, incendiaram o mesmo. Ainda tentaram incendiar um segundo ônibus, da linha 428 (Nova Aurora x Bonsucesso – via Pavuna), também da Vera Cruz, mas o motorista conseguiu evitar que o ônibus também fosse incendiado.

Ontem, dois ônibus da Transportes Flores foram incendiados em pontos distintos da Avenida Joaquim da Costa Lima, na região da Vila Pauline. O primeiro ônibus, da linha 115I (Nova Iguaçu x Caxias – via Vila Pauline) foi incendiado próximo à Praça de Santa Marta. Já o segundo ônibus, da linha 445I (Nova Iguaçu x Xerém – via Lote XV) foi incendiado próximo à entrada do bairro Vila Pauline, na localidade conhecida como Três Setas. Em todos os casos, tanto os de ontem, como os de hoje, não houve registros de feridos.

Juntando os três incêndios criminosos, o prejuízo chega a cifra de R$ 1,2 milhões, e não há seguro que cubra incêndios de qualquer natureza, isso desde 2003. O custo médio de um novo ônibus é de R$ 400.000, e a reposição não é feito de uma hora pra outra: dura em média 4 meses até chegar. Por conta da pandemia, o prazo de reposição pode chegar até à 6 ou 7 meses.

Com informações de G1 RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *