Um dos motivos atribuídos é o novo aumento do diesel. Linha 645 passará a operar aos finais de semana.
Foto: Gabriel Petersen Gomes
As consequências de mais uma alta no preço do diesel vendido nas refinarias começarão a ser sentidos pelos passageiros, em especial, nesta semana, do bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio. Segundo informações obtidas pelo Portal Flumibuss RJ, a Auto Viação Tijuca irá, a partir da próxima segunda-feira, dia 16, suspender a operação da linha 301 (Rodoviária x Alvorada, via Avenida das Américas).
Para compensar a suspensão da operação da 301, a linha 645 (Saens Peña x Alvorada, via Avenida das Américas) passará a operar também aos finais de semana, já que a operação da linha vinha sendo feita apenas nos dias úteis.
Quem estiver no trecho compreendido entre a Rodoviária e a Praça Saens Peña e deseja ir para a Avenida das Américas, deverá utilizar a linha 302, fazer o transbordo para a 645 na Saens Peña. O ponto inicial da linha fica na própria praça, próximo à Rua Carlos Vasconcellos e a “Rua das Flores” – trecho pelo qual a Rua Major Ávila é conhecida, por ter várias floriculturas e ser arborizada.
Para o trecho entre a Saens Peña e a Avenida das Américas, nada muda. A 645 continuará sendo a opção para os passageiros que fazem este deslocamento.
A linha 302 opera com 14 ônibus, mantendo um intervalo médio de 15 a 20 minutos, enquanto que a 645 opera com 5 ônibus, mantendo um intervalo médio de 25 a 30 minutos.
A 301 já havia sido posta em regime de “Turno Único” nos dias úteis, como reflexo da grave crise que os transportes na cidade do Rio vêm enfrentando desde 2015, e que foi intensificado durante a pandemia da Covid-19, principalmente em função do congelamento da tarifa em R$ 4,05, por ordem judicial, desde 2019.
Aumento do diesel pode paralisar linhas em toda a Região Metropolitana:
O último aumento no preço do óleo diesel vendido pelas refinarias pode paralisar a operação em toda a Região Metropolitana. É o que afirmam os dois sindicatos das empresas de ônibus da Baixada Fluminense (Setransduc e Trans Ônibus) e o do Leste Fluminense (SETRERJ).
Os sindicatos criticam o valor alto do diesel e citam que, com mais este aumento, não terão outra alternativa a não ser diminuir a frota fora dos horários de pico e aos finais de semana, para evitar a “pane seca” nas ruas, já que não estão sendo feitas medidas urgentes e efetivas para garantir o equilíbrio financeiro.
O DETRO disse que acompanha o momento e que reforçará a fiscalização para que nenhuma linha fique desassistida. Disse também que, em Março, concedeu 10% de aumento nas tarifas de ônibus metropolitanos, como forma de repor os gastos que foram feitos ao longo dos últimos 3 anos sem reajuste.
No âmbito da cidade do Rio, a Secretaria Municipal de Transportes ainda não se posicionou à respeito de possíveis paralisações por parte das empresas.
Com isso tudo que tá acontecendo só quem se ferra e o passageiro eu dependo dessa linha 301 para ir para o jardim do Itanhangá a linha 302 não serve para mim pois essa linha vai pela praia ela sai totalmente da minha rota assim fazendo eu e outros passageiros chegar atrasado nós respectivos trabalho
É lamentável o descaso com o passageiro, chegamos a esperar pelo ônibus entre 30 e 40 minutos. É sempre o passageiro que paga pelo que eles decidem fazer, paga no valor que é um absurdo para andarmos em uns ônibus velhos e sujos, pagamos na espera no ponto, ônibus muita das vezes super lotados que não há condições de entrar. Prefeito irresponsável, SMTR e DETRO órgãos irresponsáveis vergonha do nosso estado!
Pingback: Linha 301 volta a circular nesta segunda, 02 - Portal Flumibuss RJ