O BRT que sonhamos: Parte 2 – Transcarioca
O BRT que sonhamos: Parte 2 – Transcarioca

O BRT que sonhamos: Parte 2 – Transcarioca

Considerado um dos corredores mais problemáticos, passageiros penam para conseguir utilizar o corredor.

Foto: Gabriel Petersen Gomes

Continuando a série de sugestões de melhorias propostas pelo Portal Flumibuss RJ para a melhoria do sistema BRT, vamos expor nossas propostas para o BRT Transcarioca.

Ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto do Galeão, o corredor corta a cidade na direção Norte x Sul e é um dos mais problemáticos, principalmente no que diz respeito à superlotação, já que a falta de opções em paralelo ao corredor BRT,

Lembrando sempre que estas são apenas sugestões propostas pelo site, ou seja: elas não são oficiais (projetos vindos da Prefeitura). Seguindo o padrão da primeira matéria da série (releia aqui), separamos por tópicos, para facilitar a leitura e a análise. Confira:

Linhas mantidas:

  1. 31 – Vicente de Carvalho x Alvorada (Semi-Direto)
  2. 35 – Madureira x Alvorada (Parador)
  3. 38 – Fundão x Alvorada (Parador)

Retorno de linhas:

  1. 30 – Galeão x Alvorada (Semi-Direto)
  2. 33 – Penha x Santa Efigênia (Expresso)
  3. 36 – Fundão x Alvorada (Expresso)
  4. 40 – Madureira x Jardim Oceânico (via Alvorada – Expresso)
  5. 42 – Fundão x Divina Providência (Parador)

A rede de linhas do BRT Transcarioca foi a mais desfigurada dentre os 3 corredores atualmente ativos. Até cerca de 4 meses atrás, aos domingos e feriados, não havia nem sequer o Expresso rodando, com os passageiros tendo que se contentar apenas com o Parador. O que gera cenas como essa abaixo: ônibus superlotados, com passageiros viajando pendurados na porta, um verdadeiro perigo.

BRT da linha 31 (Vicente de Carvalho – Alvorada / Semi-Direto) em horário de pico. A superlotação é um problema crônico do corredor. Foto: Gabriel Petersen Gomes

Prolongamento de linhas do BRT:

  1. 41 – Madureira x Notre Dame (via Curicica)

Novas linhas:

  1. SD40 – Madureira x Alvorada (Direto)
  2. 44 – Galeão x Madureira (Expresso) (atual 42A, convertida para expresso)

Para a implantação do prolongamento da linha 41 e da criação da Alvorada x Madureira (Parador via Salvador Allende), se faz necessário a abertura da ligação entre os BRT’s Transolímpica e Transoeste, aproveitando-se, também, do retorno operacional implantado após a Estação Salvador Allende, no sentido Santa Cruz.

A linha 44 seria um suporte para a linha 36, em especial, atendendo ao público que se dirige à Cidade Universitária, vindo do trem (Madureira, Penha e Olaria) e Metrô (Vicente de Carvalho).

Acréscimo de estações:

  1. 36 – Fundão x Alvorada (Expresso) = acréscimo da estação Via Parque

Linhas convencionais integradas ao BRT:

Eixo Madureira x Alvorada:

  1. 565 – Cascadura x Gávea (Parador via Alvorada)
  2. 636 – Taquara x Saens Peña (Parador via Tanque)
  3. 766 – Madureira Shopping x Freguesia (Parador via Tanque)
  4. 810 – Cascadura x Pontal (Semidireto via Taquara)
  5. 878 – Cascadura x Barra da Tijuca (Parador via Rio das Pedras)
  6. 880 – Rio das Pedras x Recreio (Parador via Alvorada)

Para das linhas do eixo Madureira x Alvorada, pode-se cogitar, nos horários de pico, a adição de serviços expressos (paradas somente nas estações duplas) ou diretos (sem paradas no corredor, somente utilizando da calha), para facilitar o deslocamento.

Com a integração da linha 565 ao BRT e indo até Cascadura, pode ser a solução para a diluição da altíssima demanda das atuais linhas 40 e 46.

No eixo Madureira x Galeão, pode-se pensar na integração de linhas como a 910 (Bananal x Largo do Bicão), 915 (Aeroporto Internacional x Bonsucesso) e 918 (Bangu x Bonsucesso), para auxiliar as linhas 36 e 42, principalmente, evitando o trânsito da Avenida Ministro Edgard Romero. Caso a tarifa do sistema municipal estivesse no mesmo patamar da tarifa modal intermunicipal (R$ 4,45), pode-se cogitar a integração de linhas intermunicipais como a 551L (Nova Iguaçu x Penha), ampliando, assim, a possibilidade de integrações.

Prolongamento de linha alimentadora:

  1. 932 – Tanque x Alvorada (via Pau-Ferro / Gardênia Azul)

Para facilitar o acesso dos moradores ao longo da Estrada do Pau-Ferro e da Gardênia Azul ao BRT TransOeste, o prolongamento da linha citada se faz necessário, até para dividir demanda, a partir do Shopping ParkJacarepaguá

Melhorias gerais:

  • Ampliação das estações Via Parque, Curicica e Mercadão, transformando as mesmas em estação dupla (Parador / Expresso). As duas primeiras conseguem ser ampliadas sem a necessidade de grandes intervenções, já a ampliação da Estação Mercadão demandaria mexer no viário da Avenida Ministro Edgard Romero
  • Construção de um terminal intermodal BRT + Metrô em Vicente de Carvalho. Para a construção deste, seria necessário desapropriar um pedaço do supermercado Atacadão, vizinho ao BRT e ao Metrô, onde hoje é o estacionamento. Quem passa pelo local, observa um amplo estacionamento onde passa a maior parte do tempo com poucas vagas ocupadas, enquanto que quem espera na estação do BRT, tem que se apertar ou quem espera um ônibus, seja na Avenida Pastor Martin Luther King Junior ou na Avenida Vicente de Carvalho, tem que esperar embaixo de um sol escaldante ou de uma chuva muito forte, já que não há cobertura.

Finalizando, na próxima matéria, o BRT TransOlímpica que sonhamos.

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